CulturaDestaqueErika OliveiraFamososInternetMúsicaÚltimas MelodiasÚltimas Notícias

Ouça as novidades musicais das últimas semanas

Passado e Presente – MC Kevin (Funk):

Foto: Divulgação

Disco póstumo do funkeiro paulista, Passado & Presente chegou no dia 21 de maio e é o último trabalho que o artista deixou pronto antes de falecer precocemente aos 23 anos : MC Kevin não resistiu após cair do quinto andar do prédio em que estava hospedado, no Rio de Janeiro. Passado & Presente tem dez faixas e conta com a participação de diversos nomes do gênero, como MC Hariel, MC Ryan SP, MC PH, entre outros. O disco começa com a música “1 Milhão de Sonhos” e trata de temas como superação e a vida durante o sucesso por meio do funk. “Vida Longa” encerra a trajetória do jovem.

SOUR – Olivia Rodrigo (Teen Pop):

Foto: Divulgação

Nova promessa da Disney e no mundo teen, a jovem atriz e cantora de 18 anos, Olivia Rodrigo, finalmente debuta com a obra SOUR. Sua estreia ocorreu no último dia 21 e apresenta onze composições da artista, sendo os singles “Déjà Vu”, “Drivers License” e o atual “Good 4 U”. Apesar de recente, o álbum já é considerado um sucesso e teve boa recepção da crítica: no site Metacritic, SOUR recebeu nota 82 (de 100). Todos os singles do trabalho ganharam um videoclipe e podem ser visualizados no YouTube.

Daddy’s Home – St. Vincent (Indie Rock, Chamber Pop):

Foto: Divulgação

Quase quatro anos após o sucesso Masseducation (2017), Daddy’s Home é o sétimo disco da cantora e multi instrumentista St. Vincent. O trabalho segue uma temática dos anos 70 e é inspirado na experiência de exposição na mídia que a artista sofreu com a prisão do pai em 2010, após ele aplicar um golpe financeiro. Seu pai foi solto somente em 2019.

O álbum foi lançado no dia 14 de maio e conta com os singles “Pay Your Way In Pain”, “The Melting of the Sun” e “Down”.

Playlist, Vol. 2 – Mumuzinho (Pagode):

Foto: Divulgação

Após lançar o álbum Playlist em fevereiro deste ano, o carioca Mumuzinho retorna com a continuação deste repertório em Playlist Vol. 2. O EP tem seis inéditas e chegou às plataformas digitais na quinta-feira, 13 de maio. No trabalho, podemos ouvir a parceria com os sertanejos Matheus e Kauan na faixa “Tomara” – que ganhou videoclipe na mesma data de estréia. Além deles, também participam o pagodeiro Diogo Nogueira e a cantora Karinah.

Outros lançamentos:

Foto: Divulgação

Singles:

Forma do Padrão – Lara Silva e MC Zaac (Funk):
O single é uma animada parceria dos funkeiros e foi lançado na sexta-feira, 14 de maio. No mesmo dia, ambos compartilharam o videoclipe para o trabalho, em um cenário cheio de cores e muita dança – marca da jovem cearense Lara que ganhou fama após postar em seu Instagram diversos vídeos dançando.

Sun Goes Down – Lil Nas X (Rap):
Após o sucesso do polêmico “MONTERO (Call me By Your Name)”, o rapper retornou no último dia 21 de maio com o single “SUN GOES DOWN”. Menos dançante e mais reflexivo, o single também recebeu um videoclipe em que Lil Nas X relembra momentos de dificuldades da sua juventude, onde reitera ser um rapaz negro e homosexual.

Da Roça Pra Cidade (Ao Vivo), Vol 5 – Os Barões da Pisadinha (Piseiro):
Continuando o repertório de gravações ao vivo da dupla baiana em ascensão, que carrega o nome de “Da Roça Pra Cidade”, o quinto volume dos piseiros estreou na quarta-feira (19) e apresenta a sofrência da faixa “Zero Saudades” que tem a participação da dupla sertaneja Maiara & Maraísa; e a música “Sexta-Feira”.

Electric – Katy Perry (Pop):
Electric foi lançado no dia 14 de maio e é um single de Katy Perry. Para a leve música, a cantora também compartilhou no mesmo dia um videoclipe em que aparece junto ao fictício personagem Pikachu: Electric é um trabalho que faz parte de “Pokémon 25”, álbum que comemora os 25 anos da série de jogos – ainda sem data de estreia.

Gotas de Amor/Oh Chuva – Lucy Alves (Forró, Xote):
O single da cantora e atriz paraibana, Lucy Alves, chegou no dia 13 de maio e é composto de releituras de sucessos do grupo Falamansa. Este é o segundo single do seu próximo disco: “Avisa” será seu terceiro álbum e está marcado para chegar em junho. O trabalho terá mais releituras de Falamansa e a cantora promete trazer os sete singles de “Avisa” toda quinta-feira, até seu lançamento.

Butter – BTS (K-Pop):
O dançante e animado single do grupo, Butter, chegou na sexta-feira, dia 21 e fez BTS quebrar diversos recordes: considerado a melhor estreia da história, em dois dias a música atingiu 36 milhões de reproduções no Spotify e bateu 10 milhões de visualizações no YouTube em menos de 24 horas.

Álbuns:

Scaled & Icy – Twenty One Pilots (Hip-Hop Alternativo):
“Scaled & Icy” é o sexto disco de estúdio do duo Twenty One Pilots e foi disponibilizado em todas as plataformas de streaming em 21 de maio. O trabalho é posterior ao sucesso do disco “Trench” (2018) e tem onze faixas, incluindo os singles “Shy Away”, “Choker” e “Saturday”. Nesta novidade, os músicos buscam uma sonoridade mais dançante e pop.

Turma no Quintal (Ao Vivo) – Turma do Pagode (Pagode):
Com vinte faixas, o grupo Turma do Pagode apresenta em CD e DVD; e disponibiliza nas plataformas de streaming, o trabalho “Turma no Quintal”, que chegou na sexta-feira, 21. Participam do trabalho a dupla Os Prettos, no medley “Enquanto a Gente Batuca/Deixa Cair /Melhor pra Nós Dois”, além de contar com o sambista Tiee, o grupo Vou Pro Sereno e Grupo Menos é Mais em outras canções.

EP:

muda – Big Up (Reggae):
E na sexta-feira, 14 de maio, o trio paulista formado por Gabriel Geraissati, Lucas Pierro e Ras Grilo trouxe o EP “muda”. O curto e leve trabalho compõe cinco músicas e começa com a faixa “pequena”, no qual participam o trio niteroiense de grande sucesso, Melim. “muda” também tem a participação de Gilsons em “deixa fluir”. Este é o segundo EP dos músicos, após AZÚ, lançado em 2020.

Aniversariantes:

Born This Way – Lady Gaga (Pop):

Foto: Divulgação

O aclamado segundo disco da cantora Lady Gaga comemorou uma década no dia 23 de maio. Após os sucessos de The Fame (2008) e The Fame Monster (2009), a artista presenteou os fãs com um trabalho no qual buscava trazer visibilidade e mais respeito às bandeiras LGBT’s da época, com canções que tratavam de liberdade sobre sua opção sexual, sendo considerado uma catarse aos seus fiéis admiradores. Isso fez Born This Way ser alvo de ataques religiosos e censurado em alguns países. Com diversas camadas, os temas da obra são tocados sob influências de electro pop, dance e electro rock, todos à maneira única da cantora. Uma das melhores obras de Lady Gaga, o disco conta com a homônima “Born This Way”, a balada “You and I” e a polêmica “Judas”, além de outras faixas memoráveis, sendo um marco na cultura pop e na carreira da jovem que estava em ascensão. Para comemorar os dez anos de Born This Way, a cantora prometeu relançar o disco em parceria com artistas LGBTQIA+.

Sombrou Dúvida – Boogarins (Indie Rock):

Foto: Divulgação

Sombrou Dúvida é o quarto disco do grupo goiano de rock indie e psicodélico Boogarins, e no dia 10 de maio comemorou dois anos de sua estreia. O trabalho veio após o álbum “Lá Vem a Morte” de 2017 e tem dez faixas, começando com “As Chances”, seguindo com a querida “Sombra ou Dúvida”, viajando por diversas outras faixas até terminar em “Passeio” . Firmes na proposta de misturar poesia e muita psicodelia, Sombrou Dúvida discorre experimentalismo em canções que trazem aura de devaneios e labirintos. Bem recepcionado, a obra também foi eleita um dos 25 melhores álbuns brasileiros do primeiro semestre de 2019 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.


Erika Oliveira – estudante de jornalismo

You may also like

More in:Cultura

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *