Empreendedorismo feminino e sustentável

7 min. leitura

Dia 19 de novembro é dia do Empreendedorismo Feminino e Niterói tem cases muito positivos de ações de mulheres que empreendem e pensam também em impactar o coletivo. Este é o caso da empreendedora Viviane Silveira, fundadora do Mais Bonita Centro de Beleza, famoso salão em Icaraí, que mensalmente cria ações solidárias e é o primeiro local a buscar o selo de Beleza Verde, com ações ações para a preservação do meio ambiente, urgentes no mundo como ficou claro nas últimas semanas, durante a COP 26. 

O programa Beleza Verde, criado pela Dinâmica Ambiental, tem como objetivo encontrar soluções para coleta, descaracterização e destinação correta de resíduos usados no dia a dia dos salões e encontrou no Mais Bonita Centro de Beleza, em Niterói, o local certo para implementar o conceito de beleza sustentável.

“O programa nos ensina a separar todo o nosso lixo com a intenção de reciclar e reutilizar esses insumos. Plásticos, metais, vidros e restos de esmaltes, embalagens e sobras de coloração e até mesmo as mechas de cabelos que são cortadas e não seguem para doação, passam a ter um descarte seguro e renovável, e são utilizados em outras indústrias. O cabelo, por exemplo, é reaproveitado em uma empresa de revestimentos; a sobra de esmalte é decantada e usada em pinturas. Ou seja, tudo que seria considerado lixo passa a ter uma vida útil fora do ambiente do salão”, explica Viviane Silveira, proprietária do salão.

Não apenas empresas cadastradas no projeto vão ter acesso a esses insumos; as ONGs que trabalham com reciclagem e reaproveitamento também vão receber parte desse material. “Além do descarte correto para sua reutilização, que já é uma prática sustentável, o que seria jogado fora ainda vai gerar renda para as ONGs que atuam em diferentes frentes e ajudam boa parte da população”, complementa.

Além do material descartado pelos serviços realizados pelo próprio Mais Bonita, após a conclusão do processo de conquista do Selo Verde, o local também servirá como ponto de coleta para quem quiser fazer um descarte consciente. “Se uma pessoa pintar a unha em casa, por exemplo, ela pode levar o vidro com ou sem resto de esmalte para a gente que faremos o descarte correto”, esclarece Viviane.

Para obter o Selo Beleza Verde, o Mais Bonita vai passar por auditorias da empresa criadora do projeto durante três meses, em que vão avaliar, por exemplo, se os colaboradores estão sendo treinados e engajados no programa; se está havendo a redução de desperdícios e a separação e destinação correta dos resíduos; como o salão está fazendo a redução do consumo de água e energia; se o Ecoponto para descarte dos clientes está em local correto e sendo incentivado; se estão fazendo a compostagem dos resíduos orgânicos; como está a utilização de produtos usados no salão para que gerem menor impacto ambiental possível; se há utilização de fontes alternativas de energia e se o Mais Bonita investe em projetos sociais com foco na preservação do meio ambiente.

A busca por atitudes sustentáveis já fazem parte da rotina do salão há algum tempo, antes mesmo de terem aderido à campanha Beleza Verde. Na sala de unha há telhas transparentes para diminuir o consumo de energia elétrica com luzes para iluminar o local; na sala de depilação, que tem diferentes baias separadas por cortinas no lugar de paredes, é compartilhado o uso de apenas um ar condicionado; os gestores estimulam funcionários e clientes a irem de bicicleta – inclusive, Viviane comenta que já foi feito um pedido à Prefeitura de Niterói para que seja liberada a área em frente ao salão para a construção de um bicicletário.

Outra ação sustentável do salão é a disponibilização de novos serviços capilares que evitam químicas prejudiciais ao meio ambiente. O primeiro são as tinturas So Pure, da marca Keune, livres de amônia, parabenos ou sulfato.

“Nosso objetivo, a curto prazo, é tornar o salão uma referência em sustentabilidade na área de beleza. O Selo Beleza Verde é importantíssimo para atestar para o mercado que somos comprometidos com essa agenda, mas nossas ações internas vão além. Os serviços oferecidos aos clientes com produtos veganos; a diminuição do consumo de recursos naturais, como a água e a energia que utilizamos em diferentes serviços do salão; entre outros cuidados, nos colocam no caminho para tornar o negócio cada diz mais engajado com as questões ambientais”, conclui Viviane.

O segundo, que chega na próxima semana é o Aquattomist, um aparelho que potencializa qualquer tratamento, até mesmo uma simples coloração, usando vapor d’água. Ele transforma a água em nanopartículas que penetram profundamente na cutícula do cabelo, intensificando o produto usado, ativando a hidratação dos fios. “Fizemos um alto investimento nesse aparelho pelos resultados super potencializados que ele confere a qualquer tipo de tratamento capilar, até mesmo os mais complicados, como os voltados para queda ou irritação capilar”, explica Viviane Silveira, sócia do Mais Bonita. E mais: já na primeira sessão é possível perceber os resultados. 

O uso do Aquattomist promete promover mais brilho aos fios a partir da primeira sessão, potencializar a absorção dos cosméticos, reduzir sensivelmente a porosidade dos fios , manter os cabelos hidratados por muito mais tempo, reduzir o frizz, limpar profundamente os resíduos deixados por outros produtos que acabam se acumulando no couro cabeludo e nos fios ao longo do tempo, melhorar o resultado da coloração, reduzir e equilibrar a oleosidade, facilitar a escovação e limpar e higienizar profundamente o couro cabeludo.

Viviane Silveira

“Os resultados vão depender, é claro, do tipo de tratamento a ser feito. Porém, é importante ressaltar que todos os nossos serviços voltados para os cabelos podem ser potencializados com o Aquattomist”, conclui Viviane.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso