Para celebrar o aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, que completa 458 anos em 1º de março, o Museu do Amanhã preparou uma edição especial do programa Brincar é Ciência. A agenda, que tem patrocínio da ArcelorMittal e acontecerá das 10h30 às 16h, contará com oficinas educativas para a confecção de pipas e visitas mediadas pela exposição principal com o olhar voltado para a Cidade Maravilhosa. As vagas são limitadas e as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável.
Confira a programação completa abaixo:
Quarta-feira, 1º de março de 2023
Experimentações do brincar
Classificação indicativa: crianças de 7 a 12 anos
Horário: 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h
Local: Terreiro de Curiosidades/Observatório
Sinopse: Uma atividade educativa com a realização de uma oficina de pipa em verso e prosa com o objetivo de levar desejos e felicitações aos céus para a aniversariante do dia: a Cidade Maravilhosa. Na ação, as crianças vão aprender brincando, customizando e vivenciando uma das mais tradicionais expressões cariocas: a arte de soltar pipa.
É necessário realizar inscrição prévia por meio do link.
Trilhar os Amanhãs – Tema: Aniversário da Cidade
Classificação indicativa: Livre
Horário: das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30
Local: Ponto de encontro na Bilheteria do Museu do Amanhã
Sinopse: Uma visita educativa mediada pelos educadores do Museu do Amanhã na exposição principal a fim de investigar, sob o olhar para a cidade do Rio de Janeiro, cada uma das suas cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Os participantes serão convidados a investigar as múltiplas memórias e histórias da cidade, por vezes apagadas, para, ao final, poderem imaginar futuros possíveis para ela.
É necessário realizar inscrição prévia por meio do link.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, Americanas, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC, Valgroup e Colgate. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.
Sobre o IDG
O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em conceber, implantar e gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, e Museu das Favelas, em São Paulo. Atua ainda na implantação e futura gestão do Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também foi responsável pela concepção e implementação do projeto museológico do Memorial do Holocausto, inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no link.
Foto: Brincar é Ciência no Museu do Amanhã (Créditos: Albert Andrade)