B.R.A.V.I.N.G: 56% dos colaboradores não se sentem confiáveis em seu trabalho

5 min. leitura

Ao longo da minha experiência enquanto CEO da WorldEd School, percebo que a boa convivência é a força motriz na geração de resultados positivos em uma companhia. Cada colaborador pode fazer a sua parte por meio de atitudes que promovem o engajamento de seus companheiros de trabalho, como confiar em seus colegas e responsabilizar-se pelas suas próprias tarefas.

A confiança não se restringe ao coleguismo. O ambiente físico de trabalho também deve proporcionar essa sensação, aumentando o rendimento do colaborador. Segundo a ResumeLab Brasil, num estudo com mais de 1000 profissionais entrevistados, 56% dos colaboradores deixam seu emprego porque não se sentem confiáveis naquele local, e outros 63% disseram que a falta de confiança no ambiente profissional afetou sua saúde psíquica.

Em algumas pesquisas pessoais sobre o assunto, encontrei o conceito B.R.A.V.I.N.G, desenvolvido pela pesquisadora Brené Brown. Esse acrônimo expressa as ideias de 7 aspectos:

  • Boundaries (Limites): Estabelecer limites claros e respeitar os limites dos outros.
  • Reliability (Confiabilidade): Ser confiável e cumprir compromissos, promovendo a confiança mútua.
  • Accountability (Responsabilidades): Assumir a responsabilidade pelas ações e pedir desculpas quando necessário.
  • Vault (Cofre): Manter informações confidenciais e confiar uns nos outros
  • Integrity (Integridade): Agir de acordo com nossos valores e ser autêntico em suas ações.
  • Non-Judgment (Não julgamento): Assumir o melhor das intenções dos outros.
  • Generosity (Generosidade): Interpretar as ações dos outros positivamente e oferecer o benefício da dúvida.

Esse conjunto de valores é extremamente importante para o funcionamento de uma empresa ao promover a empatia, o respeito e a confiança entre a equipe, e consequentemente, gerar bons resultados para a organização. A satisfação e bem-estar do time é o que resulta em um clima organizacional otimista.

O conceito B.R.A.V.I.N.G também é um manual a ser seguido, capaz de impactar positivamente a saúde mental dos colaboradores. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 15% dos trabalhadores de todo o mundo possuem algum tipo de transtorno mental.  Porém, aplicando as ideias B.R.A.V.I.N.G em seu negócio, os colaboradores podem se sentir respeitados e valorizados, e perceberão a organização com outros olhos.

Ao aplicar a ferramenta no ambiente de trabalho desenvolvem-se relações profissionais mais fortes e positivas, resultando em maior confiança, colaboração e respeito entre os colegas. Essa abordagem encoraja uma comunicação mais aberta, estimulando a troca de ideias e o crescimento conjunto, o que, por sua vez, contribui para resultados significativos e bem-sucedidos na equipe. Mas, a abordagem não exclui que o RH (Recursos Humanos) possa contribuir para o engajamento de outros colaboradores. A prática de feedbacks positivos faz com que toda a equipe se sinta valorizada e saiba seus pontos a melhorar. Segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 88% dos brasileiros sentem que essas avaliações contribuem para o seu desenvolvimento. Dessa forma, por meio dos conceitos do B.R.A.V.I.N.G, os resultados e rendimentos dos colaboradores sempre estão melhorando.

Uma organização bem posicionada no mercado é aquela que engaja suas equipes e as mantêm motivadas. Dessa forma, os setores podem encontrar soluções para problemas externos e internos na companhia. Além disso, utilizando esses conceitos, seu negócio também pode receber ajuda na gestão de pessoas. São eles que reforçam a ideia de manter a cultura empresarial em cima de valores importantes, como o respeito e a generosidade.

Artigo assinado por Flavio Liberal, CEO da WorldEd School

Sobre a WorldEd School

WorldEd School é uma rede de ensino americana futurista com viés internacional, criada em 2017, na Flórida. A rede global está presente em 4 continentes: América, Europa, Ásia e África. E oferece o Duo Diploma – a formação do estudante no currículo do seu país de origem e o currículo americano que pode ser usado em universidades americanas e de todo o planeta. O propósito da WorldEd School é conectar pessoas de todo o mundo para que com a vivência de cada um e com a sua bagagem cultural e de seu país, todos possam aprender e desenvolver competências para o mercado de trabalho e para a vida. Saiba mais, aqui!

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso