Niterói vai sediar, a partir desta quarta-feira (16), o evento Desafio Solar Brasil, uma competição com barcos movidos a energia solar que acontecerá na enseada de São Francisco, na altura da Praça do Rádio Amador. 14 equipes de universidades sediadas em diversos municípios do Rio de Janeiro e de outros estados participarão da disputa.
O DSB-Niterói-2022 (que integra este projeto anual de extensão da UFRJ), é uma realização da Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria do Clima (Seclima), e do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), da UFRJ, que reúne estudantes, técnicos e professores em equipes de todo o país, a bordo dos seus protótipos de embarcações movidas a energia solar.
A abertura oficial do evento será às 14,30h e às 15h já acontecerá a largada da primeira etapa da competição, que vai até o dia 22, com premiação dos finalistas nesse dia, às 14 horas, na Praça do Rádio Amador em São Francisco.
Serviço:
Dia 16:
Previsão de chegada das embarcações na Praça do Rádio Amador às 8,10h.
As embarcações sairão da Ilha do Fundão e serão recepcionadas por volta das 7,30h, próximo ao Museu de Arte Contemporânea.
Início da solenidade de abertura: 14,30h.15h: Início da 1a Etapa da Competição
Programação de eventos paralelos:
Rodas de conversas:
Dia 16 – Energia e tecnologia de embarcações, com: Rafael Coelho (Tide Wise); André Araújo (UFF); Gustavo Leal (DSB); Lars Grael, velejador, e Walter Suemitau (UFRJ).
Dia 17 – Mudanças climáticas e recursos hídricos: Christiane Bernardo (Presidente do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara); Samuel Gonçalves (Confederação Brasileira de Vela); Francisca Dalila Menezes Vasconcelos, Analista de planejamento e gestão do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor – Fortaleza-CE), e Marcos Freitas (VIG/UFRJ).
Dia 18 – A importância da Educação Climática: Vinícius Wu (Secretário de Educação de Niterói); Luciano Paez (Secretário do Clima de Niterói); Sergio Besserman (Professor da PUC, coordenador estratégico do Climate Reality Project Brasil, curador de clima e sustentabilidade do Museu do Amanhã).
Dia 19 – A Década dos Oceanos e eventos extremos: Eduardo Bulhões (UFF); Paulo Hargreaves (UFRJ); Cel Walace (Secretário Municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói).
Dia 20 – Uso Sustentável dos Territórios: Walter Plácido Teixeira Júnior (Lavoro); Dayse Monassa (Secretária Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Niterói); Luciano Paez (Secretário do Clima de Niterói).
Dia 21 – Meio Ambiente e Resíduos: Luiz Fróes (presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói – Clin); Rafael Robertson (Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói); Ricardo Bonfin (Enel); Luciano Paez (Secretário do Clima de Niterói).
Todos os dias, às 18h, músicos da cidade se apresentarão de uma forma mais intimista (voz e violão), com a seguinte programação gratuita:
16/03 – Igor Carvalho
17/03 – Rodrigo Chaudon
18/03 – David Emannuel
19/03 – Vini Arouca
20/03 – Gê Amora
21/03 – Davi Damasceno com Marcelo Banana
22/03 – Eduardo Camacho