AgendaCinemaCulturaDestaqueEvento

V Mostra Cine Diversidade 2022

Na quinta edição de mostra de curtas-metragens independentes brasileiros, a Mostra Cine Diversidade 2022, totalmente gratuita, volta ter a suas exibições presenciais no dia 11 de junho a partir das 18h, no Centro de Artes da Maré – CAM, zona norte do Rio de Janeiro e on-line no https://www.youtube.com/c/ColetivADELAS, entre os dias 13 e 19 de junho.

“Mais do que premiações, a Mostra é um espaço de liberdade de expressão, de igualdade, respeito e equidade. Esse ano voltamos a ter o presencial onde tudo começou no Centro de Artes da Maré e on-line, permitindo que a Mostra não seja apenas local e sim, nacional. O que queremos é dar voz àqueles que por muito tempo foram calados e reforçar que a diversidade é inerente ao ser humano” afirma Karina de Abreu, co-idealizadora da mostra e Diretora executiva da ColetivA DELAS.

Dividida em três categoriasReflexos do FemininoSer Trans e Cine Sexualidade, a Mostra é feita por muitas mãos, fruto de parceria com coletivos e personalidades como o Zona de Cinemaco.liga Canal Futura.  Cada categoria terá três premiações, de acordo com os tipos de votos: júri coletivA DELAS, júri co.liga futura e júri voto popular.

Todos os filmes exibidos na 5ª edição da Cine Diversidade estarão concorrendo a uma premiação exclusiva. A decisão se dá a partir de voto popular, através dos likes no Youtube, de júri técnico da ColetivA DELAS e da co.liga/Canal Futura.

Além da premiação em dinheiro, o Canal Futura poderá selecionar os filmes vencedores para exibição no Futura Play ou no próprio Canal Futura. Os premiados contam também com uma sessão especial em local e data que serão definidos posteriormente.

Além da exibição dos 15 filmes, a Mostra conta com debates sobre a produção de cinema independente com Wallace Lino, Paulo Victor Lino e Éthel Oliveira; oficina online sobre Produção audiovisual de baixo orçamento com Hiura Fernandes e show de encerramento com Samba Nonsense, além da participação da DJ Hantz. A programação completa você encontra no https://www.cinediversidade.com.br/.

A cineasta, roteirista e atriz Julia Katharine foi a primeira cineasta transexual do Brasil a entrar no circuito comercial de cinema e é uma das curadoras da Mostra: “Minha curadoria foi pensada em representatividade e no fortalecimento do movimento de inserção dos corpos trans no audiovisual. Aspirações, sonhos, afetividade, família, imaginários possíveis, luta, um pouco de tudo, de quem somos, do mundo que queremos e de que no final, somos todos uma coisa só; seres humanos, vivenciando uma diversidade plural, e que se expande de acordo com a nossa mente”, revela Julia Katharine.

A Mostra é realizada pela ColetivA DELAS junto com a Fabriqueta Produções através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

You may also like

More in:Agenda

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.