ArteArte Viva em MovimentoCulturaEventosExposiçãoFernanda MagnaniTeatro

Light It In Red – Campanha para iluminar os teatros do Reino Unido, busca gerar esperança e visibilidade para a indústria artística

Na semana passada o Reino Unido e a Irlanda participaram da Campanha Light It In Red iluminando teatros, cinemas e casas de show com a luz vermelha como ato de solidariedade à indústria artística.

Esse movimento surgiu ano passado como forma também de buscar visibilidade do governo para soluções de apoio em tempos de crise. Teatros de portas fechadas, são atores, iluminadores, cenógrafos, figurinistas, escritoras, camareiras, bilheteiros, pipoqueiros.. de portas fechadas. Assim como muitas profissões, o artista ficou sem palco.

King’s Theatre Glasgow

O movimento disse mostrar apoio àqueles que perderam seus empregos, por aqueles que perderam familiares, por aqueles que perderam suas casas e meios de subsistência e por aqueles que colocaram suas vidas em espera.

“Queremos abraçar a indústria de eventos ao vivo e permitir que todas as pessoas envolvidas saibam que ainda são amadas e cuidadas”

A manifestação foi além de iluminar edifícios, mas muitas mensagens e vídeos com a hashtag #Lightitinred foram geradas na internet.

Norwich Puppet Theatre

Londres é uma capital cosmopolita, artistas de diversos lugares do mundo viviam lá, houve uma pesquisa que avaliou uma grande partida desses artistas, que optaram retornar para seus países de origem nesse momento. Resta saber se eles irão se adaptar ou retomar a capital Inglesa quando as portas se abrirem.

Por aqui no Brasil, ainda não podemos nos dar ao luxo de gastar energia com o teatro vazio, mas temos nossas alternativas e muitos movimentos de união e esperança. Não quero fazer poesia da nossa ginga, porque não é justo. Se adaptar a fome não é belo.

Shakespeare’s Globe

Claro que muitas possibilidades foram e ainda estão sendo criadas de forma on-line. E o ser humano e o ser artista é muito acostumado a se adaptar. Assim vamos refletindo o tempo e narrando a história. Não importa a forma. As infinitas possibilidades de criação nos permitem a reinvenção diária.

Mas sim, sentimos saudade da plateia e os edifícios de teatro também. Eles se desfalecem diariamente na esperança da manutenção do aplauso.

Liverpool Everyman

Entretanto, iluminar o teatro também é uma forma simbólica de demonstrar que enquanto houver luz, há esperança . Que as luzes de dentro de nós nunca se apaguem, que nossos muros não virem ruínas, a poesia permanece a cada nascer do sol ou cair das estrelas. Olhemos para o alto. Iluminemos o próprio caminho.

Theatre Royal Bury St Edmunds

Que a arte possa sempre acender uma luz dentro de você. Light it in red! Siga a campanha nas redes sociais e ilumine o artista mais perto de você.

#LightItInRed

Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante

You may also like

More in:Arte

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *