ArteCulturaExposição

Conversa com Adriana Lerner na galeria samba

Com o intuito de divulgar, promover e difundir a produção contemporânea, a galeria samba, localizada no Fashion Mall, convida para uma conversa gratuita e aberta ao público com a artista carioca Adriana Lerner no dia 6 de agosto às 17h.  Adriana, que se divide entre Miami e o Rio de Janeiro, falará sobre a sua trajetória e sobre as suas mais recentes criações, o xale “Dominó”, para o projeto “O Pequeno Colecionador”, e a luminária “Any Time”, que poderão ser vistos na galeria.

Depois de 30 anos de uma carreira de sucesso no mundo corporativo, a artista decidiu se dedicar às suas paixões: a arte e o design. E o sucesso veio rápido! Os cashmeres de sua marca Arrivals Gate logo se tornaram objetos de desejo e suas obras, no limiar entre arte e design, participaram de exposições no Brasil e no exterior.

Suas mais recentes criações são o xale “Dominó”, produzido no ano passado para o projeto “O Pequeno Colecionador”, no qual importantes artistas criam obras de arte para crianças de todas as idades, e a luminária “Any Time”, inédita, produzida este ano, feita em caixa de acrílico com cashmere puro. São como nuvens iluminadas que mudam de cor, dez diferentes, sempre nas tonalidades do nascer e do pôr do sol.

Any Time

O xale Dominó é produzido em cashmere de alta qualidade, feito à mão em Kathmandu, no Nepal. A estampa é do tradicional jogo de mesa e cada xale contém uma numeração diferente, formando uma peça do jogo. Para estimular a brincadeira, o projeto “O Pequeno Colecionador” sugere que se poste uma foto nas redes sociais com a hashtag #DOMINO para que os pares se encontrem.

Além da brincadeira, o xale é super versátil: “Pode botar na parede, no sofá ou sair com a arte de casa para passear”, diz a Adriana Lerner, que criou um chaveiro para guardar o xale dentro, embalagem exclusiva e parte integrante da obra.

Além das duas obras, na vitrine da galeria, flutuando no espaço, a artista apresentará a instalação inédita “Conexão” com cashmeres de cores variadas.

SOBRE A ARTISTA

Nascida no Rio de Janeiro, Adriana se mudou para os EUA há 23 anos. Durante esse tempo, viajou o mundo a negócios corporativos e teve a oportunidade de vivenciar muitas culturas diferentes, o que a ajudou a desenvolver um olhar especial para o exótico e o único.  Em 2015, depois de deixar o corporativismo, fundou a Arrivals Gate com a missão de usar sua criatividade para abrir fronteiras e trazer objetos artesanais para a vida contemporanea.

Adriana apresentou a exposição individual “Unexpected Cashmere” em 2016 (Miami e Rio de Janeiro). Em 2017, criou e curou a exposição “Take Your Art For a Walk” para a Art Basel Week 2017, na Galeria BOSSA em Miami Design District. Em 2018, em parceria com um fotógrafo, lançou a série “Urban Flow”, que utiliza peças rejeitadas pela fábrica de cashmere para criar arte em fotografia. Com a artista Anna Bella Geiger, lançou duas séries de múltiplos em cashmere na Art Rio 2021 e em 2022 com Artur Lescher, durante a semana da SP Arte.

SOBRE A GALERIA

A samba arte contemporânea, fundada em 2015 por Arnaldo Bortolon e Cali Cohen, é um espaço que privilegia o diálogo contínuo entre artistas renomados e emergentes de diferentes gerações e regiões brasileiras.

Com seu variado acervo em exposição permanente, apresenta de forma singular as obras desses artistas, que colocados lado a lado, nos oferecem inúmeras possibilidades de apresentação e percepção, independentemente de escala, suporte e técnica.  A galeria possui dois espaços expositivos, sua ocupação se alterna entre as exposições de acervo, as individuais dos artistas representados e as de projetos curatoriais particulares.

Com o intuito de divulgar, promover e difundir a produção contemporânea, a galeria se propõe também a ser um espaço de pesquisa, experimentação e educação através de ações relacionadas.

Atua em cooperação com projetos de integração da arte com o entorno, extrapolando o espaço expositivo da galeria e aproximando as obras dos artistas do público circulante.

A galeria trabalha com Antônio Bandeira, Antônio Dias, Anna Maria Maiolino, Ascânio MMM, Bruna Amaro, Erinaldo Cirino, Diogo Santos, Eduardo Sued, Fernando Mello Brum, Franz Weissmann, Ione Saldanha, José Rezende, Jota Testi, Manfredo de Souzanetto, Roberval Borges, Rubem Ludolf, Thiago Haidar, Washington da Selva, entre outros.

Serviço: Conversa com Adriana Lerner    

Dia 6 de agosto de 2022, às 17h.

samba arte contemporânea

Shopping Fashion Mall – São Conrado

Estrada da Gávea 899 – 2º piso – loja 231

Rio de Janeiro –  RJ

De segunda a sábado, das 12h às 20h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.

(21) 3082.0337

Entrada franca

www.sambaartecontemporanea.com

You may also like

More in:Arte

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.