Bravaguarda explora diferentes ritmos e instrumentos em novo single: “Não Importa Mais”

7 min. leitura

Ouça “Não Importa Mais” em todas as plataformas digitais

Assista ao clipe

São Paulo, 01 de dezembro de 2023 – A banda Bravaguarda anuncia o lançamento de seu mais recente trabalho, o indie pop “Não Importa Mais”, que já está disponível nas plataformas de música nesta sexta-feira, dia 01/12 pelo selo Alma Music. Este lançamento é acompanhado de um videoclipe inédito, que já pode ser assistido no canal oficial da banda no YouTube.

“Não Importa Mais” retrata temas de superação e a importância de viver o momento presente, enfatizando o lado positivo da vida. A música aborda a realidade de mentir para si mesmo sobre os próprios sentimentos e convida os ouvintes a deixarem os problemas de lado para abraçar o amor e a felicidade.

Explorando novos ritmos e instrumentos, a faixa se conecta com fãs de música alternativa, especialmente aqueles que apreciam Los Hermanos, uma forte influência no trabalho da Bravaguarda.

A banda acredita no poder do material audiovisual para impulsionar uma canção e complementar sua mensagem. Para “Não Importa Mais”, decidiram lançar uma versão ao vivo da música, destacando a performance da banda e reforçando sua identidade sonora, baseada no som orgânico e autêntico. Essa preocupação com a qualidade excepcional do material audiovisual entregue junto às suas músicas pode ser notada, especialmente, nos clipes dos singles recentes “Descobri” e “Surpresas e Acasos” – ambos dirigidos por Bruno Kruse. Sobre isso, os integrantes comentam: “É muito legal quando a gente ouve uma música e depois com o clipe, parece que tudo faz sentido. As cores, estética, figurino, tudo isso faz parte da entrega artística e se traduz na identidade da banda. Amamos artistas que fazem isso e nos inspiramos muito neles para tentar replicar esta liga ‘música + vídeo'”. 

O processo criativo do clipe de “Não Importa Mais” focou em capturar a energia ao vivo da banda, especialmente nas transições rítmicas e no solo de trompete, elementos que se destacam na faixa.

Dan Barreto, um dos integrantes do duo, compartilha que a composição de “Não Importa Mais” começou durante o confinamento da pandemia, em 2021. “Quando mostrei a música pro Gui (Barreto, também integrante da banda) ele curtiu, mas achou muito parecido com algumas coisas que já tínhamos feito antes. Diante disso, ele veio com a ideia de experimentarmos colocar algum elemento da música brasileira, e daí surgiu a ideia do ijexá na introdução. A parte mais rock e rápida a gente fez brincando no ensaio junto do Gudino (produtor e baterista que gravou a faixa e tem nos acompanhado) e – pra surpresa de todos – ficou legal demais e acabamos colocando”, completa.

Em 2024, a banda planeja intensificar suas apresentações ao vivo e finalizar um novo conjunto de canções, potencialmente culminando em um álbum completo. Além disso, um projeto audiovisual especial está a caminho, prometendo muitas novidades para os fãs.

Sobre Bravaguarda:

O desejo de voltar com um projeto engavetado em 2014 foi o que uniu os irmãos Dan (guitarra/vocais) e Gui Barreto (contrabaixo/vocais) e o amigo de infância Pablo Aguiar (bateria), fazendo-os reviver canções autorais para, enfim, registrá-las em um primeiro trabalho oficial. Em 2018, com a produção de Milo Andreo, a banda lançou o álbum “Abra Seus Olhos”, contando com 12 faixas. 

Desde então e agora como um duo (formado por Dan e Gui Barreto), a Bravaguarda vem conquistando, cada vez mais, simpatizantes de seu trabalho pautado pela identidade indie-pop. Em 2020, lançaram pela Deckdisc uma versão para “Palco”, clássico do mestre Gilberto Gil, além da versão acústica de “Abra Essa Janela”, com a participação da cantora Cyz Mendes (Plutão Já Foi Planeta). Ainda no mesmo ano, apresentaram o single intitulado “Chega”, uma música que clama como um basta na rotina em prol da busca pela felicidade.   

Já em 2021, no final de janeiro, foi lançada a canção “Sabe”, um indie pop que traz como mensagem central a valorização da busca pelo amor verdadeiro, pelo amor próprio, sem abrir mão do que mais vale nesta geração: ser você mesmo.  

Ainda no mesmo ano, nasceu o seu mais recente trabalho, o EP ‘O Amor Pede Lugar’. Produzido por Tulio Airold e novamente lançado pela Deckdisc, o grupo reforçou a maturidade da sua nova identidade – com destaque para as diversas influências da MPB e do pop e rock brasileiro dos anos 60, 70 e 80 – no lançamento de quatro singles + videoclipe, somando quase 1 milhão de plays nas principais plataformas de streaming.  

Em 2023, a banda lançou pela Alma Music as faixas “Descobri”, “Surpresas e Acasos” e “Não Importa Mais”, todas acompanhadas de videoclipes.

CONFIRA A LETRA DE “NÃO IMPORTA MAIS”

Escrita por Dan Barreto

Eu tento repetir pra mim que aqui o tempo é sempre sol

Aqui dentro de mim, não tem tempo ruim

Mas todo mundo sabe que a verdade não é nem metade disso

Eu menti, assumo, eu menti

Quer saber?!

 

Não importa mais

Eu quero é só viver contigo um pouco mais

Vou sem nem pensar

Pois ser feliz é ser o que se pode dar

Amar, se entregar

 

Eu peço trégua a cada aperto aqui no peito quando eu vejo

Você bem aqui, aqui perto de mim

Eu vejo que sofrer foi parte necessária pra colher toda ventura que

Se mostra aqui pra mim

 

Não importa mais

Eu quero é só viver contigo um pouco mais

Vou sem nem pensar

Pois ser feliz é ser o que se pode dar

Amar, se entregar

Redes Sociais Bravaguarda:

Instagram

YouTube

Spotify 

MARCADO:
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Avatar photo
Prosa & Verso