O fotógrafo carioca Raphael Coelho vem conquistando reconhecimento na fotografia de paisagem e astrofotografia, acumulando menções honrosas em importantes concursos internacionais, como o IPA (International Photography Awards) e o BIFA (Budapest International Foto Awards). Além da formação em diversas escolas de fotografia, participa regularmente de expedições fotográficas pelo Brasil e pelo mundo.

Entre os destinos registrados por suas lentes estão o Deserto do Atacama, Bolívia, Patagônia, Ilhas Lofoten, Islândia, Portugal, Jalapão, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Seridó e Mangue Seco.
Em sua primeira participação no projeto artístico, Raphael apresentou a série “Ícones do Rio de Janeiro”, uma homenagem à cidade onde nasceu. O trabalho retrata alguns dos principais cartões-postais cariocas em diferentes condições de luz e cores, passando pelo pôr do sol e a “hora dourada”, pela “hora azul” e chegando à luminosidade intensa do meio-dia.

Conhecida como a cidade da beleza e do caos, o Rio de Janeiro possui uma arquitetura marcada por formas arredondadas que dialogam com suas curvas naturais. Um dos destaques da série é o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, projetado por Oscar Niemeyer. Como astrofotógrafo, Raphael também incorporou a Lua em algumas das composições, agregando ainda mais impacto às paisagens urbanas.
O fotógrafo também participou da exposição coletiva “O Registro do Olhar”, que integra a Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea (BELA). Com curadoria de Edson Cardoso, a mostra reuniu fotógrafos e artistas visuais que exploram a fotografia como forma de expressão e registro de memórias, paisagens e transformações do cotidiano.
Com um trabalho que une técnica, sensibilidade e paixão pela exploração de novos cenários, Raphael Coelho segue se destacando no universo da fotografia contemporânea.
Instagram: @raphaelcoelhophoto
Foto Capa: Alinhamento – Raphael Coelho
