Livro “Rio de Contos 2” celebra mosaico de vozes literárias no Festival do Leitor com diversidade de autores e de textos

5 min. leitura

Nascido das jornadas do Prêmio Rio de Contos, obra revela talentos incógnitos do RJ

O lançamento do livro “Rio de Contos 2” foi a culminância de mais uma edição bem-sucedida do Prêmio Rio de Contos, realizado durante a 5ª edição do LER (Festival do Leitor) no Píer Mauá–RJ. Este concurso visa celebrar e impulsionar talentos literários residentes no estado do Rio de Janeiro, selecionando, a cada edição, cerca de 20 a 25 indivíduos para receberem apoio e investimento em seus potenciais literários. As temáticas do “Rio de Contos 2” variaram do luto à ansiedade de uma mulher em shopping aguardando pagamento. Um púbico expressivo de centenas de pessoas prestigiou o lançamento.

Criado visando ampliar e valorizar a diversidade de vozes autênticas, este projeto seleciona pessoas de diferentes idades, gêneros e etnias para poderem ver suas obras publicadas em um livro. Contando com o apoio completo de uma equipe especializada, os autores selecionados participam de um processo de formação abrangente, que inclui cursos de escrita literária com a professora Cláudia Chigres da PUC Rio e reflexão literária com o professor Leonardo Tonus da Sorbonne – Paris. Nomes como o do professor Pasquale Cipro e MV Bill também já participaram das inúmeras atividades oferecidas aos autores selecionados a cada edição.  Há também mentorias oferecendo orientação personalizada, em estreita colaboração com os autores, trabalhando no amadurecimento e aperfeiçoamento de seus textos que passam por um processo de reescrita garantindo uma publicação final de alta qualidade literária.

De acordo com Bárbara Cortese Caldas, escritora e diretora da Mater Produções, idealizadora e responsável pela organização do projeto, a iniciativa busca promover a equidade e a representatividade entre indivíduos de diferentes origens étnicas, geográficas (dentro do estado do RJ), incluindo negros, brancos, indígenas, e diversas identidades de gênero, como homens, mulheres e pessoas LGBTQAP+. O objetivo é abraçar a pluralidade de vozes e perspectivas, independente da faixa etária. Nesta edição, que contou em seu júri com nomes como Eliana Alves Cruz e Marcelo Moutinho, ambos recentemente laureados com o Prêmio Jabuti, 22 autores foram selecionados, de 20 a 60 anos. Caldas acrescenta que “o termo incógnitos é empregado porque se dissermos que revelamos novos talentos daria o entendimento de que são escritores jovens, ignorando que temos diversidade etária entre os selecionados ou daria a compreensão de que os autores começaram agora, sendo que temos desde escritores com uma trajetória longeva até iniciantes, o projeto aproximou pessoas que residem desde nos metros quadrados mais caros do Rio a oriundas de comunidades”.

A essência do projeto reside na convicção de que todas as vozes merecem ser ouvidas, e que todas as histórias devem ser compartilhadas e celebradas. O “Rio de Contos 2” não só homenageia a riqueza da diversidade e a criatividade dos autores, mas também reafirma o compromisso contínuo de fomentar e apoiar os novos talentos literários.

Ao investir no desenvolvimento desses escritores e transformar suas narrativas em obras publicadas, o projeto reafirma seu compromisso de inspirar as gerações futuras de leitores e escritores, fortalecendo o amor pela literatura e a apreciação pela pluralidade de perspectivas.

A LER – Festival do Leitor, parceiro do Prêmio Rio de Contos, é um evento dedicado a celebrar e promover a leitura e o conhecimento, atraindo cerca de 200 mil visitantes, entre estudantes, educadores, leitores, editores, livrarias, parceiros e público, oferecendo uma programação rica e variada que contempla todas as faixas etárias.

O Prêmio Rio de Contos agora encontra-se no processo de mentorias com os selecionados de sua 3ª Edição enquanto se prepara para lançar o concurso de suas 4ª Edição.

MARCADO:
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso