Promover discussões sobre cidadania e a necessidade de cuidarmos do espaço público comunitário é um dos principais objetivos do projeto “Sonhos no Ar”, que ministra oficinas de grafite, fotografia e escultura para moradores de Mauá, na Grande São Paulo.
As atividades são gratuitas e acontecem na ECOSOL – Centro Público de Economia Solidária e na Praça Professora Adélia A. Moreira de Deus, entre os meses de outubro e novembro. As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro e são feitas por meio deste formulário. Os participantes precisam ter mais de 15 anos e o mesmo candidato pode se inscrever para mais de uma atividade, caso tenha interesse.
O projeto tem início com uma palestra sobre Fotografia e Cultura Maker, com objetivo de divulgar a iniciativa e incentivar a participação da comunidade. O bate-papo acontece na ECOSOL – Centro Público de Economia Solidária, no dia 20 de outubro, às 15h30.
Com aulas práticas e expositivas, a Oficina de Fotografia tem encontros na ECOSOL – Centro Público de Economia Solidária nos dias 31 de outubro e 1 e 3 de novembro, das 9h às 11h (Turma 1) e das 14h às 16h (Turma 2).
A proposta da atividade é passar por temas como a história da fotografia, sua importância para a sociedade, seus desdobramentos até os dias atuais, a câmera escura, as diferenças entre as câmeras profissionais e de celular e técnicas básicas de captação de imagem, tratamento e edição. Os participantes irão manusear e fotografar com câmeras DSLR e as melhores fotos produzidas nas aulas serão exibidas no evento de encerramento do projeto.
Já a Oficina de Escultura Cenográfica tem encontros na Praça Professora Adélia A. Moreira de Deus, entre os dias 7 e 11 de novembro, das 9h às 11h (Turma 1) e das 14h às 16h (Turma 2). Durante o curso, será realizada uma intervenção artística no espaço público a partir da instalação de elementos tridimensionais de caráter estético-funcional como, por exemplo, paraciclo, cabine para troca de livros, arquibancada para plantas, rede coletiva, estrutura de sombreamento, placas informativas etc.
Os participantes poderão contribuir com a montagem e acabamento dos objetos, tendo contato com várias técnicas de construção. E, entre os conteúdos abordados, estão o espaço público e a sua dinâmica (direitos, deveres e desafios); as noções básicas de marcenaria, serralheria e processos escultóricos; as ferramentas e as suas utilizações, os materiais e suas características e especificidades; e a lógica da construção de dispositivos tridimensionais (encaixes e módulos).
Por fim, a Oficina de Grafitagem também acontece na praça entre os dias 7 a 11 de novembro, das 9h às 11h (Turma 1) e das 14h às 16h (Turma 2). A atividade dialoga diretamente com a Oficina de Escultura, e serão feitas intervenções com cor em pontos estratégicos da praça. Está prevista a elaboração de uma pintura principal, que poderá ser um mural, caso haja parede disponível, ou ação de interferência nas calçadas e bueiros. Também serão pintados alguns dos objetos já existentes no local, assim como os novos elementos construídos pela oficina de escultura.
Os participantes terão a experiência de aprendizado acerca de processos práticos de pintura em ambiente externo, confecção e aplicação de stencils, e a compreensão de diferentes superfícies e suas texturas. Entre os temas abordados estão, a apresentação dos principais veículos de tinta (rolinhos, trinchas e spray); estêncil e suas possibilidades; superfícies e suas diferentes texturas; tipos de tinta, diluição e mistura de cores; e a dinâmica da arte na rua/no espaço público.
Ao final de todas as atividades, acontece o Evento de Encerramento do projeto na Praça Professora Adélia A. Moreira de Deus, no dia 12 de novembro, das 11h às 17h. Na ocasião, a comunidade poderá ver de perto o resultado das oficinas em uma exposição das melhores fotografias e ao contemplar as esculturas, grafites e outras intervenções feitas no espaço público. Além disso, o evento será repleto de apresentações e atividades artísticas.
O projeto ‘Sonhos no Ar’ é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora, que conta com o patrocínio da Braskem e apoios das Prefeituras de Mauá, Santo André e São Paulo (por meio da Subprefeitura de São Mateus). A iniciativa é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
As atividades trazem, além de conteúdos introdutórios e conhecimentos técnicos de cada linguagem, a vivência e o aprendizado a respeito da importância da reciclagem, do descarte correto de resíduos e do cuidado com o espaço público. Também serão trabalhados saberes de caráter subjetivos, como o desenvolvimento da autonomia, o sentimento de pertencimento à comunidade e o trabalho em equipe.
Sobre a Numen Produtora
A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.
Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.
Serviço
Projeto Sonhos no Ar
Inscrições: gratuitas e devem ser feitas até 26 de outubro pelo link: https://bit.ly/SonhosMauá
Público: participantes devem ser maiores de 15 anos
Palestra sobre Fotografia e Cultura Maker
20 de outubro (quinta-feira) às 15h30
Local: ECOSOL – Centro Público de Economia solidária
Vagas: até 150
Oficina de Fotografia:
Local: ECOSOL – Centro Público de Economia solidária
Vagas: 60 (2 turmas de 30 alunos)
Horário: turma 1 – 09h às 11h / turma 2 – 14h às 16h
Dias da oficina: 31/10, 01/10 e 03/11
Oficina de Escultura Cenográfica*
Local: Praça Professora Adélia A. Moreira de Deus
Vagas: 60 (2 turmas de 30 alunos)
Horário: turma 1 – 09h às 11h / turma 2 – 14h às 16h
Dias das oficinas: 07/11, 08/11, 09/11, 10/11 e 11/11/2022
Oficina de Grafitagem*
Local: Praça Professora Adélia A. Moreira de Deus
Vagas: 60 (2 turmas de 30 alunos)
Horário: turma 1 – 09h às 11h / turma 2 – 14h às 16h
Dias das oficinas: 07/11, 08/11, 09/11, 10/11 e 11/11/2022
*Em caso de chuva, as oficinas de escultura cenográfica e grafitagem vão acontecer no ECOSOL – Centro Público de Economia Solidária.
Rua: Oscarito, 809 Jd. Sônia Maria – Mauá
Evento de encerramento
Local: Praça Professora Adélia A. Moreira de Deus
Público: 1300 pessoas
Horário: das 11h às 17h
Dia do evento: 12/11/2022 (sábado)