As redes sociais possuem uma relevância cada vez maior dentro do mercado, acompanhando a importância que o próprio público vem dando a essas plataformas, o que explica o destaque de opções como o Instagram para quem gerencia um negócio. Além disso, definir o melhor horário para postar reels gera engajamento e visibilidade para o perfil e facilita no retorno financeiro.
Um dos primeiros pontos a se verificar quando olhamos para as oportunidades comerciais que fazem parte de um sistema digital se trata da própria presença do público nesses canais, cabendo a uma marca saber exatamente como ir ao encontro de sua audiência.
Junto desse contato com sua audiência, as redes sociais vêm oferecendo também cada vez mais outras oportunidades para dentro do mercado, auxiliando um negócio a estabelecer uma melhor relação com o seu público, ampliando até mesmo o seu número de clientes.
Outra coisa positiva das redes sociais, com um destaque para o citado Instagram, se trata da variedade de produtos ou serviços que podem ser divulgados ali dentro, com isso valendo tanto para anunciar aplicações na indústria, como injeção plástica, e outros itens.
Tudo isso acaba levando para um problema dentro do meio digital, que é a alta oferta de conteúdos, criando assim uma maior concorrência dentro do mercado, cabendo a cada negócio adotar a melhor estratégia para se destacar dentro desse cenário em expansão.
Para lidar melhor com isso, é importante estar atento a todas as possibilidades que estão presentes dentro do meio digital, algo que as próprias redes vêm trabalhando, de forma a oferecer uma boa performance para todos que queriam se destacar comercialmente.
E é justamente por causa desse movimento que podemos buscar por rótulo adesivo a prova d’água preço entre outros tipos de pesquisa nessas redes sem necessariamente ir até uma plataforma de busca, o que destaca o potencial comercial desses espaços.
Tendo isso em mente, para garantir com que os melhores resultados venham a ser alcançados por parte do seu negócio, se mostra importante saber como criar uma boa estratégia de comunicação junto das redes sociais, ampliando o contato com o seu público.
O que realmente vem mudando nos últimos anos é a forma com que essas plataformas podem ser trabalhadas por parte das empresas, servindo não apenas como uma tática de comunicação, mas também como uma rede com diversas possibilidades de venda.
O potencial de vendas do Instagram
Inicialmente o Instagram surgiu apenas como uma rede social focada em foto, com essa realidade mudando a partir do destaque que essa plataforma veio conquistando no mundo, principalmente após a compra do grupo Meta Inc, antigamente conhecido como Facebook.
Atualmente essa plataforma se destaca por causa da sua pluralidade de formatos, com uma atenção maior para os conteúdos em vídeos, tudo para conquistar uma maior atenção por parte dos usuários, sendo essa uma característica de destaque dentro do mercado.
Com o público cada vez maior dentro dessa plataforma digital, se torna importante para uma marca saber como se destacar junto ao Instagram, com isso sendo válido tanto à uma marca de roupas, divulgando um cinto de couro legitimo feminino, entre outros negócios.
Inicialmente o Instagram passou a ser usado como uma plataforma de divulgação por parte das empresas, criando perfis que pudessem criar uma melhor relação entre uma companhia e sua audiência, elevando assim suas possibilidades de venda dentro do mercado.
Por mais que essa estratégia de comunicação continue tendo um grande valor, existem outras possibilidades a serem trabalhadas por parte de uma empresa dentro do Instagram, o que inclui as suas oportunidades de vendas diretamente por meio dessa plataforma.
Frente a isso, se destaca um conceito atual conhecido como social selling, uma estratégia na qual as empresas passam a vender diretamente por meio das redes sociais, tudo isso contando com o auxílio dessas companhias, que passam a oferecer saídas nesse sentido.
Especificamente sobre a rede do grupo Meta, o destaque em especial para o Instagram Shopping, sendo uma aplicação que funciona quase como um expositor de doces dentro de uma confeitaria, criando uma vitrine digital para tudo a ser vendido na internet.
E se existe um motivo por trás da expansão cada vez maior desse tipo de aplicação, é por causa também dos diversos benefícios a serem alcançadas por meio de uma estratégia de vendas dentro do Instagram.
As vantagens comerciais trazidas pelo Instagram
Quando falamos sobre o porquê de uma empresa se manter atenta às possibilidades do Instagram, é válido destacar o potencial comercial ali presente, algo que começa a partir do grande número de usuários presentes, sendo possível encontrar ali seus possíveis clientes.
Seguindo essa realidade, temos também a possibilidade de expansão de público, sendo possível usar dessa rede para estabelecer uma melhor relação com aqueles que começam buscando por tecido veludo preço e terminam como um novo consumidor de tal marca.
Agora, para que essa performance venha a ser conquistada, é importante saber como melhor trabalhar com o Instagram como uma plataforma comercial, seja ao direcionar o público até o seu site de vendas ou até mesmo a oferecer atividades de compra ali mesmo.
5 passos para aumentar suas vendas no Instagram
Já que o número de usuários nessa rede social segue em pleno crescimento, o mesmo pode ser dito sobre as oportunidades comerciais ali disponíveis, sendo importante para uma marca estar atenta a isso para saber com melhor desenvolver suas estratégias de negócio.
E caso esse seja o seu objetivo, no caso alavancar suas vendas com a ajuda desse tipo de plataforma, as seguintes estratégias são aquelas que devem ser adotadas:
- Abrir um perfil comercial
O primeiro passo é informar ao Instagram sobre a existência de um negócio ali dentro, contando para isso com uma ferramenta oferecida pela própria rede social, o que inclui a necessidade de abrir um perfil comercial dentro dessa plataforma.
Com o uso desse modelo de perfil, é possível ter acesso a muitas ferramentas que podem ser úteis ao seu negócio, o que inclui até mesmo a possibilidade de se trabalhar com o citado Instagram Shopping, além de outras aplicações como as análises ali disponíveis.
- Usar hashtags
Outra possibilidade dentro desse canal é a de destacar seus conteúdos, com um destaque em especial com os anúncios comerciais. Para garantir isso, trazendo uma maior atenção para um porta etiquetas, é válido trabalhar com uma estratégia de hashtags.
Esse tipo de aplicação trabalha com o uso de termos que possam oferecer algum tipo de conexão entre os usuários e o tipo de produto, serviço ou conteúdos que podem estar sendo buscados pelos indivíduos que podem vir a se tornar clientes de uma marca.
- Manter uma rotina de conteúdo
Outro ponto a ser trabalhado é a necessidade de se manter uma rotina frequente de publicações, seja para se manter conectado ao seu público, como também para lidar com a concorrência de postagens que existem dentro dessa realidade digital junto ao Instagram.
A criação de um bom sistema de postagens depende também das análises a serem feitas dentro de tal plataforma, considerando tanto o fluxo necessário de publicações como também os melhores horários para postar no Instagram.
- Trabalhar junto ao formatos
Outro ponto a se considerar é a possibilidade de formatos de conteúdos que podem ser trabalhados junto dessa plataforma digital, sendo preciso para quem trabalha com bag para motoboy encontrar a melhor ação para divulgar seus produtos, olhando a formatos como:
- Feed;
- Stories;
- Reels;
- IGTV.
É importante estar atento também aos diferentes formatos que vão sendo disponibilizados pelo Instagram como um todo, sempre a se atualizar para se manter relevante ao público, sendo isso algo de valor também para o mercado de uma maneira geral.
- Direcionar o seu público
Por mais que seja importante contar com uma boa estratégia de conteúdo, para se destacar comercialmente é necessário também saber como melhor direcionar sua audiência até a realização de uma venda, seja no Instagram ou usando dessa rede como um canal.
Nesse sentido, destaca-se tanto o uso de uma comunicação que induza o público à venda, como também a aplicação de um direcionamento direto, tal como um link que leve o usuário até seu site de vendas ou qualquer plataforma de trabalho da marca.
A partir dessas 5 estratégias é possível contar com um melhor desempenho comercial junto ao Instagram, diante da possibilidade de se destacar tanto um cordão para crachá como qualquer outro item que pode ser comercializado dentro dessa plataforma digital.
É justamente por causa dessas possibilidades que muitas marcas vêm apostando no Instagram como uma plataforma tanto de divulgação como de vendas, o que explica o alto número de seguidores que algumas empresas alcançam ali dentro, tais como:
- Netflix Brasil;
- Shein;
- Riachuelo.
E da mesma forma em que o Instagram pode ser positivo para tais companhias, o mesmo pode ser dito para o seu pequeno negócio, bastando apenas reconhecer todas as oportunidades que estão disponíveis dentro dessa rede social em plena expansão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.