“Em concerto”- a concepção humana através dos bonecos

3 min. leitura

Paraty é uma cidade que exala arte em cada esquina. Além da própria natureza, as lojas, os restaurantes, sua arquitetura, tudo tem um toque peculiar. Uma cor, uma magia.

A Flip, o Festival literário de Paraty reúne anualmente intelectuais, pensadores, artistas, escritores e um público abrangente interessado nas reflexões do nosso tempo.

Aqui também tem festival de Blues, tem um mar de ilhas paradisíacas que atraem gente do mundo todo. Um pequeno lugar cosmopolita. Com ruas de pedras e montanhas ao redor.

Mas assim, chegou um casal para viver aqui nos anos 80. Marcos Caetano Ribas, hoje responsável pela direção e concepção do espetáculo, junto com sua esposa Rachel Ribas. Após estudarem nos Estados Unidos e começarem a desenvolver seus espetáculos e experimentos de bonecos, surgiu o grupo Contadores de Estórias que hoje tem como base o Teatro Espaço por mais de 30 anos em Paraty.

A companhia se apresentou em muitos países, participou de diversos festivais, ganhou muitos prêmios, chegando a ser considerado um dos dez melhores grupos de Teatro de Bonecos do Mundo.

“Em Concerto” é um espetáculo de Bonecos para adultos. Com temas muito sensíveis, a habilidade dos atores é incrível em dar vida aos bonecos. Cada respiração, cada suar, cada dor do parto, pode ser sentida pela plateia. Falar de temas complexos como o suicídio através do boneco é um desafio que foi delicademente desenvolvido pelo grupo. Também há leveza, e a pureza da vida representada por um casal de idosos. Um espetáculo além de tudo universal. O jornal The New York Times fez uma excelente crítica concluindo que os bonecos são mais reais do que os humanos. Bárbara Heliodora escreveu no jornal O Globo que “Os bonecos evocam gestos, posturas e emoções e criam aquele tipo maravilhoso de ilusão que só a arte atinge”.

E essa ilusão nos aproxima de nós mesmos. O teatro tem essa capacidade de nos acessar por todos os lados. Um teatro mudo, capaz de falar tanto e para o mundo todo. A qualidade do trabalho é impecável. Um tesouro no paraíso das matas mágicas de Paraty.

O espetáculo está em cartaz as quartas e sábados as 21 horas no teatro Espaço em Paraty. Você pode ter mais informações no site www.teatroespaco.com.br


Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Avatar photo
Prosa & Verso