Tecnologia

O que faz um administrador de redes?

Hoje em dia, cada vez mais as empresas estão dependentes dos computadores. O mundo moderno trouxe muita automação e muitas facilidades para certas áreas. Coisas que precisavam de dias para ser feito, precisava de um planejamento gigantesco, de muitas pessoas envolvidas, agora pode ser feito através da tela de um computador em um terço do tempo.

O que não significa de maneira nenhuma que a modernidade não queira profissionais que saibam muito bem do que estão fazendo para manter tudo em dia. Afinal, tudo sem seu preço, se por um lado agora a automação de certos serviços e as facilidade que os computadores trouxeram tornaram tudo mais fácil, por outro nós colocamos muitas responsabilidade nesses sistemas.

Então se você centraliza tanta responsabilidade a um único computador, por exemplo, e ela acaba dando problema, você automaticamente cria uma dor de cabeça gigantesca para a empresa toda. E pensando nisso, parece lógico que todo negócio precisa de um profissional que impeça as coisas de chegar nesse nível, mas qual é esse profissional?

Algumas pessoas podem não saber, mas o responsável por manter toda a parte de sistemas e servidores em dia é o Administrador de Redes. 

Esse profissional tem muita responsabilidade dentro de uma empresa e não deve ser confundido com o profissional de TI, uma vez que este tem uma função mais ligada à manutenção e funcionamento correto de hardware.

Sabendo a importância de um profissional tão específico e que presta um serviço tão específico, é de se esperar que as pessoas nesse cargo ganham relativamente bem, principalmente em empresas grandes que precisam de sistemas complexos funcionando.

E para ajudar você nisso, hoje estamos aqui para falar tudo sobre esse cargo e te ensinar o que fazer e como se tornar um administrador de redes.

Como é o trabalho?

Um administrador de redes é um profissional que vai estar sempre quebrando a cabeça para fazer que todo o sistema de uma empresa funcione perfeitamente. Esse sistema é não só os operacionais de cada computador, mas também a rede de internet, as redes de nuvem que a empresa usa, e tudo mais que conecte algo a alguma coisa digitalmente ali dentro.

Isso significa que toda a responsabilidade de manter a empresa conectada ao mundo e a todas as funções que ela obrigatoriamente precisa fazer para funcionar é dele. 

Não à toa o salário de alguém que trabalha nesse cargo pode ir a mais de 5 mil reais, chegando a até mais dependendo da empresa em que trabalha.

O que essa pessoa estuda?


Existem dúvidas sobre o tipo de faculdade ou curso que possa existir para que a pessoa trabalhe nessa área. É claro que antes de entrar na área do curso superior, existem várias coisas que as pessoas dessa área estudam, que passam desde o mais básico de informática a treinamentos Business Intelligence quando necessário.

Mas na área da formação, não existe apenas um curso específico para trabalhar na área, na verdade os profissionais variam. Existem pessoas que cursam o velho e bom TI mesmo,enquanto tem pessoas que cursam análises de sistemas, que tem uma matéria até mais direcionada a essa área.

Mas no geral, existem vários cursos que podem ser feitos para aprimorar o conhecimento de alguém dessa área, todos mexendo com sistemas, com administração de rede redes e com a manutenção disso tudo.

Mas vale lembrar que assim como e com outras áreas, você ter muitos diplomas pode nao te ajudar tanto quanto ter conhecimento prático das coisas, e o mercado vai sempre preferir lidar com pessoas que saibam como se virar sob pressão, afinal, quando esse tipo de coisa dá problema em pleno experiente, pode ter certeza que tudo se torna uma grande correria. 

Pessoas nessa área têm boas oportunidades de emprego?


Sempre que falamos de uma área em que o prestador de serviço trabalha em uma função muito específica, é de se imaginar que as vagas sempre apareçam e sempre pareçam pagando relativamente bem desde o começo.

Quem trabalha com TI sempre reclama que disputa vaga com pessoas menos qualificadas, geralmente familiares de alguém da empresa e isso se dá muito pelo fato de que várias empresas subestimam o trabalho deles.

Apesar de algo similar acontecer com os Administradores de rede, geralmente o emprego deles exige coisas mais técnicas, muitas vezes técnicas demais para que uma empresa decida não investir de verdade em um profissional com conhecimento técnico sobre o assunto.

Dessa forma, podemos afirmar que as pessoas que trabalham administrando redes tem sim um bom espaço no mercado de trabalho,apesar dos pesares, e se conseguir entrar em uma empresa grande, o salário pode acabar sendo bem legal.

Claro que o trabalho é grande e existe muita responsabilidade, sem falar na pressão, mas para quem gosta de lidar com organização, e quem sabe trabalhar rápido, esse pode ser um ótimo caminho profissional.

You may also like

More in:Tecnologia

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.