Fomentando o Empreendedorismo Feminino: 3 estratégias para o sucesso

Um dado da FORBES mostrou que as mulheres passaram de 13% para 17% dos CEOs do país

3 min. leitura

Ser mulher no mercado de trabalho requer enfrentar um desafio diariamente, como reafirmar o seu valor e ter a validação de seriedade em suas decisões são posturas que, por vezes, os homens não aceitam, gerando conflitos internos. Mesmo com as dificuldades presentes, o público feminino não deixa de alcançar grandes marcos. Um ponto muito importante é que desde a pandemia, o mundo nunca mais foi o mesmo e, felizmente, algumas conseguiram conquistar seu espaço.

Uma das áreas de trabalho que mais se expandiu foi o empreendedorismo, no qual uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial (FEM) registrou um aumento de 41% de pessoas do sexo feminino que iniciaram seu próprio negócio em 2020. Com isso, o Brasil já possui cerca de 30 milhões de empresárias.

Isso se deu por alguns fatores, entre eles:

  • Perda de emprego;
  • Redução de salário;
  • Busca pela flexibilização;
  • Maior digitalização.

Além de muitos negócios terem sido criado pelas empresárias, oportunidades foram abertas para as já inseridas no mercado de trabalho, conquistando cargos e condições salariais melhores.

Começar no mundo empresarial é entender que o mar, com certeza, não será de flores, mas mesmo que a caminhada seja devagar, é melhor iniciar do que se estagnar em apenas planejamentos que nunca saíram do papel. A sobrevivência, por vezes, é o que move as mulheres, na esperança de um dia alcançarem condições mais igualitárias comparado ao universo masculino.

Algumas estratégias de sucesso fizeram com que os meus negócios conseguissem alcançar voos maiores, entre eles:

  • Persistência:

Entender que mesmo com os dias ruins batendo à porta é necessária muita organização interna, as tentativas nos moldam para enxergar além do momento em que estamos.

  • Clareza de objetivos:

Para sairmos de onde estamos para um patamar maior, é importante visualizar e traçar um planejamento, custos, pessoas envolvidas, o que será ofertado. O objetivo será seu direcionamento de propósito.

  • Sempre tenha com quem contar:

Ter pessoas à nossa volta permite que novas ideias sejam produzidas, e que a visão do negócio não tenha apenas um lado, auxiliando para resolução de problemas e expansão da empresa.

Como CEO da Minds Idiomas, compartilho com todos os colaboradores da nossa rede sobre o nosso propósito, o nosso diferencial no mercado e a importância da humanização. E destaco que o sucesso só acontece com a motivação lado a lado a um processo bem estruturado.

Por: Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas

Leiza Oliveira
MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso