A Natureza Do Design, com Curadoria de Joice Joppert Leal, da Objeto Brasil, explora os 30 anos da Araucari

8 min. leitura

Quando no Brasil nem se falava ainda sobre sustentabilidade associada ao Design, surgia a Araucari, sob o comando de Ricardo Afiune. Sua proposta era desenvolver um mobiliário de design atemporal e que preservasse nossas florestas. Hoje, a empresa é uma das mais conceituadas do país e completa 30 anos fiel ao seu DNA sustentável. 

Segundo Joice Joppert Leal, da Objeto Brasil, consultora internacional, especialista em Design e curadora da Mostra A NATUREZA DO DESIGN, a ideia da exposição que integra a programação do DW! 2021 é dar maior visibilidade a esta trajetória da Araucari. “Ricardo Afiune começa a carreira como engenheiro agrônomo, segue como paisagista e há anos tornou-se designer, com móveis expostos em renomadas Mostras Internacionais”, comenta Joice Joppert. “Minha proposta é comemorar os 10 anos do DW! e os 30 anos da Araucari, que teve peças expostas em lugares icônicos do Design Mundial. Quero explorar esse legado para que todos conheçam”.

Entre as exposições nas quais a Araucari foi destaque a curadora cita “Design nos 500 anos”, em 2000, na Pinacoteca do Estado e Parque da Luz, no Festival “Universo Brasil”, em Milão, na exposição “A Marca Brasil – o Brasil como Marca”, na Trienalle di Milano, em 2002, e em seguida no Palazzo Pamphilj, Embaixada do Brasil em Roma, em 2003. Em 2019 a Araucari construiu uma réplica do único mobiliário que o Arquiteto Ramos de Azevedo projetou, uma carteira escolar, exposta da Casa das Rosas, residência do arquiteto em uma homenagem a ele durante a DW! de 2019. Em 2019, novamente em Milão, tece uma peça selecionada para a Exposição “Be Brasil – Essencialmente Diverso, no Museo della Permanente, numa iniciativa da Apex-Brasil. E em 2015 a Araucari recebeu o troféu Ouro, do Prêmio Internacional de Design Objeto Brasil, com o Banco Tric.  

Pioneira em mobiliário para áreas externas (outdoor), a Araucari desenvolveu projetos específicos como as lixeiras do Parque Inhotim, com material reciclável, e para o Jardim Botânico, do Rio de Janeiro, um dos mais ricos e importantes do mundo. Também são da Araucari os móveis de áreas de convivência de grandes Shopping Centers e empresas brasileiras, além de possuir uma linha de mobília interna que surpreende pela estrutura, materiais e design único.

Banco Tric – no acervo permanente do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e na Embaixada brasileira em Nova Iorque. A peça rodou a Europa em exposições de Design. Feito a partir de triângulos, possui um formato dinâmico gerado pela repetição de suas formas.

Ricardo Afiune é apaixonado pela natureza, em especial pela Serra da Cantareira. Com o auxílio do Arquiteto e Paisagista Peter Burmeister, parceiro antigo em desenvolvimentos de projetos na Araucari, forma uma dupla que valoriza os espaços comunitários e a liberdade que a área externa proporciona, e pretendem trazer para a área interna das residências essa sensação. Suas peças são um convite ao conforto e à contemplação.

“Na minha primeira peça de mobiliário utilizei a Araucaria Angustifolia. Foi uma cadeira de balanço usando os galhos que caíram naturalmente da árvore, numa área de reflorestamento no Sul de Minas Gerais (Munhoz) propriedade de minha família. Foi este projeto que deu o nome a Araucari. Podemos dizer que comemoramos 30 anos fiéis ao princípio da empresa que é preservar o meio ambiente, além de manter a sustentabilidade econômica e social nos nossos processos. Desde a utilização de madeira legal e certificada, a busca pela utilização de materiais em um raio próximo da nossa sede, na Serra da Cantareira, emprego de mão de obra local, participação na comunidade, qualidade de vida de nossos funcionários, uso de luz e ventilação natural, e um processo de fabricação em si que traz alta tecnologia, uso racional de matéria prima e resulta em alto padrão estético, além de excelente durabilidade do mobiliário”, comenta Afiune. 

ALGUMAS DAS PEÇAS MAIS ICÔNICAS DA ARAUCARI QUE ESTARÃO NA MOSTRA A NATUREZA DO DESIGN 

BANCO DIAMOND – Inspirado nas formas geométricas da natureza. Um conceito em que elementos, ângulos e cortes provocam uma sensação de movimento equilibrado de luzes e sombras.

BANCO BIS – Introduz de maneira lúdica a compreensão da visão espacial e a tridimensionalidade para as crianças, além de trabalhar a questão de figura/fundo. Super MDF certificado pelo FSC.

X- LONG ARAUCARI – A peça foi desenvolvida em função da curvatura natural dos galhos de Araucaria para cumprir sua funcionalidade e conforto. Galhos de Araucaria originários da desgalha natural da árvore.

BIOMBO ARAUCARI – A peça foi desenvolvida em função da curvatura natural dos galhos de Araucária, já participou de diversas exposições como na La Triennale di Milano.  Galhos de Araucária originários da desgalha natural da árvore. 

BANCO DA MATA – Banco de grande dimensão, com 6m de comprimento. Design da peça desenvolvido por Ricardo Afiune em parceria com o arquiteto paisagista Benedito Abbud.Se evidencia a característica de textura, de tons e veios da madeira natural. As árvores, além de serem uma alusão a sua origem, servem para sombreamento e suporte do banco.

BANCO FOLHA – Inspirado nas folhas secas que descansam pelos bosques na época do inverno. Aço e cumaru com DOF do Ibama.

BANCO PIANO – com sobras de madeira e ripas. Aço, Angelim Pedra e restos de ripas em cumaru certificado pelo FSC.

LIXEIRA ARAUCARI TRANÇADA

Desenvolvida com tiras trançadas de cumaru com DOF do Ibama, resgata o conceito dos cestos de bambu trançados indígenas. Adotada no Instituto Inhotim, no Jardim Botânico do RJ, e em várias instituições que prezam a sustentabilidade.

O Projeto mais recente da Araucari é o Estúdio Okko, com Cabanas Sustentáveis e Tiny Houses, inclusive desenvolvendo mobiliário para estes pequenos espaços. Vídeos dos projetos e das construções serão projetados na Mostra, assim como maquetes e estudos dos mobiliários, permeando história e inspirações.

SERVIÇO:

MOSTRA “A NATUREZA DO DESIGN”

DE 06 A 09 DE OUTUBRO

CURADORIA DE JOICE JOPPERT LEAL, DA OBJETO BRASIL

PARTE DA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO DW! 2021

CASA CONCEITO – RUA ATLÂNTICA, 224

VISITAÇÃO COM AGENDAMENTO PRÉVIO, SEGUINDO OS PROTOCOLOS SANITÁRIOS:

araucariarte@araucariarte.com.br

@araucaridesign

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso