ComportamentoMercado de TrabalhoNegócios

Aniversariantes na empresa: veja como isso ajuda na valorização do colaborador

Comemorar os aniversariantes na empresa pode ser uma estratégia interessante para a gestão de pessoas. Isso porque as comemorações são fundamentais para integrar equipes, aumentar a produtividade e potencializar o engajamento.

Nesse sentido, ter um calendário de aniversários é essencial para qualquer RH, seja para comemorar o aniversário de um funcionário ou parabenizá-lo por mais um ano de colaboração e dedicação na empresa, porque é importante as empresas valorizarem os colaboradores.

Afinal, seja em uma empresa de logística transporte de cargas ou em qualquer outro tipo de empresa, são os funcionários e colaboradores que movem e fazem a empresa existir e crescer.

Se você está se perguntando como funciona na prática a importância do processo de realizar o sistema de aniversários dentro das organizações, continue lendo este artigo e descubra como as comemorações podem melhorar os resultados e encantar as pessoas.

Além disso, conheça os benefícios e confira dicas para promover comemorações de aniversário, mesmo para os funcionários que trabalham em uma locação de ônibus executivo ou mesmo em regime home office. Boa leitura!

Importância de comemorar o aniversário dos funcionários

Um aniversário é uma data que as empresas podem utilizar para integrar os seus colaboradores de forma natural e criar um ambiente festivo no escritório.

A adoção de comemorações, independentemente de sua forma, contribui para aumentar o sentimento de valorização pessoal e integração das equipes.

Sem falar que também tem a capacidade de gerar bons resultados para as empresas de diversos segmentos, até para uma empresa que faz transporte de veículos, por exemplo.

O que mostra a importância do capital humano que a empresa possui. Logo, por um lado, comemorar aniversários dos funcionários demonstram o valor que eles têm para a empresa. 

Por outro lado, incorporar esses momentos de comemorações leves permite que eles se comuniquem sem as formalidades usuais.

Tudo isso resulta em mais engajamento, produtividade e harmonia entre os colaboradores, que aumentam sua percepção positiva do ambiente interno. Como são organizadas essas festividades e qual a melhor forma de realizá-las? É isso que vamos ver a seguir!

Como organizar as comemorações de aniversário?

Não precisa de nenhum alto falante para anunciar os aniversariantes nas empresas, no entanto é preciso algumas estratégias 

que aumentam o poder e efetividade desse processo de organização de aniversariantes.

Veja a seguir algumas dicas importantes para sua empresa adotar uma política de aniversários de funcionários. Confira!

1. Desenvolva um plano de comemoração

Em primeiro lugar, é importante planejar com antecedência para permitir festividades durante todo o ano.

O foco principal deve estar relacionado à listagem do aniversário de cada colaborador. Deve-se ter cuidado para que ninguém fique de fora, pois isso pode levar a um sentimento de exclusão ou desconsideração para a empresa.

Tente traçar todos os aniversários de todos os funcionários, independentemente do departamento ou hierarquia em que estejam na estrutura da empresa. O RH deve ter o cuidado de atualizar os dados sempre que um novo funcionário é contratado.

2. Considere o interesse dos funcionários

Enquanto muitas pessoas adoram seus aniversários porque são o centro das atenções, outras não lidam bem com a data e podem até ser contra a comemoração e o contato com outras pessoas.

Por isso, é importante conversar com cada equipe para ver se os funcionários que ali trabalham estão realmente interessados ​​em participar das comemorações que lhes são dedicadas na área da empresa.

Para isso, a equipe de RH pode utilizar um sistema de outsourcing de TI empresas e solicitar o preenchimento de formulários individuais com as opiniões pessoais de cada funcionário.

3. Organize um orçamento que você possa lidar

O departamento de RH não apenas precisa desenvolver planos para aniversários, mas também precisa desenvolver orçamentos para realizar essas comemorações.

Isso evita que as organizações desistam de realizar as comemorações em determinado ano devido à falta de recursos ou mal planejamento.

O orçamento pode ser definido em função de cada aniversário distribuído ao longo do ano ou pode ser genérico e dividido entre o ano e a data do aniversário.

4. Estabeleça o formato de comemoração de aniversário

Esta dica liga diretamente ao item anterior. É importante determinar o formato da comemoração para que não haja muita diferença entre uma festa e outra.

Ou seja, a padronização e o equilíbrio são fundamentais para demonstrar que todos os funcionários são importantes para a organização empresarial.

Algumas empresas optam por realizar celebrações separadas para todos os aniversários ocorridos. Isso geralmente acontece quando a empresa é pequena e tem poucos funcionários.

Outros organizam pequenas comemorações dentro da equipe sem que todos os funcionários da empresa participem das festividades. Uma dica é organizar aniversários em grupos, que podem ser realizados mensalmente, a cada dois meses ou mesmo a cada três meses.

Nesse formato, deve-se ter o cuidado de garantir que esses intervalos sejam respeitados e que todos os aniversariantes do período sejam incluídos como beneficiários da festa.

5. Escolha um local

O local da comemoração é importante e faz parte do programa de aniversário do funcionário. Em um centro de medicina do trabalho, por exemplo, é indicado realizar essas comemorações em salões anexos. 

Esses locais incluem a própria sede da empresa, salas de reuniões e outros espaços internos.

6. Aposte em reformas

Grande parte da atmosfera de comemoração dos aniversários dos funcionários é influenciada pelas decorações associadas à comemoração, mas para isso não são necessários grandes investimentos e despesas.

Uma forma, por exemplo, é colocar balões e outras decorações típicas de aniversário nas mesas dos funcionários. O mesmo vale para festas, onde podem ser adquiridos itens de personalização ou itens que a equipe gosta.

7. Considere o cardápio

Como todos sabem, as festividades são acompanhadas pelo fornecimento de comidas e bebidas para tornar as comemorações ainda mais divertidas.

Para isso, a sua empresa pode investir em cardápios que sejam simples e agradem a todos os paladares. O padrão nunca erra, ou seja, bolo de chocolate, coxinhas, salgadinhos de queijo e refrigerantes.

Investir em comidas simples e deliciosas como churrasco, hambúrgueres e petiscos também é uma ótima opção caso o orçamento e formato escolhido da comemoração possibilite esse tipo de comemoração.

Caso inclua bebidas alcoólicas, é importante deixar sempre as comemorações no final da jornada de trabalho, pois o consumo delas pode interferir na retomada das atividades do dia e até fazer com que os funcionários não aproveitem o que está sendo oferecido a eles.

Os benefícios da comemoração na empresa

Afinal, quais os benefícios reais de comemorar o aniversário de um funcionário? Sem dúvidas, seja para uma empresa de gerenciamento de frota agrícola ou para um escritório administrativo contábil, os benefícios são diversos.

Para quem está de fora, isso pode parecer simples, mas certamente para os colaboradores esse tipo de cuidado na comemoração de um grande dia pode fazer uma grande diferença para os que gostam de aniversário.

Além disso, essa prática tem efeitos diretos e indiretos nas estratégias de gestão de pessoas, como:

  • Engajamento e produtividade;
  • Rotatividade reduzida;
  • Fortalecimento da marca;
  • Melhor integração entre os colaboradores.

Vamos ver com mais detalhes esses benefícios obtidos com o sistema de comemoração nas organizações.

Engajamento e produtividade

Reconhecer as ações é bom. Além de se sentir especial, o profissional percebe que não é apenas uma engrenagem, mas uma figura importante na trajetória da empresa.

Mas as comemorações de aniversário precisam ser integradas à abordagem humana que a administração adota, portanto qualquer reconhecimento exibido deve aproximar a empresa de seus colaboradores. Como resultado, ambos constroem fortes laços e há maior retenção de talentos.

Rotatividade reduzida

O reconhecimento gera satisfação. Essa satisfação aumenta a felicidade e afeta a qualidade de vida dos funcionários. Como resultado, ele se interessa mais pela empresa em que trabalhava.

Além disso, as iniciativas que promovem o desenvolvimento humano têm poder transformador nos ambientes organizacionais. Mesmo com bom tempo, a rotatividade e o absenteísmo diminuíram.

Além disso, a rotatividade diminuiu, pois os funcionários se sentiram valorizados e quiseram permanecer na empresa. Como resultado, o volume de negócios reduz os custos operacionais.

Nesse sentido, manter a qualidade de vida – como as comemorações de aniversário – é um investimento que deve fazer parte da cultura organizacional.

Fortalecimento da marca

Em geral, promover um clima organizacional de qualidade e oferecer oportunidades de crescimento são excelentes estratégias para fortalecer sua marca de qualquer empresa.

Dessa forma, as comemorações de aniversário dos funcionários ajudam a trazer a reputação da empresa ao mercado.

Eventos corporativos voltados à integração e descontração dos profissionais criam um ambiente de trabalho diferenciado. Essas ações tornam o ambiente organizacional atrativo e os próprios funcionários divulgam isso a terceiro, e assim sucessivamente. 

Melhor integração entre os colaboradores

Comemorar o aniversário de um mês da empresa pode ser uma ótima oportunidade para promover a integração dos funcionários, porque o clima da comemoração é mais festivo e descontraído, então a integração é mais natural.

Como resultado, as pessoas ficam mais à vontade interagindo sobre diferentes tópicos fora do trabalho e o relacionamento entre os colegas pode ser melhorado, o que facilita a comunicação da equipe e traz bons resultados para a empresa.

É uma medida até indicada pelo programa de controle médico de saúde ocupacional nacional, afinal trata-se do bem-estar dos colaboradores, e é responsabilidade das organizações proporcionar isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto: Corporativo foto criado por freepik – br.freepik.com

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.