woman meditating in bedroom
Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com
ComportamentoDestaqueNegóciosSaúde

Meditação: o que é, para que serve e benefícios

A meditação se tornou uma das práticas mais realizadas e procuradas na internet pela maioria das pessoas, isso porque ela traz diversos benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental dos praticantes.

Com o início da pandemia do novo coronavírus, diversas pessoas se sentiram mais ansiosas e procuraram com exercícios físicos que conseguiam fazer dentro de casa para melhorarem a sua qualidade de vida, mesmo em um momento tão difícil.

Até mesmo pessoas que contraíram a COVID-19 e tiveram que adquirir um respirador pulmonar para auxiliar na melhor respiração viram benefícios quando começaram a praticar a meditação dentro de suas próprias casas.

Por isso, hoje iremos falar mais sobre a meditação, o que ela é, para o que serve e os benefícios que ela pode trazer para a sua vida a partir do momento em que você começa a praticá-la.

O que é meditação e como ela pode te ajudar

A meditação oferece um estado de consciência completa e é uma técnica de autocontrole que serve para acalmar tanto a mente quanto o corpo. Através dessa prática conseguimos ouvir, refletir e saber gerenciar de maneira mais assertiva nossas emoções e sentimentos.

Existem diversas maneiras de meditação, como meditações guiadas, meditação andando e até mesmo meditação em movimento. O objetivo dessa técnica é tranquilizar a mente, estando consciente no presente para encontrar um espaço calmo em nós mesmos.

Durante a meditação, algumas áreas do cérebro ligadas aos nossos pensamentos positivos são ativadas, e são esses mecanismos que ativam enzimas que atuam no nosso sistema imunológico, aumentando a produção de anticorpos que ajudam na prevenção de doenças.

Isso significa que a meditação auxilia na melhora do nosso sistema imunológico, além de também servir para ajudar nos sintomas de depressão, melhorando o humor e o sistema cardiovascular, pois trabalha bastante a respiração, confiança e autocontrole.

Na internet você consegue encontrar diversos tipos de meditações, assim como se encontra um atestado de saúde ocupacional onde tirar em poucos segundos e com apenas alguns cliques.

A meditação é uma técnica que te faz se concentrar no agora, lidando com suas emoções de maneira natural e simples, te ajudando a se acalmar e a entender que, por mais ruim que seja o momento que você está vivendo, ele irá passar.

Conheça os benefícios da meditação

Agora que você já sabe sobre o que se trata a meditação, chegou o momento de conhecer alguns dos diversos benefícios que essa prática traz para o seu dia a dia e para a sua saúde física e mental. Confira:

Controla a ansiedade

A ansiedade é considerada um problema de saúde pública e que, infelizmente, afeta uma grande parte da população mundial. Nos dias de hoje, esse sentimento tem sido comum em diversas pessoas.

A ansiedade pode ser desencadeada em diversas situações como medo de não terminar uma atividade, se sentir incapaz de realizar algo no trabalho, como uma análise de ar ambiente ou até mesmo dificuldade de organizar a rotina.

Sem tratamentos e cuidados, a ansiedade pode trazer sintomas que afetam o seu dia a dia, como:

  • Sensação de desânimo;
  • Falta de sono;
  • Palpitações;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Insônia.

É normal que uma pessoa que trabalhe com monitoramento ambiental, por exemplo, se sinta ansiosa com muitas demandas, mas quando os sintomas que citamos acima começam a aparecer, é o momento de começar a cuidar de si.

Por isso a prática da meditação é muito importante, pois oferece uma melhor qualidade de vida e possibilita a oportunidade da pessoa praticar o autoconhecimento para que enfrente os obstáculos do dia a dia de forma mais leve e consciente.

Diminui o estresse

Saber cuidar e gerenciar suas emoções é fundamental para o equilíbrio e alcance de uma boa qualidade de vida. Através desse bom gerenciamento dos sentimentos, as relações de qualquer pessoa ficam mais leves.

Durante a prática de meditação, a nossa mente consegue atingir um estado de repouso máximo, eliminando tensões e preocupações do dia a dia, diminuindo o estresse que prejudica o seu bem-estar.

Para tornar esse momento ainda mais especial, você pode procurar por uma empresa de mudas florestais e adquirir algumas para deixar no espaço que realizará a sua prática de meditação, pois elas auxiliam na criação de um espaço aconchegante para esse momento.

Foca nas atividades

Praticar alguma atividade física é de extrema importância para uma boa qualidade de vida. Durante o exercício ocorre a liberação de hormônios que são benéficos e promovem uma sensação de prazer para você, além de ajudar na manutenção do corpo e na perda de peso.

Além disso, praticar alguma atividade física auxilia na melhor concentração nas atividades importantes do dia a dia, como trabalhar, cuidar da casa, ficar com a família, estudar ou até mesmo aproveitar um momento de lazer com mais qualidade.

Claro que, para isso, também é importante contar com materiais, como boas cadeiras para escritório ergonômicas para melhorar a sua postura, já que a nossa coluna é o canal de passagem de diversas sensações que nos acompanham no dia a dia.

A meditação auxilia na concentração, já que a prática te faz focar no momento presente e se preocupar apenas com o agora. Assim, você aprende a levar esse mantra para o dia a dia a aplicá-lo a diferentes momentos da sua rotina.

Melhora a qualidade do sono

Para ter uma noite de sono de qualidade é necessário realizar mudanças de hábitos e do seu estilo de vida. Claro que isso depende de alguns objetivos e obviamente da pessoa que deseja essa melhora para sua vida.

Nos dias de hoje, alguns hábitos podem acabar prejudicando a qualidade de sono das pessoas, principalmente as que sofrem com estresse, insônia e ansiedade. É preciso estar disposto a mudar alguns hábitos para ter uma boa qualidade no sono.

O número de pessoas que apresentam um atestado médico ocupacional na empresa por problemas relacionados ao sono é enorme, isso porque muitas delas não conseguem descansar de verdade no único momento do dia que é destinado apenas para isso.

Definir um horário para ir para a cama e praticar a meditação são hábitos fundamentais para se ter uma noite de sono de qualidade. Criar essa rotina e esses hábitos no dia a dia favorecem a sua saúde e mudam completamente a qualidade da sua noite de sono.

Comece hoje mesmo a sua prática de meditação

Muitas pessoas acham que para começar a fazer meditação é necessário ter diversos equipamentos e ferramentas que custam rios de dinheiro e são difíceis de encontrar, mas isso é puro mito.

A única coisa que você precisa para começar a fazer meditação é disposição, um espaço silencioso e vontade de mudar sua qualidade de vida e melhorar sua saúde física e mental através dessa prática.

Na internet e nas redes sociais, assim como você encontra uma lixeira coleta seletiva aço inox em alguns segundos, você também consegue encontrar vídeos e materiais gratuitos para te ajudar a começar essa prática diretamente da sua casa.

Defina um melhor horário para sua prática, que pode ser durante a manhã, assim que você acordar, no meio do dia, durante seu horário de almoço, no fim do seu expediente ou até mesmo a noite, antes de dormir.

Encontre um lugar calmo, se possível, bem silencioso e com poucos barulhos externos que possam te atrapalhar. Se desejar, coloque uma música ideal para esse momento, isso irá te ajudar a se concentrar mais.

Fique deitado ou sentado e, se quiser deixar esse momento ainda mais especial, pode desligar as luzes e até mesmo acender uma vela aromatizante ou um incenso para deixar o espaço propício para a sua prática.

Agora é só aproveitar e respirar fundo, deixando de lado as preocupações e se concentrado apenas no momento presente e entendendo que nem tudo está sob seu controle, mas sabendo gerenciais suas emoções, tudo fica mais simples.

Fazendo essa prática diariamente você verá como ela pode mudar a sua vida e proporcionar não apenas uma melhor qualidade de vida e saúde física e mental, mas também uma nova perspectiva de vida e nova visão sobre os momentos difíceis.

A meditação é uma prática sem contraindicações, pode ser realizada por qualquer pessoa e a qualquer momento. Você também pode combiná-la com outra atividade física que gostar, não há nenhum problema.

O importante é cuidar de você e, se for necessário, busque ajuda e profissionais para te auxiliarem a cuidar mais da sua saúde física e mental. Você não está sozinho e, pouco a pouco, irá aprender a cuidar cada vez mais de você mesmo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.