Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico chega a sua 15ª edição com 110 filmes de 20 países

De 02 a 09 de dezembro | Entrada Gratuita

7 min. leitura

O Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico celebra sua 15ª edição com uma programação, que inclui 110 filmes, entre longas e curtas, de 20 países e dos quatro cantos do Brasil, com o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

A sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. Para os amantes de filmes violentos com sangue e muito horror, o festival apresenta “Quando O Mal Espreita”,de Demian Rugna, que foi o grande vencedor de Sitges em 2023, e virou um fenômeno mundial, já considerado como o filme da década da América Latina no segmento;  “Auxílio”, deTamae Garateguy, que estreou no Bifan na Coreia e foi exibido em Sitges; “O Santo” de Agustin Carbonere, que levou prêmio de melhor filme e direção no BAFICI, e “Maria”,de Gabriel Grieco, os três últimos ganham sessões apresentadas pelos diretores dos filmes. A comédia “Lavanderia Nancy Sport“, de Agustín Gregori, também está entre os argentinos selecionados.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Em première nacional, os longas “Asterrarium”, deArmen H’Akopian e Dmitry Tarkhov (Rússia), “Departamento Editorial De Exploração Espacial”, de Dashan Kong (China),  “Maria”, deGabriel Grieco (Espanha), com a presença do diretor, “A Capela”, dadiretora Carlota Pereda, e O Escalpelador,  de Chad Ferrin (Estados Unidos), sendo este último um terror slasher imperdível para os fãs do gênero.

O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessão. O novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenageado _ Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

On line_ Para todo Brasil

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play (https://www.spcineplay.com.br/pages/2),  de 01 a 11 de dezembro, em todo território nacional. O público poderá conferir os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

A 15ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico é realizado pela FlyCow, Objetiva e Cult SP, com patrocínio do ProAC Editais, Spcine Museu da Imagem e do Som, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A programação completa  está disponível no site cinefantasy.com.br

Serviço:

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

de 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Nas redes sociais:

Site: cinefantasy.com.br

Instagram: @cinefantasyfestival

X : @CineFantasy) · X

Youtube: CINEFANTASY

MARCADO: , ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Avatar photo
Prosa & Verso