Mapa estratégico: Saiba como fazer e ter sucesso no seu negócio

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Mapa estratégico: Saiba como fazer e ter sucesso no seu negócio

A utilização de um mapa estratégico é essencial para garantir o bom funcionamento do seu negócio, a organização das operações e uma melhor visualização do contexto geral da empresa.

O mapa estratégico possui o intuito de evitar falhas e auxiliar na identificação dos objetivos da organização, a fim de alcançá-los de maneira organizada e objetiva.

Todo o planejamento possui etapas que necessitam ser executadas em uma determinada sequência e prazo para o sucesso de um projeto.

Desde a confecção de uma válvula de retenção ao planejamento de marketing para a sua venda, tudo deve ser previamente planejado através de um mapa estratégico.

Entretanto, como é possível aplicá-lo ao seu negócio e como ele funciona dentro de uma empresa?

O que é um mapa estratégico?

O mapa estratégico é uma ferramenta de gestão que possui o intuito de otimizar as suas estratégias dentro de um negócio.

Através da representação de cada setor dentro da organização, como eles se relacionam e os planos de ação para alcançar os objetivos dentro de uma empresa, ele consegue tornar o processo mais claro e direto, além de torná-lo mais organizado, principalmente visivelmente.

Por exemplo, se uma empresa realiza a instalação de chuveiros com diferentes aquecedores, mas pretende aumentar a comercialização do sistema de aquecedores de passagem.

Nesse caso, a organização pode construir um mapa estratégico que sinalize cada setor dentro da empresa, as pessoas que fazem parte de e a sua função dentro de cada etapa, a fim de atingir esse objetivo.

O mapa estratégico é disposto em um único diagrama e estrutura os planos de ação que devem ser efetuados dentro do departamento de finanças, administração, jurídico, marketing, entre muitos outros.

Dessa forma, cada setor pode identificar visualmente, de maneira clara e simples, o papel que cada um desempenha para a conclusão de um objetivo em comum com a empresa.

Através da visualização das metas que cada um possui dentro de uma organização e do objetivo final, é possível obter uma maior clareza em todo o processo. Entretanto, por que você deveria implementar o mapa estratégico no seu negócio? Quais são os seus benefícios?

As vantagens do mapa estratégico

A construção de um mapa estratégico no seu negócio possui muitas vantagens, onde a principal é o fato de que todo plano precisa de um planejamento com etapas previamente estabelecidas, a fim de ser bem-sucedido.

Através do mapa estratégico, é possível realizar um planejamento de forma mais simples e clara, além de ser ótimo visivelmente, auxiliando na sua melhor execução.

Ele é uma ferramenta de comunicação, uma vez que todos os setores dentro da organização precisam estar alinhados com a estratégia e o objetivo geral da companhia, além do seu papel dentro dela. 

Além disso, todos devem estar alinhados aos valores, visão e missão da empresa. O seu papel é fundamental para o crescimento do negócio e, de forma simplificada, a sua função dentro da organização é o de:

  • Organizar estratégias;
  • Estruturar os planos de ação dentro de uma empresa;
  • Visualizar os objetivos, metas e planos;
  • Representar o papel que cada setor desempenha na organização;
  • Alinhar e direcionar esforços de forma sincronizada e harmoniosa;
  • Apresentar o planejamento estratégico a todos os participantes da empresa.

Esses são os principais pontos em que um mapa estratégico pode auxiliar dentro de uma companhia e a sua utilização pode melhorar consideravelmente a comunicação interna, onde se obtém uma maior compreensão do papel que cada um desempenha.

Por exemplo, se o objetivo de uma empresa é aumentar a margem obtida na venda de mancal de rolamento, o setor financeiro pode desenvolver e alcançar metas importantes para a sua resolução e, assim, aumentar os lucros do negócio.

Além disso, é possível visualizar rapidamente as relações de causa-efeito, uma vez que as metas e objetivos são previamente estabelecidos e mostrados para todos, sendo esse também um ponto fundamental para uma melhor tomada de decisões dentro do negócio.

O que é Balanced Scorecard?

O mapa estratégico utiliza elementos do Balanced Scorecard, de forma a apresentar os objetivos do negócio através de quatro diferentes perspectivas e o seu resultado final, sendo este, comparado ao organograma da empresa.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de análise que é utilizada de forma a observar o desempenho de um negócio através da observação de quatro diferentes perspectivas dentro de uma empresa.

Dentre as quatro perspectivas do Balanced Scorecard, a perspectiva dos clientes é a primeira, onde se deve elaborar uma proposta de valor em torno das necessidades e expectativas que o cliente possui sobre a empresa.

Por exemplo, o consumidor de uma correia transportadora pode ser uma fábrica que possui a necessidade de que o produto possua uma alta durabilidade, seja extremamente funcional e de alta capacidade de carga, além de veloz e com assistência técnica do produto.

Já a segunda é a perspectiva financeira, onde existe a responsabilidade de gerar e manter a saúde financeira da organização.

Por exemplo, os materiais e equipamentos utilizados dentro de uma indústria para a realização do oxicorte não devem exceder o orçamento e o valor limite para a sua operação, sendo esse um fator extremamente importante para o setor financeiro acompanhar.

A terceira perspectiva é a perspectiva dos processos internos, onde deve ser analisado os caminhos para se otimizar os processos dentro da organização, tendo como referência os objetivos centrais da empresa.

Por exemplo, uma indústria pode investir em uma nova forma de realizar a fundição de ferro, aumentando a qualidade do processo, diminuindo o tempo de produção e, consequentemente, aumentando os lucros do negócio.

Em quarto e último está a perspectiva de aprendizado e crescimento, onde são definidas as competências, habilidades e tecnologias que podem fornecer um maior suporte à estratégia da empresa.

Por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar as vendas de um determinado modelo de balança industrial, pode ser necessário o investimento em uma maior estrutura para a confecção do produto que antes possuía apenas um pequeno espaço dentro da organização.

Através da utilização do Balanced Scorecard, é possível obter uma análise detalhada do objetivo e quais são as ações necessárias para que ele se concretize.

Entretanto, como é possível montar e implementar um mapa estratégia dentro do seu negócio?

Como montar um mapa estratégico?

O mapa estratégico é lido de baixo para cima, entretanto, a sua construção é mais facilitada se realizada de cima para baixo, ou seja, começando pelo objetivo da empresa e, em seguida, as ações que podem levar à sua confecção.

Por exemplo, se uma empresa de pintura automotiva possui o objetivo de expandir o seu negócio através da aquisição de uma grande quantidade de cabine de pintura, pode-se começar com esse objetivo e ir preenchendo as metas necessárias para a sua resolução.

A construção de um mapa estratégico é muito simples, entretanto, é necessário realizar algumas análises para a sua confecção. Para desenvolver um mapa estratégico, é necessário utilizar dois fatores principais:

  • Definir o objetivo principal da empresa;
  • Definir metas e estratégias.

Através dessas definições, é possível criar um mapa estratégico que possui um ótimo potencial de organização e resolução de objetivos.

Definir o objetivo principal da empresa

Para realizar a criação de um objetivo central para a sua empresa, basta levar em consideração a missão, valores e visão do negócio, o porquê de ele existir, o propósito de suas atividades e os seus objetivos de curto e longo prazo.

Essa etapa é fundamental para o processo, uma vez que todas as estratégias e todas as decisões tomadas dentro de um negócio devem girar em torno dela.

Todas as ações estratégicas, propostas comerciais, tomada de decisões, rotinas de trabalho, metas de cada setor dentro da organização e entre outros fatores devem possuir como principal orientação o objetivo geral da empresa.

Definir metas e estratégias

Os caminhos para chegar a um objetivo devem ser pensados de forma a se alinhar com as quatro perspectivas de Balanced Scorecard, ou seja, a perspectiva do cliente, financeira, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Dentre os principais temas, estão:

  • Áreas em que é necessário atingir a excelência;
  • Ações necessárias para atingir o objetivo;
  • Cronograma de atividades;
  • Construir estratégias e ações que se destacam da concorrência.

Através desses elementos, é possível construir um ótimo mapa estratégico para o seu negócio e organizar as suas metas, além de alinhar o seu objetivo com toda a empresa.

Além disso, é possível relacionar as perspectivas de Balanced Scorecard de forma direta ao objetivo final.

A perspectiva financeira deve avaliar a receita e a produtividade do negócio, ou seja, para alcançar o objetivo de equilíbrio financeiro.

Para que isso aconteça, é necessário construir estratégias para fidelizar clientes, ampliar o mercado, criar novos produtos, reduzir gastos ou outras ações que cheguem a essa resolução.

Já a perspectiva dos clientes deve traçar metas que possuam como objetivo aumentar o nível de satisfação e aumentar o relacionamento e a comunicação com eles.

Nessa etapa, é necessário utilizar majoritariamente estratégias de marketing, a fim de atrair e fidelizar os clientes. Além disso, é possível utilizar preços competitivos, um ótimo atendimento, construção de um relacionamento com o cliente e liderança do produto no mercado.

A perspectiva dos processos internos deve otimizar os processos dentro da empresa. Nessa etapa é necessário o gerenciamento das operações, clientes, inovações, mensuração de resultados, entre outros elementos.

Por fim, a perspectiva do aprendizado e crescimento deve apresentar as competências, habilidades e recursos necessários, ou seja, quais profissionais e equipamentos são necessários para alcançar o objetivo.

A construção de um mapa estratégico deve girar em torno do objetivo da empresa e, assim, alinhar toda a equipe em metas que auxiliem no crescimento do negócio como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Crédito capa: https://www.ecolife.zone/

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