Como a Inteligência Artificial está potencializando o setor do RH para contratar o perfil ideal?

Nova tecnologia é capaz de integrar a inteligência artificial e humana para aumentar a eficácia na contratação de novos profissionais

3 min. leitura

Contratar profissionais com as habilidades e o perfil comportamental certos para uma vaga é uma das tarefas mais desafiadoras enfrentadas pelo setor de RH. A pressão para acertar na escolha é grande, pois uma contratação mal-sucedida pode resultar em altos custos e impactos negativos para a organização. No entanto, com o avanço tecnológico, novas ferramentas vêm sendo desenvolvidas para auxiliar nesse processo.

Uma delas é a Matching IA + H, desenvolvida pela Vagas For Business. Essa tecnologia combina inteligência artificial com a expertise dos profissionais de RH para realizar uma análise mais profunda e precisa dos candidatos. A ideia é potencializar a capacidade da empresa de identificar o perfil ideal para a vaga aberta, filtrando competências profissionais desejadas em seus respectivos currículos.

Matching IA + H funciona através da análise de um grande volume de dados dos candidatos, cruzando essas informações com os requisitos específicos da vaga. Com isso, a tecnologia é capaz de identificar quais perfis têm maior aderência à posição em aberto, economizando tempo e recursos dos recrutadores. 

Essa combinação de inteligência artificial com a visão humana cria um processo de seleção mais eficiente, permitindo que os profissionais do RH se concentrem nas etapas mais estratégicas, como entrevistas, testes específicos, avaliação de soft skills. Além de aumentar a precisão na seleção, essa tecnologia também contribui para a humanização do processo. 

implementação da Inteligência Artificial no RH facilita o processo para que as empresas encontrem o candidato ideal que se enquadre com os principais requisitos da vaga. Com isso, aumenta a probabilidade do profissional contratado se adaptar rapidamente à função.

O avanço tecnológico trouxe ao mercado uma realidade que se torna cada vez mais recorrente. De acordo com pesquisa realizada pela ResumeBuilder.com, 4 em cada 10 empresas utilizam ou pretendem utilizar a inteligência artificial para auxiliar nas entrevistas de emprego.

O uso da IA no processo seletivo é uma tendência que deve apenas crescer nos próximos anos, por isso é importante que o candidato esteja atento a cada palavra presente em seu currículo, pois será um critério de filtragem no banco de dados das empresas.

Embora as ferramentas artificiais estejam em constante crescimento no setor de RH, é importante ressaltar que elas não andam sozinhas. A IA está em processo de amadurecimento e aprendizado da sua própria máquina, por isso, é importante a integração da tecnologia com a experiência humana.

Foto: Freepik

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso