Kellen Bombonato: a quebras de safras e de receitas

3 min. leitura

Estratégias para contornar as perdas na safra  2023/2024

É certo que 2024 está sendo um ano atípico e de grandes desafios para o AGRO.

No momento em que a conta não fecha, diante dos altos custos de produção e dos baixo preços dos produtos agrícolas, qualquer pagamento ou desembolso deverá ser bem planejado. O grupo familiar de produtores rurais pode precisar reter a maior parte dos recursos para conseguir  custear as próximas safras.

Também é importante ter um fôlego para se restabelecer e não ter que parar de produzir.

Nesse momento, a união da família produtora é decisiva: qualquer tomada de decisão tem que estar de acordo com um plano de ação, uma estratégia a ser  traçada para o soerguimento de todo o núcleo produtivo.

A virtude principal a ser desenvolvida nesse momento é a paciência: a família poderá enfrentar processos judiciais, os custos de produção tendem a aumentar, o crédito permanecerá caro e escasso por um bom tempo. Mas com calma, paciência e uma boa estratégia, tudo se resolve, as coisas se ajeitam. Sabemos que a resiliência já está arraigada nos produtores mais experientes, que já passaram pelas vicissitudes da vida, sendo esta a ocasião ideal para ajudar os mais jovens a desenvolvê-la também. É o momento de se demonstar a coragem inerente ao produtor rural brasileiro.

O agricultor é, antes se tudo, um forte. E vai passar por mais essa prova com êxito.   Contudo, a orientação mais relevante é: busque profissionais especializados  e experientes em suas respectivas áreas para desenvolverem um plano ideal de reestruturação das atividades campesinas e/ou agropastoris desenvolvidas pela sua família. A orientação de profissionais capacitados faz toda a diferença nesse momento delicado e será a chave para o sucesso do seu plano de contingência.

Kellen Bombonato

Advogada especialista em Direito Agrário e Crédito de Fomento (Rural, Industrial e Comercial)

Diretora Jurídica do Escritório de Advocacia Lybor Landgraf que há mais de trinta anos ajuda o produtor rural a gerir o seu agronegócio

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso