O que é marketing de conteúdo?

Você aplica marketing de conteúdo? Se você nunca ouviu falar dessa demissão, está perdendo uma ótima estratégia para sua empresa

6 min. leitura

Existem várias estratégias que você pode usar para atrair, envolver e reter um público. Pois bem, eles são um dos principais objetivos da aplicação do marketing. Isso pode ser feito criando e compartilhando informações ou conteúdos como vídeos, artigos, podcasts, etc.

Se você quer saber mais sobre esse tipo de estratégia, deve saber tudo o que o marketing de conteúdo lhe oferece.

Compreendendo o marketing de conteúdo

Apresentando o marketing de conteúdo… este é o desenvolvimento e distribuição de conteúdo útil, interessante e relevante para clientes atuais e potenciais. Isso pode ser feito através de:

  • Blogues
  • boletins informativos
  • Documentos técnicos
  • Postar nas redes sociais
  • E-mails
  • Vídeos

Ao aplicar corretamente esses tipos de estratégias você pode gerar a ideia de que, como empresa, você valoriza seus clientes.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

Esse tipo de marketing já provou que funciona, além de oferecer um diferencial competitivo entre seus concorrentes, assim além de gerar posicionamento, você conseguirá se destacar e criar conteúdo de valor para seus clientes, gerando uma conexão maior com eles.

Implementá-lo pode trazer grandes benefícios como:

  • Maior visibilidade on-line
  • Geração de mais clientes potenciais
  • Maior fidelidade
  • Aprimoramento de autoridade

Como funciona o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo consiste em três etapas que apresentamos a seguir.

Estágio de consciência

Por se tratar da primeira etapa do processo, você deve focar nas principais preocupações do seu público. Ao escrever sobre seus pontos fracos, desafios, dúvidas e perguntas, você terá uma oportunidade melhor de interagir com eles.

Estágio de consideração

Continuamos com a etapa de consideração, nesta etapa o conteúdo que você oferece deve ser um mix de informações que sejam úteis, mas que contenham marketing. Portanto, você deve educar o leitor sobre os recursos ou funções que ele deve procurar, bem como os diferentes recursos que atendem às suas necessidades.

Lembre-se que esse tipo de conteúdo deve ser orientado ao que sua empresa oferece.

Fase de encerramento

Essa etapa é o momento ideal para focar em vendas, claro, desde que você continue demonstrando porque é a melhor opção, com base na excelência de seus produtos ou serviços.

Como começar com marketing de conteúdo?

Tem interesse em começar a aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa? Siga os passos!

Identifique seu público

Para criar conteúdo para um determinado leitor, você precisa ter uma ideia muito clara de suas prioridades, bem como de seus desafios e preferências. Se você tiver descrições detalhadas de seus diferentes segmentos de clientes, é melhor escolher um sobre o qual escrever.

Se você ainda não identificou seu público, é melhor criar perfis dos membros do seu público e dos clientes em potencial antes de começar.

Determine os formatos corretos

Para determinar o formato correto você precisará conhecer o ciclo de vendas, onde você está e onde está gerando conteúdo. Bem, isso combina. Para determinar os formatos você também deve considerar aqueles que o ajudarão a mostrar o valor da marca do seu produto.

É muito importante ter em mente que nem todos aplicam o mesmo formato, pois para alguns um vídeo será melhor, enquanto para outros será necessário um checklist.

Determine como você distribuirá

Onde você distribuirá seu conteúdo? Seja através do seu site, e-mail ou fisicamente, imprimindo-o para um evento. Acredite ou não, eles também são muito importantes para ter em mente.

Para saber onde você distribuirá seu conteúdo, você deve se fazer uma pergunta valiosa: “onde estará meu público?” Para responder a isso, você precisará selecionar os formatos que fazem sentido para você.

Escolha um cronograma sustentável

Ao determinar quais são seus objetivos e os formatos corretos para cada etapa do ciclo de vendas, é hora de criar um plano em um curto espaço de tempo, geralmente esse tipo de plano leva em média de três a seis meses.

Para criar este plano você deve considerar que ele possui determinados elementos de conteúdo, além de ser realista quanto às premissas e recursos com os quais você lida.

Siga as melhores práticas

Por fim, considere e siga as melhores práticas, é fundamental que o conteúdo seja atrativo, que não contenha palavras que só você ou sua equipe entendam, pois deve ser compreensível para o seu público. Além disso, inclua instruções sobre como fazê-lo, para que possa ser aplicado por mais membros da equipe.

O segredo é criar um conteúdo curto, relevante e totalmente prático!

Saiba mais sobre marketing de conteúdo em nosso blog.

Foto de capa:

https://www.freepik.com/free-photo/media-marketing-internet-digital-global_18421525.htm

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