O Rede Parcerias, startup que tem como expertise a personalização e gestão de Clube de Vantagens para clientes, associados, beneficiários e colaboradores de empresas, acaba de receber o reconhecimento do Ranking TOP 100 Open Startups 2022, que contempla as startups brasileiras e latinoamericanas, mais atraentes para o mercado corporativo e é promovido pela 100 Open Startups, a principal plataforma de inovação aberta do país. A startup carioca venceu como primeira colocada na categoria TOP 10 Martechs e alcançou o quarto lugar na colocação geral do ranking.
A trajetória do Rede Parcerias começou em 2014 e hoje conta com um portfólio robusto de grandes empresas e entidades atendidas, como L´oréal, Unimed e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No total, são mais de 300 clubes gerenciados, chegando a mais de 15 milhões de usuários.
Em 2021, a empresa foi a primeira colocada no ranking geral e a primeira colocada na categoria de martechs. Já em 2020, a startup foi destaque em oitavo lugar no ranking geral e segundo lugar na categoria de martechs. Segundo o CEO e co-fundador da empresa, Eduardo Torres, estar entre os melhores nos últimos três anos é a garantia de que o Rede Parcerias está no caminho certo, e se manter no topo é uma motivação. “A liderança do mais importante ranking de inovação aberta em martechs, reforça a nossa estratégia, de estarmos conectados com grandes corporações, conquistando novos contratos e sendo um parceiro de negócios com soluções personalizadas e pensadas para a realidade e necessidade do nosso cliente”, afirma Torres.
“O ranking 100 Open Startups é 100% data-driven, medindo com critérios e objetivos o grau de maturidade das startups para inovação, credibilidade e responsabilidade com grandes empresas. Qualquer software ou ferramenta que vise otimizar uma estratégia ou campanha de marketing pode ser uma Martech. Estar liderando este pódio mais uma vez é muito gratificante, estamos muito orgulhosos de contribuir para inovação e crescimento do mercado de marketing e economia do país”, ressalta Thiago Mattos, cofundador do Rede Parcerias.
Entre as MarTechs, foram 118 startups com contratos validados de open innovation com corporações, representando um crescimento de 84% em relação ao ano passado. O Rede Parcerias conquistou a primeira posição no Ranking, seguida da Instanteaser e Driva. Ao todo, foram mais de R$ 180 milhões transacionados entre corporações e as MarTechs em 2022.
Em relação à intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações, as MarTechs tiveram um aumento de 46% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de 9.256 pontos no ranking de 2022. Desde 2016, quando teve início a apuração do ranking, o aumento geral de intensidade da prática foi de 93 vezes.
As tendências de inovação mais exploradas entre as MarTechs foram Big Data & Analytics, Experiência do Consumidor e Inteligência Artificial, e a indústria que mais se relacionou com esse tipo de startups foi Bens de Consumo e Alimentação, com 18,9% dos relacionamentos, seguida por Varejo e Distribuição (2,8%) e Serviços de Saúde (2,6%).
“Os serviços e produtos, aos olhos dos clientes, estão cada vez mais padronizados, tornando difícil o consumidor enxergar motivos para escolher uma marca. Entretanto, as martechs e adtechs oferecem soluções para a diferenciação. Com isso, nosso maior desafio é atribuir valor percebido para os clientes através do Clube de Vantagens e suas experiências”, comenta Thiago Mattos, cofundador do Rede Parcerias. “A tendência é a personalização dos serviços, pensando por cluster ou individualmente. O valor que um cliente enxerga é diferente do valor que outros podem enxergar, por isso nossos Clubes são totalmente pensados nessa adaptação, onde respeitamos as particularidades e identidade de cada empresa, possibilitamos ter somente experiências que o nosso cliente quiser e que façam sentido com a sua área de atuação e com as suas entregas” , reforça.
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos – com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.
Em 2022, o Ranking 100 Open Startups registrou mais de 25 mil open startups cadastradas, sendo 3.821 com contratos validados – cerca de 36% a mais que as 18 mil cadastradas no ano passado, quando 2.414 tiveram contratos validados.
“O Ranking mostra para o mercado a importância da inovação aberta, as empresas tradicionais e corporações passam a contar com ideias e soluções de fora dos seus respectivos times de produto e inovação, ganham agilidade e dinamismo em desafios que são recorrentes. As startups têm oportunidades de terem seus produtos validados e chancelados por grandes empresas, aprimorando seus processos e avançando em questões de governança”, completa o CEO.
Sobre o Rede Parcerias
O Rede Parcerias surgiu em 2014 para transformar o relacionamento entre empresas, sindicatos e associações com seus clientes, sindicalizados e associados. Atualmente, a empresa conta com um time de experts focado em entregar mais valor, comunicação e adimplência a mais de 300 pequenas, médias e grandes empresas, com um impacto significativo na vida de mais de 15 milhões de pessoas, promovendo descontos em cursos, farmácias, cinemas e universidades. Nos últimos três anos a empresa lidera, na categoria Martech, o ranking da 100 open startups, plataforma digital que usa tecnologia e dados para facilitar a cocriação de negócios inovadores. Entre os clientes atendidos estão L´oréal, Unimed e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Saiba mais em: https://www.redeparcerias.com/ .