O curta-metragem “Atira-te ao Rio”, com Simone Spoladore, Maureen Miranda e Leticia Spiller no elenco, será exibido pela primeira vez no Brasil no Festival Curta Cinema. E o melhor: em uma sessão gratuita, no cinema Estação Net Botafogo hoje, dia 4, às 21h. Com direção de Carla Böhler, o filme surgiu a partir de um encontro entre amigas em Portugal, quando a diretora se “exilou” no país durante a gestação de sua filha para fugir da epidemia provocada pelo zika vírus no Brasil que causa microcefalia em fetos e bebês recém-nascidos.
O título da produção foi inspirado no restaurante de mesmo nome, que fica às margens do rio Tejo onde ela morava. O tom imperativo de “Atira-te ao Rio” provocou Carla a refletir sobre esse momento em que saiu de sua zona de conforto para gestar em segurança, se tornar mãe e atirar-se de verdade, de forma corajosa, nesse “rio” que é o fluxo da vida com seus desafios.
“Baseado nessas ideias criei as personagens, duas mulheres unidas pela condição de serem brasileiras em situação de vulnerabilidade tentando sobreviver, cada uma a seu jeito, com anseios e questões diferentes, mas unidas pela amizade. A questão da maternidade também é trazida por uma das personagens que se depara com esse conflito e precisa fazer uma escolha. Para conduzir esse singelo recorte, escolhemos as palavras de poetizes e escritores brasileiros e portugueses”, afirma Carla.
Quem não puder assistir ao filme presencialmente no Rio de Janeiro, vai conseguir conferir a estreia online. Após a sessão, o Festival Curta Cinema vai disponibilizar o filme gratuitamente na plataforma Festhome TV por 24 horas. “Atira-te ao Rio” já foi exibido no Festival New Renaissance em Londres via straming e sem a presença de público. Todos os detalhes da programação estão disponíveis em https://curtacinema.com.br/home/
A 31ª edição do Festival Curta Cinema está sendo realizado com o Apoio da RioFilme, Embaixada da França, Goethe Institut, Instituto Cervantes e Bureau de Québec em São Paulo.
Sobre a 31ª edição do Festival Curta Cinema
De 3 a 10 de novembro, o Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, o Curta Cinema, está de volta e, em sua 31ª edição, retorna para as salas do cinema no Estação Net Botafogo com entrada franca e também continua com exibições online gratuitas através da plataforma Festhome TV, como nas duas últimas edições. O formato híbrido permite um alcance nacional – e até internacional – do festival, levando cultura de uma forma democrática para um público muito maior.
Uma seleção de 130 curtas, sendo 50 inéditos no Brasil, fazem parte da programação: 29 na Competição Nacional, 34 na Competição Internacional, 18 no Panorama Carioca, 13 no Panorama Latino-Americano, 16 na Primeiros Quadros Nacional, 6 na Primeiros Quadros Hispânicos, 5 na Realizadoras Francesas de Curta-metragem e 6 na Short Export. Os filmes vencedores das competições Nacional e Internacional ganham qualificação para pleitearem uma indicação ao Oscar, principal premiação do cinema mundial.
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DE FOTOS
CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DE TRAILERS DE FILMES
CLIQUE AQUI PARA VER A SELEÇÃO COMPLETA DE FILMES
Sobre o Festival Curta Cinema
O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas. O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.
Serviço:
Atira-te ao Rio
Data: 4 de novembro, às 21h
Local: Estação Net Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, Rio de Janeiro
O filme estará disponível por 24 horas online, na plataforma Festhome TV