Você sabe qual o seu estilo?

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Photo by Tembela Bohle on Pexels.com

Nem sempre encontrar um estilo que reflita a nossa personalidade e mantenha ao mesmo tempo a nossa imagem profissional é uma tarefa fácil. Por isso, muitas mulheres procuram ajuda profissional para resolver esse dilema e conseguir projetar a verdadeira imagem com a qual gostariam.

“Para compreender a imagem que você gostaria de comunicar, primeiro é necessário compreender quem somos, como nos enxergamos e nos sentimos ao nos olharmos no espelho e deixar o nosso estado interno refletir a nossa imagem”, é o que explica a consultora de imagem e estilo Ana Leticia Rezende, que atende mulheres que ocupam muitas vezes cargos de liderança.

Como parte de seu trabalho, Ana Letícia constrói uma estratégia da imagem para a cliente, fazendo com que esta passe por um processo completo de autoconhecimento, que vai muito além das roupas.

Dessa forma, a consultora dá cinco dicas do que ela chama de “passos para se vestir de si”:

1 – Busque referências – Para a consultora, estilo é a forma de dizer quem você é sem precisar dizer nada. Uma dica é refletir porque certas pessoas são suas referências de estilo? Por que elas te inspiram? Quais características te chamam mais atenção? Como você gostaria de ser notada?

2 –Se conheça – Esse segundo passo é essencial principalmente em um mundo cheio de rótulos. Apesar de não ser uma tarefa fácil, é preciso passar por um processo de autoconhecimento profundo. Pergunte a si mesma: Como você se sente ao se olhar no espelho? Será que você se veste de forma que expresse toda essa potência que tem aí dentro de você?

3 – Qual mensagem quer transmitir? – Esse tópico é essencial para a imagem profissional. Para montar um look é preciso pensar em algumas variáveis como: sua rotina de vida, qual a ocasião e o ambiente em que será usada aquela roupa, qual nível de formalidade da ocasião, qual é a sua agenda do dia, como é a cidade em que vive, como é seu ambiente de trabalho?

“Linhas curvas, cores suaves e claras, tecidos fluidos que tenham caimento leve como renda ou o algodão por exemplo são elementos que comunicam acessibilidade. Por outro lado, linhas retas, cores escuras e sóbrias, peças em alfaiataria transmitem autoridade. Tecidos nobres como seda, linho, cashmere, tom sobre tom e acessórios como joias ou com um design diferenciado transmitem sofisticação”, exemplifica.

4 – Harmonia das cores e suas mensagens – As cores das roupas também representam uma ótima ferramenta para transmitir mensagens e construir um look com bossa e harmonia. Cores monocromáticas, por exemplo (que são a combinação de cores da mesma família) podem variar a tonalidade e intensidade, transmitindo um visual elegante e sofisticado. Mas dependendo do seu estilo e personalidade, você poderá também fazer uma combinação complementar o que é ideal para pessoas que gostam de um visual fora do lugar comum e com mais criatividade.

5 – Como compor um look? – Finalizando, o look harmônico é aquele que é agradável de se olhar. Para se ter harmonia é preciso ter um ponto comum nos elementos pois os olhos buscam conexão.

“Essa harmonia pode se dar pela combinação de cores, formas, linhas, texturas e padronagens. O importante é a cliente me passar qual o seu objetivo para fazermos uma consultoria personalizada”, conclui.

Sobre Ana Letícia Rezende:

Consultora de imagem e estilo pela DressCode, com formação em Direito pela UCAM, MBA em Marketing pela PUC, formação executiva em Gestão Estratégica em Negócios de Moda pela FGV e com cursos de especialização em Estilo com Aysha Correa, Styling com Luciana Ulrich e Cris Pinheiro Guimarães, Personal Shopper com Márcia Crivorot, DressCode com Rachel Jordan, Mala Inteligente e Varejo e Estilo com Alanka Nasser. E também o curso de cores com Luciana Ulrich.

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