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Neste sábado, conversa na exposição “Nem sempre dias iguais”, no Museu da República

Neste sábado, dia 30 de julho, às 10h, será realizada uma conversa gratuita e aberta ao público na exposição coletiva “Nem sempre dias iguais”, com a participação das artistas cariocas Bárbara Copque, Cláudia Lyrio e Yoko Nishio e da curadora Isabel Portella.

A mostra pode ser vista até o dia 25 de setembro , de graça , no Palácio do Catete , Museu da República . Com curadoria de Isabel Portella, a mostra ocupa as três salas de exposições temporárias com cerca de 68 obras, dentre pinturas, desenhos e fotografias, produzidas durante o isolamento social. 

“Os trabalhos resultam dos afetos provocados pelo período pandêmico em nossas pesquisas individuais”, dizem as artistas.

Os trabalhos tratam de temas cotidianos, para além da pandemia, como o nosso contato com o mundo através das telas, as relações interpessoais e o excesso de informações e imagens fragmentadas do nosso dia a dia.  Além de artistas, todas são professoras e pesquisadoras

“Barbara Copque, Cláudia Lyrio e Yoko Nishio – três artistas que traduziram suas vivências durante a pandemia a partir de diferentes poéticas. São olhares que desafiam o medo e a angústia, criando possibilidades de fuga. A porta da rua, as imagens digitais temporárias, grafismos que criam outras invisibilidades são as vias escolhidas por essas mulheres para ultrapassar. Independente do momento, sempre existirá resistência, procura, erros e acertos. Mas certamente sempre haverá essa luta entre a luz e a escuridão, entre o medo e o prosseguir, que leva a propostas e entendimentos incríveis. É o que define a superação criativa, tão inerente ao feminino”, afirma a curadora Isabel Portella.

Antropóloga, a artista Bárbara Copque sempre teve a rua como interlocutora. Durante o isolamento social, no entanto, a porta passou a ser o seu contato com a rua, e ela produziu cerca de 800 fotografias a partir do olho mágico da porta de sua casa. Quinze destas fotografias, em formato redondo, com  6,5cm de diâmetro, para que o público também tenha a sensação de estar vendo através de um olho mágico, são apresentadas na exposição. Além dessas, também são apresentadas duas impressões especiais que provocam uma ilusão de ótica com imagens em movimento.

“A porta é a minha rua e o olho é mágico é uma série de imagens onde, num movimento de autoetnografia – experiências corporificadas, reflexivas e emotivas – , retomo o meu dialogar com a rua ou o meu ‘ruar’ com coisas e corpos sem-isolamentos, que circulam e trabalham, num constante vaivém, enquanto eu seguia conectada nas telas e ‘olhos mágicos’”, conta Bárbara Copque.

Com obras em grandes dimensões, com tamanhos que chegam a dois metros de altura,  a artista Cláudia Lyrio apresenta sete desenhos/pintura da série “Manuscritos de Si”, que relacionam imagem e escrita. Formada em literatura, a artista interrompeu a pesquisa que vinha fazendo antes da pandemia para mergulhar dentro de si, ampliando as escalas.

Com textos autorais, cada tela pode ser vista como a página de um livro, com escritas em tinta acrílica, grafite, carvão, etc., com colagens de papel, tela e fitas. Nas telas, é possível ler os manuscritos, mas também pode-se ler a obra enquanto grafismo, textura e escala. “Se a escrita nasceu da imagem, há uma imagem que nasce da escrita. Escrever é tornar visível e/ou criar outras invisibilidades? Espaço, tempo, contexto, texto, linhas que se torcem e se cruzam. Fruir o erro e o rabisco, vacilar’, questiona a artista.

Isolada na casa de sua mãe, sem acesso a nenhum material artístico, nem mesmo papel, a artista Yoko Nishio começou a desenhar na própria mão com caneta esferográfica durante o início da pandemia, em trabalhos que fotografava e compartilhava com os amigos. Com centenas de fotos, a artista escolheu as 30 imagens feitas durante o mês de abril de 2020 para mostrar na exposição.

“São desenhos efêmeros, que em breve desapareceriam. E a mão, na sua tripla contradição, é o suporte possível de morte, vida e ação”, afirma a artista.

Além desta série, Yoko Nishio também apresenta pinturas da série “Indexados”, em óleo sobre tela, medindo 90cmX50cm, em formato vertical, como a tela do celular. “São imagens fragmentadas, que vemos o tempo todo nas telas, não só durante a pandemia, mas no nosso cotidiano”, ressalta a artista, cujas obras dão  continuidade a sua pesquisa sobre imagem e vigilância. A oferta de imagens remotas nas redes acende para o perigo de uma nova antropometria que vigia os corpos e suas atuações.

SOBRE AS ARTISTAS

Bárbara Copque ama a Portela, seu time é o Madureira e fotografa desde pequena. É pós-doutora em ciências sociais, deu máquinas fotográficas para crianças em situação de rua, entrou com máquinas nos presídios cariocas e sempre utiliza a fotografia nos seus estudos sobre violência institucional; participa como curadora da FAIM – Festival de Artes de Imbariê e do coletivo Negras[fotos]grafias, publicou livros, artigos, realizou ensaios fotográficos, vídeos etnográficos e participou de exposições individuais & coletivas, sendo as últimas no Museu de Arte do Rio de Janeiro/MAR, nas exposições “Casa Carioca” e “Crônicas Cariocas”. Atualmente é profª adjunta na UERJ, onde subchefia o Departamento de Formação de Professores, coordena o Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas, participando também, do grupo Afrovisualidades e dos projetos de extensão MACP – Mapeando Arte e Cultura visual Periférica e Museu Afrodigital Rio de Janeiro. Ademais, tem um laboratório fotográfico no banheiro da casa e segue cegamente as palavras de Saramago: “é necessário dar a volta nas coisas para vê-las melhor.”

Cláudia Lyrio é natural do Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. É professora substituta no curso de Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ. Graduada em Pintura e Letras (UFRJ), é Mestre em Literatura (UFRJ) e Especializada em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-Rio). Desenvolve sua pesquisa em torno da ideia do ciclo da vida, em trabalhos híbridos de desenho, grafismo e pintura, instalação, objetos e gravura. Entre as exposições coletivas que participou, destacam-se: 7 Etnógrafos, Galeria dotArt, Belo Horizonte/MG (2020); A Melancolia da Paisagem, Sem Título Arte Galeria, Fortaleza/CE (2019); Miragens, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro/RJ (2017); Além da Imagem, Sem Título Arte Galeria, Fortaleza/CE (2017) e Imersões, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro/RJ (2017). Foi selecionada para diversos salões, entre os quais o Salão dos Artistas Sem Galeria 2022; Novíssimos (2019); Fortaleza/CE (2017); Guarulhos/SP(2016); e Vinhedo/SP (2016), quando obteve o Prêmio Aquisição de Pintura.

Yoko Nishio é artista visual, professora adjunta da Escola de Belas Artes da UFRJ e pesquisadora. Começou a se dedicar ao tema da violência no doutorado com a pesquisa sobre desenhos e inscrições nas paredes de prisões e delegacias. É doutora e mestre em Artes Visuais pela EBA/UFRJ. Tem diversos trabalhos publicados sobre a relação imagem e violência. Expôs em 2018 no 9º Salão dos Artistas Sem Galeria, nas galerias Zipper (SP), Sankovsky (SP) e Orlando Lemos (MG) e no Abre Alas 14, na galeria Gentil Carioca. Atualmente é pesquisadora do NuVisu – Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas, e do Projeto de Pesquisa e Extensão MACP – Mapeando Arte e Cultura visual Periférica.

Serviço: Conversa na exposição Nem sempre dias iguais

Sábado, dia 30 de julho, às 10h

Exposição: até 25 de setembro de 2022

Palácio do Catete, Museu da República

Rua do Catete, 153

Catete – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2127.0324

De terça a sexta, das 10h às 17h. Sabados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

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