Maria Paula MacárioTV

Os 70 anos da TV brasileira

Se você for bom de imaginação, pode fechar os olhos e se imaginar no Brasil na década de 50 e ouvir um som saindo de um modelo clássico de televisão, dizendo: “Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil”.

Agora, você consegue imaginar esse som na voz de uma criança de 6 anos? Foi o que aconteceu na história original da chegada da televisão no Brasil, em 18 de setembro de 1950. A considerada primeira fala da TV foi protagonizada pela atriz Sonia Maria Dorce, aos seis anos de idade. A atriz e cantora mirim brasileira atuou no final da década de 1940 e na década de 1950. Seu pai, Francisco Dorce, maestro e músico na Rádio Tupi de São Paulo, costumava levá-la aos estúdios da emissora.

E a partir deste dia, quando Assis Chateaubriand instalou vários aparelhos pela cidade de São Paulo para que o povo conhecesse o que é a televisão, assistindo a um show na TV Tupi, que a sociedade brasileira iniciou uma trajetória única com a comunicação, sendo um dos principais países a produzir programas de auditório, novelas, seriados e muito mais.

Antes da inauguração, porém, ninguém se deu conta de que não havia aparelhos suficientes no país e foram trazidas emergencialmente TVs dos Estados Unidos. E, depois da primeira transmissão, que perceberam que não havia programação definida para o dia seguinte. Imaginamos que foi a partir deste momento que começou a correria da televisão para chegar às suas grandes produções.

Grandes nomes fizeram essa história, alguns deles lembrados pelo Globo Repórter em edição especial sobre os 70 anos da televisão no Brasil, divididos em dois programas, nos dias 18 e 25 de setembro. Silvio Santos, Gugu, Hebe Camargo, Roberto Carlos, Lima Duarte e Zezé Motta, serão alguns dos homenageados na edição que promete emocionar muita gente.

Maria Paula Macário

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.