Em uma pesquisa realizada no início do ano pela Forth Jardim, empresa especializada no cuidado com as plantas, que tinha como objetivo traçar o perfil do consumidor de jardinagem caseira, foi possível constatar que hortaliças e temperos estão entre as espécies que mais atraem o interesse de quem cultiva plantas em casa, com 66% do interesse das 886 pessoas que participaram do estudo.
Esta é uma boa opção para os praticantes da jardinagem caseira, pois além de todos os benefícios que o ato de cultivar plantas pode oferecer, também é uma oportunidade de ter uma alimentação mais saudável e saber exatamente a procedência daquilo que você está consumindo. Manter esse tipo de cultivo é mais fácil do que se imagina. Oferecendo as condições ideais e ficando atento para as possíveis necessidades que possam surgir, a sua horta caseira está garantida.
Entenda quais são os cuidados necessários para produzir a sua horta em casa:
Ambiente
Não é preciso necessariamente ter um grande espaço para produzir a sua horta. Atualmente, inclusive, é muito comum produzi-la em pequenas jardineiras e vasos, mas o que deve ser mais levado em consideração é se este vaso ficará em um local onde recebe sol o suficiente.
Geralmente as hortaliças precisam de sol pleno, ou seja, o ideal é que o local onde seus vasos estarão receba mais de 6 horas de luz solar direta por dia. Mas há também alguns tipos de hortaliças e temperos em condições de meia-sombra, como por exemplo: manjericão, salsinha, orégano, hortelã, alecrim, tomilho, tomate-cereja.
Rega
As regas devem ser feitas de forma abundante e frequentemente, deixando escorrer bem a água pelo substrato. Principalmente se o cultivo estiver sendo feito em pequenas jardineiras e vasos, o ideal é regar diariamente ou até duas vezes por dia, dependendo da necessidade. Para saber quando regar novamente a dica é conferir se o substrato ainda está úmido ou não, pois se ainda estiver, pode esperar um pouco mais para a nova rega, mas se estiver seco já é hora de regar.
Outro ponto de atenção para que a planta não sofra por falta de água, é replantar os seus temperos sempre que necessário, pois conforme ela vai crescendo e sua raiz também, irá precisar de mais espaço.
Solo
Assim como as frutíferas, as hortaliças também são bastante exigentes em água e por isso apesar de ser perfeitamente possível utilizar substrato para cultivá-las, os condicionadores podem ser ainda mais eficientes para elas. A diferença de um para o outro, é que no caso de usar substrato, provavelmente será necessário regar com mais frequência, além de precisar repor ele de tempo em tempo, já que ele vai decompondo e as raízes vão ficando expostas. Já com os condicionadores de solo isso não acontece.
Adubação
A adubação é outro ponto importante e pode ser iniciada 7 dias após o plantio das mudas, ou após 15 dias, caso tenha sido plantado por sementes. Utilize sempre fertilizantes específicos para as hortaliças e temperos. A Forth Jardim tem duas opções: o Forth Hortaliças, para hortas em geral e o Forth Temperos, para as ervas e temperos.
No caso de adubação das sementeiras, o recomendável é usar o Forth Temperos pronto uso, pois ele é ideal para o crescimento e desenvolvimento das mudas.
Pragas
Os insetos são as pragas que mais atacam as hortaliças, estando entre os mais comuns: pulgões, lagartas, cochonilhas, tripes, percevejos, besouros, mosca branca. A Forth Jardim possui no seu portfólio alguns defensivos que são específicos para determinadas pragas, mas entre as opções há o Forth Defende, que é uma boa opção para combater insetos em geral.
Apesar de serem mais raros de acontecer os ácaros também fazem parte das pragas que podem acometer a sua horta, atacando mais os pimentões ou tomateiros no fim do ciclo. O sinto mais comum é o enrolamento ou enrugamento das folhas e em outros casos, as folhas podem ficar esbranquiçadas ásperas e perderem o brilho. Além disso, dependendo da espécie é possível notar uma camada fina de teia sobre as folhas. Para a prevenção de ácaros o indicado é utilizar Forth Enxofre.
Doenças
No caso das doenças a que costuma ser mais comum são os fungos. Eles são os responsáveis por aquelas manchas, que são popularmente conhecidas como “ferrugens” ou “pinta preta”. Neste caso o indicado é fazer o uso de Forth Cobre para a prevenção, evitando que os fungos apareçam.
Marcando o início da Primavera, a Forth Jardim promoveu entre os dias 23 e 26 de setembro, a 4ª edição da Semana Viva Seu Jardim, um evento online e gratuito em que a marca realiza lives de temas relacionados a jardinagem caseira, com o intuito de compartilhar conhecimento com os amantes das plantas em geral. O cultivo de hortaliças e temperos esteve entre os temas abordados nesta última edição. Para quem quiser ter mais informações, o conteúdo está disponível no Canal da Marca:
Sobre a Forth Jardim
A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando desde 1998, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 100 colaboradores e está presente em mais de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.
@forthjardim_oficial