A Galinha Pintadinha tem se dedicado a movimentar os corpos e as mentes das crianças mundo afora, levando às famílias diversão, arte, cultura e entretenimento, além de resgatar e perpetuar as riquezas culturais de um país tão diverso como o nosso.
A brincadeira pode ser entendida como uma necessidade inerente, como um cuidado básico para a infância. Assim como a nutrição saudável alimenta o corpo, a brincadeira o faz com a alma. Brincar é necessidade, mas também é conquista, um direito para nossas crianças juridicamente garantido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, onde fica estabelecido o direito à brincar, praticar esportes e a divertir-se. Por isso, no mês dos pequenos, destacamos algumas brincadeiras que podem fazer a alegria da criançada e de toda a família.
A primeira dica não é exatamente uma brincadeira, mas certamente atrai a atenção dos pequenos. Enquanto os pequeninos estão sendo alfabetizados, os livros podem ser uma importante ferramenta para o estímulo da criatividade e da imaginação por meio da contação de histórias. O canal da Galinha Pintadinha Mini, no YouTube, traz vídeos com histórias e vídeos dos contos clássicos de todas as gerações. Juntar a família em torno de nossas lendas e narrativas pode ser uma ótima diversão!
Além disso, a dança é um recurso poderoso de diversão e uma atividade física completa. Ela conduz ao autoconhecimento acerca do próprio corpo, auxilia o desenvolvimento da coordenação motora, aumentando a flexibilidade, contribuindo para a melhora cardiorrespiratória, ampliando a circulação sanguínea, entre outros tantos benefícios, além, é claro, de liberar endorfina, um neuro-hormônio responsável por sensações de bem-estar.
Podemos ainda citar a musicalização como uma forma interessante de diversão e aprendizado. A Galinha Pintadinha é um projeto de resgate musical do cancioneiro brasileiro popular. Ou seja, além de enriquecer culturalmente, a Turma da Popó também ajuda a desenvolver habilidades musicais.
Quanto mais cedo a criança for estimulada ao universo musical, maiores serão os impactos causados pela musicalização, que logo serão perceptíveis em atividades que exijam habilidades como: concentração, equilíbrio, raciocínio, motivação, relaxamento além de uma percepção melódica aguçada.
É por se ajustar a tantas situações que a marca se tornou uma opção riquíssima para o entretenimento infantil, ganhando a preferência das famílias e dos educadores e, claro, das próprias crianças.
*Marcos Luporini é sócio-criador da Galinha Pintadinha, fenômeno infantil da internet – galinhapintadinha@nbpress.com
Fenômeno da internet brasileira, a Galinha Pintadinha é hoje uma das marcas infantis mais queridas do mundo. Presente na vida dos pequenos desde cedo, ela é considerada o “primeiro personagem do bebê”, sendo uma das franquias mais fortes junto ao público pré-escolar de até cinco anos, com 100% de aprovação de pais, mães e das próprias crianças. Surgido de um vídeo no YouTube, em 2006, esse projeto musical viralizou na rede. Depois disso, toda a trajetória da Galinha está registrada em recordes de visualizações e parcerias de sucesso: cerca de 3 milhões de DVDs vendidos, centenas de produtos oficiais licenciados e mais de 33 bilhões de views dos canais em português e internacionais. Disponível nos principais serviços de streaming, como a Netflix, a personagem também está na televisão, na TV Cultura, no SBT e no canal Nat Geo Kids, com episódios especiais da série “Galinha Pintadinha Mini”, que traz novas historinhas, atividades educativas e conteúdos inéditos. Para mais informações, acesse http://www.galinhapintadinha.com.br