ArteArte Viva em MovimentoCulturaDestaqueFernanda MagnaniNegócios

A mulher brasileira está pelo mundo todo e se destaca em diferentes espaços

Durante a pandemia muitos grupos se formaram para ajudar mulheres em situação de violência doméstica. Existe uma forte rede de apoio para a mulher, desde workshops sobre a legislação do país e formas de se inserir na sociedade, como orientação para emprego, aluguel de imóvel , educação e outros.

Mas hoje vim contar a história da Silvia Fermo que em 2009 por ter os filhos nascidos na Inglaterra, sentiu a necessidade de criar uma escola para que a língua portuguesa não se perdesse na família. Para que eles pudessem, além de ler e escrever em português, ter acesso a sua identidade brasileira.

A língua é uma forma de resistência à Cultura e isso é uma angústia constante de brasileiras que formam família lá fora e temem que seus filhos não possam se comunicar com a família daqui.

Assim, Silvia com outras duas mães criou um pequeno grupo inicialmente, que hoje forma a segunda maior escola do ensino de língua portuguesa na Inglaterra. Atende crianças de 2 anos e meio à 15 anos.

Foto: Divulgação

O Clube dos Brasileirinhos já ganhou prêmios por ser uma instituição que promove a Cultura Brasileira no Reino Unido e incentiva a promoção da língua portuguesa.

Um espaço alegre, onde a comunidade se encontra, compartilha e cria amizades. As crianças têm a oportunidade de se comunicar na língua portuguesa, de aprender através do lúdico e ter acesso a nossa cultura.

Além dos benefícios para as famílias, esse processo gera muito emprego para as professoras brasileiras. Que encontram no Clube um espaço para dar continuidade ao seu legado.

Foto: Divulgação

O português como língua de herança é uma forma de manter a Cultura de um país viva. E dar o direto de uma nova geração acessar seus familiares que aqui ficaram.

Isso é tão importante para o imigrante que essas escolas têm crescido cada vez mais na Inglaterra e na Europa. Uma boa oportunidade de trabalhar no exterior com a língua portuguesa.

Em 2015 a Embaixada Brasileira de Londres financiou um documentário sobre as escolas que ensinam português como língua de herança. Você pode acessá-lo aqui:

Assim, na semana da mulher, fica essa homenagem a Silvia Fermo que além de fortalecer a Cultura brasileira lá fora ainda gera muito emprego para outras mulheres brasileiras.

Que possamos sempre nos inspirar na coragem de ação de mulheres como ela, que fazem história e cuidam da história.

Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante

You may also like

More in:Arte

1 Comment

  1. O Clube dos Brasileirinhos e uma excelente escola de português para brasileirinhos que moram na Inglaterra! Minha filha frequenta a escola e adora! As escolas de língua de herança ajudam muito às famílias brasileiras aqui. A Silvia Fermo e a sua equipe maravilhosa de professoras fazem um excelente trabalho a língua portuguesa e a cultura brasileira para as nossas crianças em Londres e região! Obrigada

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *