AgendaCulturaExposição

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a instalação Im.Fusion

Dedicado a um intercâmbio cultural e a ações sinérgicas com outros espaços fomentadores do segmento em Belo Horizonte, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza uma ação relevante em parceria com o Museu do Amanhã (RJ): a abertura da instalação “Im.Fusion” no dia 12 de dezembro, data em que se celebra o aniversário do Prédio Rosa e os 123 anos da cidade de Belo Horizonte. A instalação é um projeto artístico arrojado que faz parte de um circuito nacional, desenvolvida pela DeepLab Project e produzida pela Dellarte em parceria com o Museu do Amanhã (RJ), em que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a obra interativa até o dia 17 de janeiro de 2021, antes de ela seguir para exposição no Museu da Imagem e Som – MIS/SP.

A instalação consiste em uma experiência imersiva e interativa, que explora artisticamente a capacidade humana de interferir nos mais diversos sistemas, sejam eles físicos ou espirituais. O desenvolvimento de novas tecnologias e as conquistas científicas têm impactado a forma como o ser humano se relaciona com a natureza em escalas de proporções paradoxais. Ao mesmo tempo que manipulamos formas diminutas – como vírus e bactérias – exploramos imensidões como a Lua ou Marte. A  Im.Fusion é uma instalação tecnológica que propicia uma experiência lúdica, capaz de despertar reflexões sobre a forma como interagirmos com o micro e o macro, em diferentes contextos e ambientes.

Para isso, os visitantes adentraram uma sala escura com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade, câmeras e sensores que captam a movimentação da pessoa que passa a interferir randomicamente nas exibições. Assim, os visitantes interagem com o conteúdo projetado, ressignificando-o e transformando-o em algo novo, como em uma metáfora da interação do Homem com a natureza que perpassa pela dinâmica junto ao misticismo, arte e tecnologia, em um processo livre e particular para cada um.

Todas as ações são gratuitas e têm como proposta dar sequência as atividades promovidas pelo Educativo do Museu, que estabelecem uma sinergia contínua entre os campos das artes, ciência e tecnologia, por meio de atividades que reflitam temas atuais e reverberem iniciativas que evidenciem a valorização da diversidade de expressões culturais e educativas.  atividades listadas acima são gratuitas. A programação completa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está disponível no Instagram do MM Gerdau (@mmgerdau).

::SOBRE A DELLARTE::

Produtora de soluções culturais, a Dellarte atua em parceria com os setores público e privado, há quase 40 anos, realizando a curadoria, coordenação e consultoria de grandes eventos de arte, festivais de música, projetos educacionais e digitais. Reconhecida como uma das maiores produtoras da América Latina, vem realizando, nos últimos meses, novos projetos de tecnologia, streaming e redes digitais com a criação do Digital Dellarte.

::SOBRE A DEEPLAB::

DEEPLAB PROJECT é um estúdio colaborativo que combina inovação, design e tecnologia, criando experiências digitais em escala de arquitetura. Fundado por Felipe Reif e Marcelo Pontes, tem sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo, desenvolveu experiências para diversos clientes como Museu do Amanhã, Sesc, Oi e H-Stern.

You may also like

More in:Agenda

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.