Cultura

Escritoras de Maricá Representam a Cidade na 26ª Bienal do Livro de São Paulo

As autoras participarão de lançamentos individuais e coletivos entre os dias 02 e 10 de julho

O movimento literário de Maricá tem crescido de forma brilhante e exponencial! Prova disso são as produções e os escritores, alguns premiados, que vivem na cidade e levam o nome de Maricá mundo à fora! Desta vez destacamos três escritoras que participarão da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 02 e 10 de julho, no Expo Center Norte: a jornalista Roberta de Souza, e as professoras Alessandra Honorata e Anig Lemos.

Anig Lemos, professora universitária aposentada, se apresentará no dia 2 de julho, às 19h, no estande da Editora Scortecci. A autora participa do lançamento da antologia de poesias, contos e crônicas SCORTECCI 40 ANOS.

Já professora Alessandra Honorata  se apresentará o estande “Escreva, garota!” com o seu livro “Um olhar pela janela do meu lugar de memórias”. A escritora, que caminha para seu sexto livro, estará por lá no dia 03 de julho, domingo, às 21h.

Roberta de Souza, que tem em seu currículo literário mais de 18 títulos, entre obras coletivas e individuais, apresentará ao público paulista seu premiado drama “Ella”, no dia 9 de julho, às 19h no estande da TAG Thutor e Serpentine Editorial.

Um pouco mais sobre as autoras:

Alessandra Honorata é professora, escritora e contadora de Histórias, Mestre em Educação pela UFF-Universidade Federal Fluminense. Sua monografia e seu primeiro livro publicado Um Olhar Pela Janela do Meu Lugar de Memórias, promoveu diversas ações que contribuíram para a organização de uma Biblioteca Comunitária que se tornou Ponto de Leitura e Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, recebendo por esse feito o Título Legislativo Professor Paulo Freire. Publicou recentemente os Fanzines Diário de Uma Professora e Um Olhar Apaixonado e Poético Pela Janela da Sala de Aula com o grupo Armazém de Quinquilharias e Utopias. Participou das Antologias com o Grupo Povo do Livro Escritores de Maricá e com a Editora Proverbo com a qual está editando seu próximo livro solo “Do Graveto ao Giz A Trajetória de uma Educadora”. Realiza oficinas de contação de histórias e tem atuação significativa em projetos sociais, atividades de incentivo a Cultura e a Literatura.

Jorgina Leite Lemos Teles de Brito, também conhecida pelo pseudônimo Anig Lemos é professora universitária aposentada do curso de Letras, ilustradora, contista, artista plástica, ceramista, pedagoga empresarial e atualmente cursa direito previdenciário EAD. Entre o universo da literatura e da escultura Anig teve a oportunidade de participar de vários eventos onde teve seu talento reconhecido, entre eles merecem ser citados a exposição de inauguração do “Espaço Cultural Banco do Brasil-1901” em Vila Isabel, onde estiveram expostas suas esculturas de cerâmica. Desde 2013 participa das Antologias do Grupo Editorial Scortecci, todas expostas na Feira Internacional do Livro em São Paulo. Escreveu livros infantis com ilustrações próprias pela editora “Pingo de Letra” em São Paulo. Em 2021 recebeu o prêmio Sidney Santos da “Lei Aldir Blanc”, pelos seus livros infantis.

Roberta de Souza comanda o Grupo Gaia Comunicação e a Editora Afeto, na cidade de Maricá. Como escritora participou de 10 Antologias (coorganizou 5 delas), 4 Coletâneas (organizou 3 delas), publicou 1 biografia e 4 livros solos. Seu livro Ella ficou em 2º lugar na categoria melhor Drama no Prêmio Ecos da Literatura 2021 e em 3º lugar na mesma categoria no Prêmio Reflexo Literário. Em 2022 organiza os livros “Caí na Net, e Agora?” e “Entre Bruxas”, está à frente da organização da Coletânea “Essas Mulheres Maravilhosas e suas Histórias Inspiradoras” e se prepara para lançar seu 5º livro solo. É membro número 002 da AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira) e é membro/fundadora do Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá. É membro da ACILBRAS – Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, cadeira 865.

You may also like

More in:Cultura

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.