O que as cores da marca podem revelar sobre o seu negócio?

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O que as cores da marca podem revelar sobre o seu negócio?

Quando se inicia uma marca uma série de questões devem ser consideradas para que de fato se desperte no público os sentimentos e emoções exatas, diante disso a psicologia das cores tem uma grande relevância e merece destaque.

Um dos erros mais comuns quando se inicia uma marca é não considerar alguns elementos que vão representar a sua identidade, como as cores e até mesmo os detalhes que irão compor a sua loja, site e afins.

Diante disso, para que se tenha sucesso na composição das cores da sua marca e até mesmo na criação do seu logotipo, considerar a psicologia das cores é uma ação necessária e que tende a trazer muito mais destaque.

A psicologia das cores para você que tem uma empresa de manutenção de motores elétricos entenda, se trata de um estudo que tem como seu principal objetivo revelar as diferentes formas que as cores podem influenciar nosso cérebro.

Sendo assim, para que você possa ter ideia, as cores são responsáveis por causar em nós alguns sentimentos como a fome, desejo, segurança, conforto e até mesmo uma certa paz e tranquilidade.

Por isso, por mais que pareça um detalhe simples e que muitas vezes não tem sua devida atenção, as cores em sua marca devem ser sempre consideradas, pois elas são capazes de captar emoções e influenciar os consumidores.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre como as cores de uma marca podem revelar algumas questões sobre o seu negócio, evidenciando a importância de ter uma paleta de cores definida e principalmente os sentimentos que as cores tendem a transmitir. Vamos lá!

Importância de uma boa paleta de cores 

Quando se pensa na importância de ter uma paleta de cores bem definida, essa questão está associada justamente ao poder que as imagens transmitem aos consumidores e diante de todo o público.

Uma simples imagem que possui os elementos e as cores certas faz com que o público realize uma associação imediata, gerando uma interação e impacto da marca diante de todo mercado.

Por isso, ao estar definindo as cores para representar, por exemplo, um produto como um kit polimento inox, é essencial ter em mente que as cores possuem gatilhos mentais que são determinantes para mudar a percepção de um indivíduo.

Sendo assim, é essencial considerar as cores da sua marca tendo sempre consciência do quanto elas são primordiais e um dos fatores-chave para impactar o público e fazer com que a sua empresa venha ser cada vez mais relevante.

Além disso, as cores têm um papel tão importante diante das empresas que elas são  capazes de gerar alguns benefícios a sua marca como:

  • Incentivo;
  • Direcionamento;
  • Aumento na taxa de conversão dos clientes;
  • Aumento nas vendas.

Logo, ao ter uma paleta de cores bem definida em seu negócio, sua empresa tende a contar com benefícios únicos, gerando um diferencial e conseguindo sempre estimular as emoções e desejos exatos no público.

Por isso, é essencial ter um conhecimento em relação aos sentimentos que as cores tendem a transmitir, pois esse fator é decisivo para que a sua marca revele e desperte os sentimentos exatos.

Sentimentos que as cores transmitem 

Se diante das informações apresentadas você já está imaginando as cores a serem utilizadas em uma campanha, por exemplo, para divulgação de um detector de fumaça para cozinha, chegou o momento de entender ainda mais sobre essa questão.

Um fato inegável é que as cores despertam sensações nos indivíduos e representam principalmente como uma marca se posiciona no mercado e as emoções que ela deseja despertar em seu público.

Dessa forma, saber utilizar as cores de uma forma exata é essencial para transmitir os valores da sua empresa e até mesmo para que o público em questão de segundos reconheça a sua identidade.

Pensando nisso, para te auxiliar diante da escolha da cor ideal para o seu negócio, confira as principais cores, seus significados e até mesmo em quais momentos utilizá-las através de campanhas e postagens.

Amarelo 

O amarelo quando se considera a psicologia das cores é caracterizado como uma cor quente, que tende a transmitir algumas sensações como o dinamismo e até mesmo um certo estímulo.

Além do mais, o amarelo é considerado por muitos como a cor do otimismo e energia, tendo uma alta capacidade de estimular nas pessoas uma concentração e um certo intelecto.

Por isso, é comum que algumas livrarias utilizem da cor amarela visando justamente despertar uma alegria e fazer com que o público seja impactado através dos contatos estabelecidos.

Além do mais, o amarelo também pode ser visto em alguns locais como um sinal de atenção, como é o caso de um painel de média tensão, visando justamente despertar um alerta na mente do público.

Vale ressaltar também que a cor amarela está relacionada a outros sentimentos como:

  • Sabedoria;
  • Alegria;
  • Otimismo;
  • Idealismo.

Sendo assim, apostar no amarelo em sua marca pode ser um dos principais fatores se a sua empresa busca trazer um ar mais sério e atender um público mais otimista e intelectual.

Azul 

O azul por sua vez é uma das cores que ao ser utilizada transmite sensações como a calma, serenidade e tranquilidade, sendo muito comum para representar profissionalismo e até mesmo uma certa segurança.

Por isso, por ser uma cor mais segura e que desperta esse tom de profissionalismo, é comum ver o azul diante de empresas de correia transportadora industrial ou até mesmo empresas de viagens.

Alguns sentimentos que estão relacionados com essa cor e merecem destaque estão:

  • Lealdade;
  • Tranquilidade;
  • Harmonia;
  • Confiança.

Por isso, é bem comum vermos a cor azul através de alguns locais como: bancos, consultorias, produtos farmacêuticos e até mesmo empresas de tecnologia, trazendo uma leveza e esse ar de tranquilidade.

Vermelho 

O vermelho é uma das cores que mais nos deparamos, seja em uma ida rápida ao shopping ou até mesmo em alguns eventos que ocorrem durante o ano.

Sendo assim, essa cor primária está totalmente associada ao dinamismo, despertando no público uma vontade de se movimentar e agir, sendo uma das cores mais utilizadas se a sua empresa busca estabelecer uma interação que foge do comum.

Por isso, através de algumas experiências e até mesmo de alguns estudos, essa cor é capaz de estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e que os batimentos cardíacos aumentem.

Dessa forma, é bem comum que o vermelho seja visto através de algumas campanhas divulgando, por exemplo, um cabo de aço para guincho ou até mesmo em alguns restaurantes que são extremamente conhecidos diante de todo o mundo.

Entre as emoções que são relacionadas com essa cor e são vistas através de campanhas e até mesmo das lojas, podemos destacar;

  • Raiva;
  • Paixão;
  • Calor;
  • Excitação.

Por isso, ao utilizar do vermelho se revela em seu negócio uma confiança e alta intensidade, fazendo com que de fato se chame a atenção do público e se estabeleça cada vez mais destaque e atração.

Verde 

O verde é conhecido por muitos como a cor do crescimento, sendo muito utilizada em áreas que tem um grande sucesso como o setor agrícola, tendo uma forte relação com o dinheiro e produtos de qualidade.

Por isso, ao utilizar o verde para divulgar um sensor retro reflexivo, se traz sensações relacionadas à saúde, fertilidade e até mesmo se tem um papel decisivo para acalmar as pessoas e aliviar o stress.

Além disso, outras sensações que são essa cor desperta, são;

  • Perseverança;
  • Orgulho;
  • Juventude;
  • Generosidade;
  • Boa sorte.

Sendo assim, ao utilizar do verde através da sua marca e campanhas, se desperta uma preocupação com o meio ambiente gerando esse fator decisivo diante do momento em que vivemos.

Além do mais, algumas empresas têm optado pelo verde buscando justamente despertar um equilíbrio e fazer com que essa preocupação com o meio ambiente venha sempre em destaque.

Laranja 

O laranja se caracteriza por ser uma cor secundária que transmite a ideia de se movimentar, causar uma excitação e fazer com que o público de alguma forma venha realizar uma ação.

A psicologia das cores ao caracterizar o laranja enxerga essa cor com sensações como a alegria, sociabilidade e animação tendo um ar atual e até mesmo de certa forma jovial.

Por isso, se a sua empresa busca despertar algo mais atual e carregar um ar mais inovador, o laranja tende a proporcionar essas sensações, gerando um diferencial único a sua empresa.

Branco 

Essa cor é uma das cores mais utilizadas através de campanhas e até mesmo um anúncio sobre um cone preço, representando transparência, pureza e até mesmo um certo ar nobre.

Por isso, algumas empresas que já são referência no mercado utilizam dessa cor, sendo uma cor que permite uma segurança em seu logotipo, campanhas e afins.

Sendo assim, ao ter essas cores e a significação de cada uma delas a sua disposição,  cabe a você analisar os sentimentos que sua marca deseja passar e através disso escolher as cores e elementos que serão utilizados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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