Tudo sobre presença digital

12 min. leitura
Tudo sobre presença digital

Falar sobre presença digital não é falar apenas sobre a importância e até mesmo a necessidade da criação de perfis nas redes sociais que sirvam para que você construa uma marca de sucesso no mercado, é muito mais do que isso.

Presença digital é o reconhecimento que o seu negócio possui dentro deste mercado ao estar sempre presente nele, seja produzindo conteúdos inovadores, trazendo novidades para os consumidores ou até mesmo trocando mensagens com os usuários.

Sabemos bem que a chegada da internet e das redes sociais mudaram por completo o mundo em que vivemos, inclusive o mercado empresarial, que agora conta com diversas plataformas e ferramentas que fazem toda a diferença em seus processos.

Entretanto, ainda existem muitos que não sabem como usar a internet e as redes sociais a seu favor ou até mesmo desenvolveram uma espécie de preconceito com as plataformas digitais, custando para acreditar que elas realmente são relevantes.

Mas o fato é que o universo digital virou o mundo de cabeça para baixo, e felizmente trouxe mais pontos positivos do que negativos, como a facilidade de se encontrar um relógio de ponto e a acessibilidade de poder falar com quem quiser e na hora que quiser.

Para uma marca que deseja crescer e obter bons resultados nos dias atuais, não existe opção melhor, a construção de uma boa presença digital é o que vai fazer essa marca ser reconhecida e vista no mercado.

Tendo isso em vista, hoje iremos discutir mais sobre esse assunto tão importante, além de frisar os benefícios da presença digital de uma marca e ainda algumas dicas simples para que você coloque isso em prática o quanto antes no seu negócio.

Entenda a importância da presença digital

Para começo de conversa, é preciso que entendamos a importância da presença digital das empresas, pois isso vai muito além de apenas ter um perfil nas redes sociais ou um site de vendas, como bem mencionamos anteriormente.

Quando uma marca de içamento de cargas cria uma rede online, ela sabe o poder e a influência que o universo digital possui para ajudá-la a alcançar milhares de pessoas em um tempo recorde, e não perde seu tempo investindo em meios que não sejam tão bons assim. 

O universo digital chegou com uma força inimaginável no mundo, fazendo com que as pessoas mudassem por completo suas formas de consumidor, estudar e trabalhar. Trazendo para o mercado empresarial, o universo digital trouxe inúmeras vantagens, como:

  • Maior alcance em todo o mundo;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Maior segmentação de consumidores;
  • Leads mais qualificados para a marca;
  • Ferramentas de interação com o público;
  • Mais acessibilidade para diferentes grupos;
  • Maior engajamento com os usuários.

Hoje, mais da metade de toda a população mundial possui acesso à internet e pelo menos um perfil nas redes sociais, sem contar que as próprias redes sociais contam com bilhões de usuários ativos diariamente nas plataformas.

Isso mostra que o seu potencial cliente provavelmente está no universo digital, e quando você constrói uma presença por lá, garante que ele conheça o seu trabalho e tenha ainda mais vontade de consumir de você.

Seja uma empresa que oferece desembaraço aduaneiro ou até mesmo uma marca de brechó, a presença digital é essencial para todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância desse universo e não deixa a oportunidade do sucesso passar batida.

Benefícios de uma boa presença digital

Agora que você entende bem sobre o que se trata a presença digital e a importância dela para as marcas, chegou o momento de conferir alguns dos benefícios que a construção dessa presença pode trazer para o seu negócio. Confira:

Autoridade no assunto

O primeiro deles é justamente a construção da autoridade da sua marca sobre aquele assunto, fazendo com que a sua empresa seja vista como a melhor e a que mais entende sobre aquele assunto dentro do mercado e do seu segmento.

Hoje, ao pensar em um determinado tipo de produto ou serviço, você deve conhecer uma marca que é tida como a melhor naquilo. Pois bem, é essa mesma sensação que os clientes terão ao se depararem com a sua marca no futuro, pois a presença digital constrói isso.

Referência no segmento

Além de se tornar uma autoridade no assunto, sua marca também se torna a referência do seu segmento, assim como a melhor empresa de empilhadeira a gás é hoje dentro de sua área de atuação, fazendo com que até mesmo os concorrentes se inspirem nela.

Quando a sua marca se torna referência no segmento, significa que ela é a melhor dentro daquilo que oferece, melhor do que os concorrentes e outras opções do mercado. Construir esse referencial não é um processo rápido, mas a presença digital faz toda a diferença.

Mais oportunidades de negócio

E é claro que a presença digital também se torna essencial para aumentar a geração de oportunidades de negócio para essa marca, e isso está direcionado não apenas para o aumento das vendas, mas também de parcerias com outras marcas.

O universo digital é gigante e conta com milhares de pessoas e empresas presentes nele. Quando você constrói a presença digital da sua marca, está construindo um caminho que será repleto de oportunidades para que o seu negócio cresça cada vez mais.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a presença digital traz, seja para uma empresa de carreta porta container ou de qualquer outro segmento que entenda a importância de estar presente dentro do universo digital.

Dicas para te ajudar a construir uma presença digital

Partindo para a prática, é claro que também preparamos algumas dicas simples a serem aplicadas dentro do seu negócio a fim de te ajudar a construir a presença digital da sua marca de forma prática e acessível. Confira:

Tenha um site e blog

A primeira dica para criar uma presença digital é ter um site e blog para divulgar os seus produtos, serviços e conteúdos com o objetivo de ser visto como autoridade no mercado, e com isso conseguir atrair cada vez mais clientes.

Hoje é possível ter uma página blog também dentro do seu site de vendas, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam tanto os seus produtos e serviços quanto os conteúdos que você produz referente ao seu segmento de mercado.

Esteja presente nas redes sociais

É quase impossível falar sobre universo digital sem mencionar as redes sociais, não é mesmo? Além de terem facilitado o encontro de uma boa marca de isolantes térmicos para os consumidores, ainda são plataformas ótimas para interação e engajamento.

Hoje contamos com inúmeras redes sociais que trabalham com os mais diversos tipos de conteúdos e públicos, conhecer como cada uma delas pode te ajudar já é um começo para que você esteja presente nas redes que o seu público em potencial também esteja.

Aplique estratégias de SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que traduzido para o português pode ser entendido como Otimização dos Mecanismos de Busca, que é um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo ajudar marcas a crescerem dentro dos buscadores.

Criando um site e um blog, como orientamos na primeira dica, você aplica estratégias de SEO que irão te ajudar a ganhar ainda mais visibilidade e reconhecimento dentro do universo digital, construindo, de fato, uma ótima presença nesse meio.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é um grande presente que a atual e as futuras gerações ganharam. Através dela é possível contar com um alicate crimpador que funciona de forma otimizada e até mesmo com robôs que fazem diversos processos para você.

Dentro disso, não há como não mencionar as inúmeras opções de sistemas e ferramentas que existem no mercado e que estão à disposição para ajudar os mais diversos tipos de pessoas, principalmente as que desejam construir uma boa presença digital.

Esteja por dentro das tendências

Por fim, mas longe de ser menos importante, as redes sociais trouxeram diversos formatos e tipos de conteúdos que viralizaram nas plataformas e que alcançam milhares de pessoas no Brasil e no mundo, então estar de olho nisso é essencial para o sucesso da sua marca.

Isso porque, ao acompanhar e aplicar as tendências do universo digital ao seu negócio, sua marca será cada vez mais vista neste meio e irá reter a atenção de pessoas que podem vir a se tornar clientes da sua empresa.

Seja uma marca que vende carga fracionada ou que oferece serviços de consertos para carros, aplicar essas dicas é uma forma otimizada e simples de construir a presença digital da sua marca de forma natural e personalizada.

Considerações finais

Há quem diga que vivemos na era digital, onde tudo consegue ser resolvido através da tela de um computador ou celular, e por um lado isso não está errado, hoje vivemos em uma geração muito favorecida pela tecnologia.

Mesmo que muitos façam questão de destacar os malefícios e lados negativos das redes sociais e do universo digital, não há como negar que eles mudaram o nosso mundo e trouxeram melhorias que beneficiam muitas pessoas ao redor do mundo.

Sendo assim, construir uma presença digital para o seu negócio não é apenas uma forma de potencializar os seus resultados, mas também de perpetuar o seu trabalho e criar vínculos com pessoas reais por detrás das telas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso