Secretaria de Ambiente e Clima demole construções irregulares em encosta íngreme na comunidade Tavares Bastos

3 min. leitura

A Secretaria Municipal de Ambiente e Clima, com apoio da Subprefeitura da Zona Sul, promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), mais uma demolição de construções irregulares em área de proteção ambiental, desta vez, na comunidade Tavares Bastos, em Laranjeiras.

Os responsáveis vinham sendo notificados para paralisar as obras desde 2021, mas ignoraram os embargos emitidos pela Prefeitura e, além disso, avançaram com as intervenções. A construção já ultrapassava 3 pavimentos, com possibilidade de ampliação ainda maior.

Segundo o coordenador de Defesa Ambiental da SMAC, José Maurício Padrone, a obra estava sendo realizada em uma encosta íngreme e sem acompanhamento técnico, colocando em risco a vida de moradores de uma vila de casas que fica embaixo da área da construção. 

O secretário de Ambiente e Clima e vice-prefeiro da cidade, Nilton Caldeira, acompanhou de perto os trabalhos de demolição e reforçou que esse tipo de investimento não terá um desfecho positivo.

“A secretaria está atenta e tem monitorado as obras irregulares em áreas de proteção ambiental. Nossas equipes vão continuar atuando para combater essas construções, que oferecem sérios riscos à população e danos ao meio ambiente. A Prefeitura alerta, mais uma vez, que não invistam tempo e dinheiro nesse tipo de obra ilegal.”

Os responsáveis cometeram diversos crimes ambientais, como supressão de vegetação, corte irregular de talude e parcelamento ilegal do solo.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, que também esteve no local, chamou atenção para as notificações ignoradas pelos responsáveis pela obra.

“Inúmeras notificações foram feitas e ignoradas. Não vamos permitir o crescimento desordenado e seguiremos cuidando da população, evitando tragédias”, concluiu.

A ação também contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Polícia Militar Ambiental.

Secretaria muda de nome e fortalece área de mudanças climáticas

Além das atividades já conhecidas, a Secretaria de Meio Ambiente do Rio vai passar a ter atribuições mais específicas voltadas para o clima e, por isso, mudou de nome. Antes batizada de Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC), a pasta agora se chama Secretaria Municipal de Ambiente e Clima (SMAC).

A mudança foi aprovada pelo prefeito Eduardo Paes, a partir da ideia do novo secretário da pasta, o vice-prefeito Nilton Caldeira, que viu a necessidade de ter um setor mais robusto para tratar das mudanças climáticas e seus impactos para o meio ambiente. Técnicos especializados na área estão sendo contratados para reforçar a equipe da secretaria. 

A alteração no nome da pasta foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (10).

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso