Ensino à distância atraiu mais interessados do que o presencial em 2020, mostra estudo
DestaqueEconomiaEducaçãoNegócios

Ensino à distância atraiu mais interessados do que o presencial em 2020, mostra estudo

As matrículas em cursos de ensino à distância (EAD) tiveram um aumento de 428% nos últimos anos. É o que mostra um levantamento da Educa Insights. Em 2020, os estudantes que ingressaram nos cursos remotos superaram os calouros nos cursos presenciais: das mais de 3,7 milhões de novas matrículas em instituições públicas e privadas, mais de 2 milhões (53,4%) foram para os cursos à distância.

“Podemos elencar como atrativos desta modalidade a flexibilidade para assistir as aulas no horário ou local que o aluno preferir, mensalidades mais baratas e a ausência de gastos com transporte e alimentação. Esses fatores fazem o EAD ser a melhor alternativa para muitos estudantes. Por isso vemos esse aumento expressivo deste modelo de ensino, principalmente durante a pandemia, já que de 2019 a 2020 o número de ingressantes no EAD cresceu 26,2%, segundo o Censo da Educação Superior”, justifica Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft.

A área da saúde foi a que mais atraiu o interesse dos estudantes dentro do EAD. Cursos do segmento cresceram 78% em relação a 2019, com 78.527 estudantes a mais. As disciplinas mais buscadas em 2020 foram Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem.

Para Michel, o investimento, por parte das instituições de ensino, em softwares, internet e compra de equipamentos proporcionaram essas condições para seus alunos. “A transformação digital e ascensão  da tecnologia e internet no Brasil possibilitaram o aprendizado remoto para ampliar o acesso à educação, democratizando esse ingresso na tão sonhada graduação e especializações em um momento delicado do país”, reflete Michel.

Sobre a Edusoft

Uma das marcas brasileiras pioneiras em soluções para gestão educacional, a Edusoft é uma edtech que atende desde escolas de educação infantil até universidades e grandes grupos educacionais. A empresa foi fundada em 1984 e gerencia a relação de 300 instituições e redes de ensino com mais de 500 mil alunos. Seu carro-chefe é a plataforma Mentor, que permite o gerenciamento de todo o ciclo de vida do cliente, desde a área comercial e financeira até as avaliações, processos seletivos e inscrições online, passando por biblioteca, secretaria e relacionamento entre família e escola.Mais informações em www.edusoft.com.br

You may also like

More in:Destaque

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.