Por que a violência doméstica acontece?

5 min. leitura

Você já se perguntou por que a violência doméstica acontece? A violência de qualquer forma não é um comportamento comum. Ou, ao menos, não deveria ser.

Contudo, na prática ocorre exatamente o contrário. Os brasileiros sabem que temos diversos problemas de segurança e violência em nosso país. Inclusive, a própria violência doméstica.

E o mais absurdo desse tipo de violência é que na maior parte das vezes, os agressores são exatamente as pessoas que deveriam proteger e amar a vítima. Ou seja, são maridos, namorados, ex- companheiros, pais, irmãos, etc.

Afinal, embora seja mais comum contra mulheres, a violência doméstica pode acontecer também contra crianças, adolescentes e homens. Continue lendo e entenda.

Então, por que a violência doméstica acontece?

Não existe uma única resposta para esta pergunta. Porque, a violência doméstica tem diferentes motivações e causas. Além disso, esse tipo de violência não escolhe cor, etnia, classe social, faixa de renda ou nível de escolaridade.

A violência doméstica pode acontecer em qualquer família. Inclusive naquelas que parecem ser modelos de convivência familiar. E até mesmo entre pessoas com nível de escolaridade e esclarecimento mais elevado.

Outro ponto importante é que a violência doméstica aparece associada a outros fatores. Como vamos identificar ao entender melhor as causas desse problema.

1. Por que a violência doméstica acontece: alcoolismo e drogas 

O alcoolismo e uso de drogas com frequência estão associados à ocorrência de violência doméstica. Por que, o uso dessas substâncias pode desencadear comportamentos violentos.

Isso não significa que qualquer pessoa que beba ou use substâncias ilícitas irá ficar violenta. Pois, o consumo de álcool deixa o indivíduo que já é agressivo mais propenso a ser violento com mulheres e crianças em casa.

Ou seja, a pessoa fica mais desinibida. E pode acabar descontando sua raiva, medos, frustrações e outros sentimentos negativos nas pessoas mais frágeis, como a esposa e os filhos.

O álcool e o uso de substâncias ilícitas também faz com que as pessoas pensem menos nas consequências dos seus atos.

2. Os ciúmes 

O ciúme está entre os principais motivos que levam os homens a agredirem suas companheiras. E algumas companheiras a agredirem seus companheiros.

Muitos agressores alegam até mesmo nos processos judiciais que agrediram a vítima por ciúmes. Porque, existe um sentimento de posse de um cônjuge / companheiro em relação ao outro.

Esse tipo de sentimento pode levar não apenas a agressão física. Mas, a outra forma de violência doméstica, como a patrimonial, sexual, a moral e a psicológica.

Portanto, essa é uma das principais respostas para a pergunta por que a violência doméstica acontece. Mas, novamente, também não é a única.

3. Por que a violência doméstica acontece: problemas financeiros e familiares

Problemas de família e problemas financeiros com frequência também levam a ocorrência de violência doméstica. Principalmente, quando o agressor já é propenso a ter comportamentos violentos.

Então, em uma discussão por falta de dinheiro ou qualquer outro assunto de família, o agressor pode ficar violento. E agredir a vítima de diferentes formas, inclusive com agressões físicas. 

Isso é válido também para crianças e adolescentes. Já que não é incomum que pais muito irritados por qualquer motivo, sem exercer uma paternidade responsável, descontam seus problemas sobre os filhos.

Além disso, a agressão muitas vezes é utilizada pelo agressor como forma de disciplina. Tanto para filhos quanto para cônjuges / companheiros. Pois, o agressor espera que ao agir assim a vítima obedeça e não se comporte mais da forma que ele desaprova. 

Dicas finais 

Entender por que a violência doméstica acontece envolve a compreensão de diferentes problemas sociais atuais. Inclusive, muitos casos acontecem por uma combinação de diferentes motivos.

Além disso, quando a pessoa apresenta comportamentos agressivos por qualquer razão, as chances da violência doméstica acontecer são maiores. Afinal, já existe uma propensão do agressor a esse tipo de comportamento.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário!

1 comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso