Criação de site WordPress: por onde começar?

12 min. leitura
Criação de site WordPress: por onde começar?

Criar um site WordPress pode proporcionar grandes vantagens para a sua empresa, uma vez que o mundo digital tem ganhado cada vez mais força.

Através da internet é possível facilitar os processos na jornada de compra do cliente e obter uma ótima forma de divulgação.

Entretanto, como é possível criar um site através do WordPress? Continue lendo este artigo e entenda como essa ferramenta pode auxiliar nos seus negócios.

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS, ou seja, Content Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Ele é um sistema utilizado com o intuito de realizar a administração de sites, blogs, lojas virtuais, portais de notícias, áreas de membros, entre outros diferentes tipos de páginas que existem no meio digital.

O CMS possui o objetivo de gerenciar o conteúdo de forma simples e prática, onde se possui a finalidade de facilitar a criação e a edição de conteúdo em um site, sem precisar possuir qualquer habilidade em linguagem programação.

Da mesma forma que a IHM ajuda e facilita a interação e comunicação entre o homem e os aparelhos que atuam na produção inteligente e nas plantas de produção, o CMS auxilia na criação e edição de diferentes conteúdos dentro de um site.

O CMS possui o intuito de que até mesmo um criador de conteúdo que não possua qualquer conhecimento relacionado com códigos em computadores consiga realizar o gerenciamento do seu portal, loja ou até mesmo blog de forma fácil, rápida e intuitiva.

Essa ferramenta engloba muitos elementos diferentes, como a criação de textos, o uso de imagem e de vídeos, elaboração de formulários, além de muitas opções para personalizar o seu layout e outras funções.

Dessa forma, qualquer pessoa pode ser capaz de criar o seu site da melhor maneira possível e sobre diferentes temas, desde como realizar a calibração de balanças a como perder alguns quilinhos.

Com isso, desde grandes negócios a pequenas empresas possuem a capacidade de criar e desenvolver sites profissionais.

Esse é o exemplo de muitas organizações conhecidas no mercado que utilizam o WordPress na criação, desenvolvimento, edição e gestão de seus sites de forma fácil e intuitiva, ou pequenas empresas que o utilizam por possuir uma característica simples e direta.

Além disso, pessoas físicas também o utilizam apenas para a construção e divulgação do seu portfólio.

Por exemplo, uma pessoa pode criar o seu site com a ajuda do WordPress, a fim de divulgar o seu currículo e experiências, o enviando para uma vaga de análise de aços especiais.

São muitas as finalidades e funções que o WordPress pode desempenhar, facilitando o processo de inserção da sua empresa no meio digital.

Entretanto, qual é a importância de um site para um negócio? Qual é o impacto que uma organização no meio virtual pode acarretar?

Qual é a importância do site para um negócio?

Nos dias atuais, a existência da sua empresa no mundo digital se faz extremamente necessária, principalmente após a pandemia do coronavírus, onde os negócios que possuíam uma plataforma online e a estrutura adequada se sobressaíram no mercado.

Durante a pandemia de 2020, uma empresa de válvula redutora de pressão, por exemplo, que tinha um site próprio da sua organização possuía uma maior vantagem competitiva sobre as empresas que não o tinham.

Devido ao isolamento e ao perigo de se contaminar com o vírus, as pessoas deixaram de sair às ruas, e as lojas físicas por um longo período de tempo precisaram fechar.

Entretanto, após o fim do isolamento e a abertura das lojas físicas, as pessoas continuaram realizando as suas atividades principalmente através da internet.

Por exemplo, se uma pessoa precisa comprar um ímã neodímio, ela vai procurar primeiro na internet e, possivelmente, comprar através desse meio, para depois pensar em sair de casa para adquirir o produto de sua necessidade.

Isso acontece porque basicamente todas as tarefas realizadas pelo ser humano, hoje em dia, podem ser efetuadas com o auxílio de um dispositivo.

Uma forma de demonstrar isso são as atividades em escritório, onde o home office ampliou as possibilidades para que a tarefa de analisar um corte a laser, por exemplo, possa ser realizada da sua residência, sem a necessidade de sair de casa.

Assim como o trabalho pode ser realizado virtualmente, as compras, o conhecimento de diferentes lojas e empresas e toda a jornada de compra de um produto também podem ser efetuadas virtualmente.

Além disso, possuir um site para a sua empresa gera profissionalismo, demonstrando que o seu negócio está disponível em vários lugares, transmitindo modernidade e evolução, além de permitir uma maior gama de divulgação e chances de alcançar um maior público-alvo.

Entretanto, não basta apenas ter um site, uma vez que ele será a porta de entrada para muitos dos seus potenciais consumidores.

Ele precisa fornecer algumas características e sentimentos aos internautas que o visitarem, como transmitir qualidade, mostrar a identidade visual da marca e possuir um manuseio intuitivo, oferecendo uma ótima experiência aos seus visitantes.

Entretanto, como construir o seu site com essas características a fim de usufruir de seus benefícios e aumentar a sua gama de potenciais clientes?

Por que utilizar o WordPress?

O papel do WordPress é justamente capacitar o seu site de forma facilitada e intuitiva, onde se construa uma plataforma atrativa e que converta o maior número de pessoas que a visitarem, seja através de tempo de visita, comentários na página à eventual compra.

Ele é uma das plataformas de criação mais utilizadas em todo o mundo, e isso acontece porque ela possui um código aberto, possuindo assim uma comunidade de desenvolvedores com experiência bem ampla e produtiva.

Essa é uma ótima opção para as pessoas que estão começando no mercado e ainda não possuem muito conhecimento sobre a criação de sites.

Você pode abrir um e-commerce de equipamentos de segurança, como lava olhos, protetor auricular, entre outros, ou um portfólio para uma vaga de emprego que deseja muito. As opções são muitas e a plataforma atende para diferentes setores e em diferentes objetivos.

Ele fornece uma grande gama de plugins e recursos que estão disponíveis para a sua utilização e fazem com que o seu site possua uma aparência profissional e um alto potencial de gerar lucros para o seu negócio.

Entretanto, como funciona o WordPress e como você pode criar um site utilizando essa ferramenta?

Como criar um site com o WordPress?

O WordPress é bem intuitivo, entretanto aqui estão alguns passos que podem auxiliar em sua utilização e facilitar na sua navegação, onde dentre eles podem-se citar:

  • Escolher um domínio;
  • Definir a hospedagem;
  • Fazer a instalação do WordPress;
  • Escolher um tema;
  • Avaliar os plugins necessários;
  • Produzir conteúdo de qualidade.

Esses são os primeiros passos para a utilização do WordPress e a criação do site ideal para a sua empresa.

Escolher um domínio

O primeiro passo é escolher um domínio para o seu site, ou seja, o endereço eletrônico dele que é utilizado para acessar a sua plataforma. Uma dica para essa fase é escolher nomes curtos, fáceis de memorizar e de escrever.

Essa etapa possui uma grande relevância, uma vez que o domínio deve estar conectado ao nome da marca, sendo um dos fatores que representam a “porta de entrada” do consumidor, onde se deve passar uma boa primeira impressão.

Definir a hospedagem

Existem três tipos diferentes de hospedagens que o WordPress disponibiliza, sendo elas a compartilhada, dedicada e VPS.

A hospedagem compartilhada possui apenas um servidor que abriga vários sites diferentes. O seu custo é menor, porém o seu desempenho e segurança também são menores.

Já a hospedagem dedicada fornece um servidor exclusivo para o seu site, proporcionando um custo mais elevado, mas com uma maior segurança e um alto desempenho.

Por último, a hospedagem VPS fornece um servidor compartilhado, porém cada servidor fica isolado, proporcionando um melhor desempenho.

De acordo com o seu objetivo na criação do site, é possível definir quais são as suas necessidades dentro da plataforma e quais melhor o atendem.

Fazer a instalação do WordPress

O terceiro passo é a instalação do WordPress, a fim de utilizá-lo. Para isso, basta visitar o site “wordpress.org” e efetuar a sua instalação. Para obter um site com o domínio da sua escolha, é necessário o pagamento de uma taxa anual.

Escolher um tema

Escolha um tema para o seu site. A plataforma fornece uma série de opções, entretanto você deve escolher uma que melhor se enquadra com a identidade visual da sua marca, o seu objetivo com o site e que seja responsivo, se adaptando a diferentes dispositivos.

Avaliar os plugins necessários

O WordPress disponibiliza uma série de plugins, que são um recurso pronto que você pode incorporar ao site. Dessa forma, é possível otimizar a plataforma do seu modo.

Produzir conteúdo de qualidade

Os conteúdos do seu site precisam ser de qualidade, sendo relevantes para o seu público-alvo e utilizando técnicas de SEO a fim de obter um melhor ranqueamento no Google.

Por exemplo, se o seu objetivo é vender um analisador de gases, você pode escrever sobre como o equipamento funciona e os cuidados necessários que deve ter com ele.

Dessa forma, é possível obter credibilidade e confiança, além de se tornar uma referência no mercado, onde sempre que o seu potencial cliente possuir alguma dúvida sobre o tema, ele irá até você.

A existência da sua empresa no mundo virtual é de extrema importância nos dias atuais, e com a ajuda do WordPress é possível obter um site profissional, mesmo sem experiência, e conquistar cada vez mais potenciais clientes para o seu negócio, aumentando assim os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso