Em sua sexta apresentação do ano, a série “Concertinhos de Eva” contará com a apresentação de um trio feminino formado pela soprano Ludmilla Bauerfeldt, pela violinista Luísa de Castro e pela pianista Marina Spoladore. No programa “A Menina e a Canção” o público infanto-juvenil terá a oportunidade de assistir ao concerto em que o canto lírico (voz empostada) dialoga com a sonoridade do violino e do piano. O show será no dia 15 de setembro (domingo), às 16h, com entrada gratuita. Livre para todas as idades.
O repertório de “A Menina e a Canção” foi escolhido para trazer sonoridades por meio de obras icônicas de Heitor Villa-Lobos, Camille Saint Saëns, Antonín Dvorak e Richard Strauss. A apresentação será mediada pela Mestra de Cerimônia Carol Ferrniz, que conduzirá junto com as artistas a dinâmica do recital. Ela vai apresentar informações sobre as músicas e promover uma interação com o público presente, havendo espaço para perguntas e respostas entre as canções.
A soprano Ludmilla Bauerfeldt está se consolidando como uma das maiores vozes da atualidade, tendo participado de concertos e festivais na Itália, Suíça, Rússia e Alemanha. Seus últimos trabalhos incluem a estreia brasileira de “Orphée” (Phillip Glass) e “O Rapto do Serralho” (Mozart), no Theatro São Pedro-SP, e a aclamada recente produção de “La Traviata” (Verdi), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A violinista Luísa de Castro também já participou de festivais dentro e fora do Brasil, como Pacific Music Festival, Chautauqua Music Festival e Youth Orchestras of the Americas. Atualmente é spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, membro do Quarteto Kalimera, da Johann Sebastian Rio e da Orquestra Petrobras Sinfônica. A pianista Marina Spoladore já conquistou mais de 30 prêmios em concursos nacionais e latino-americanos e atua intensamente no cenário da música contemporânea, além de se apresentar como recitalista, solista e camerista, como integrante do Abstrai Ensemble e do Trio Paineiras.
A série “Concertinhos de Eva” é um projeto que promove eventos musicais destinados ao público infanto-juvenil e seus familiares. Com a curadoria musical de Tomaz Soares, a iniciativa nasce da compreensão da importância da música como uma linguagem artística que estimula os sentidos e contribui para o desenvolvimento e a formação cultural dos indivíduos.
SERVIÇO:
Dia: 15 de setembro (domingo)
16h: Concertinhos de Eva “A Menina e a Canção”
14h às 18h: Visitas mediadas
Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir de 15h na bilheteria.
Capacidade: 80 pessoas
Classificação livre
Sobre Ludmilla Bauerfeldt:
Ludmilla Bauerfeldt, soprano carioca com formação em Artes Cênicas e Música – Canto. Aperfeiçoou-se na prestigiosa Accademia do Teatro Alla Scala de Milão, Itália, onde protagonizou as produções “Don Pasquale” (Donizetti) e “La Scala di Seta” (Rossini). Vem desenvolvendo carreira como soprano solista em concertos e festivais na Itália, Suíça, Rússia e Alemanha. Presença frequente nas principais casas de ópera no país, seus últimos trabalhos incluem a estreia brasileira de “Orphée” (Phillip Glass) , “O Rapto do Serralho” (Mozart) no Theatro São Pedro-SP e a aclamada recente produção de “La Traviata” (Verdi) do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Sobre Luísa de Castro:
Luísa de Castro é mestre pela Northwestern University e bacharel pela Unirio. Foi receptora do Anna Schauffler Lockwood Award for Excellence in String Music e do Eckstein Fund Grant. Também recebeu o primeiro prêmio no 12º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Como membro do Quarteto Kalimera, recebeu o prêmio de Melhor Intérprete de Música Erudita pela Rádio MEC. Foi aluna de Shmuel Ashkenasi, Almita Vamos e Paulo Bosisio. Já participou de festivais dentro e fora do Brasil, tais como: Pacific Music Festival, Chautauqua Music Festival e Youth Orchestras of the Americas. Já se apresentou como solista à frente da Johann Sebastian Rio, Orquestra Sinfônica Nacional, Rio Villarmônica, entre outras. Atualmente é spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, membro do Quarteto Kalimera, da Johann Sebastian Rio e da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Sobre Marina Spoladore:
Marina Spoladore é pianista paranaense, professora assistente do departamento de piano e cordas da UNIRIO, conquistou mais de 30 prêmios em concursos nacionais e latino-americanos. É bacharel em Piano pela UFRJ, mestre em Musicologia pela UNIRIO e doutora em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua intensamente no cenário da música contemporânea, além de se apresentar como recitalista, solista e camerista, como integrante do Abstrai Ensemble e do Trio Paineiras.
Sobre Tomaz Soares:
Tomaz Soares, natural de Uberlândia, Minas Gerais, é violinista, professor e regente, com atuações como solista, camerista e músico de orquestra. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (Israel/EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros. Apresentou-se como camerista e músico de orquestra na Alemanha, nos Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Em 2020 e 2018, junto com o Quarteto de Cordas Kalimera, Tomaz foi premiado como “Melhor Intérprete de Música Clássica” no Festival da Rádio MEC FM 99,3 MHz, dentre outras premiações no Brasil. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela UNIRIO. Trabalha com curadoria musical e produção das Séries de música de câmara “Concertos de Eva” (série regular) e “Concertinhos de Eva” (série de concertos didáticos), promovidas pela Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Atualmente, integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral, Tomaz é um dos regentes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Sobre a Casa Museu Eva Klabin:
Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.
Capa: Ludmilla Bauerfeldt, Luísa de Castro e Marina Spoladore (Fotos:Thadeu Nogueira/Ana Clara Miranda/Divulgação)