Mercado de confeitaria em alta gera oportunidades promissoras

4 min. leitura

Formação profissional é essencial para profissionais da área

O mercado de confeitaria no Brasil é uma excelente oportunidade para aqueles que buscam empreender ou apenas por hobby. Segundo o levantamento intitulado ‘Consumo Equilibrado’, publicado no site Minuto Ligado, o setor de doces, que inclui bombonieres, confeitarias e fábricas, fatura cerca de 12 bilhões de reais anualmente. Este dado reflete a crescente demanda do setor e a necessidade de profissionais qualificados que possam atender a esse mercado em expansão.

Em resposta a essa crescente demanda, o Instituto Gourmet, reconhecido por sua excelência no ensino profissionalizante, reestruturou seu curso de confeitaria profissional para formar especialistas ainda mais qualificados e prontos para o mercado. Com um olhar atento às necessidades, o curso foi aprimorado para garantir que os alunos recebam uma formação robusta e atualizada, preparando-os para os desafios e oportunidades.
Segundo Gláucio Athayde, CEO da rede, o processo de atualização do curso envolveu uma série de modificações estratégicas, todas focadas em fortalecer a base técnica e expandir o conhecimento prático dos alunos. “O curso agora se baseia em técnicas fundamentais da confeitaria, garantindo que todas as receitas, por mais variadas e comerciais que sejam, estejam solidamente fundamentadas”, relatou.

A linguagem do curso foi padronizada e os conteúdos mais valorizados pelo mercado foram ampliados. O modulo de chocolateria recebeu um conteúdo teórico mais aprofundado. O segmento de doces finos teve seu conteúdo ampliado para incluir técnicas mais sofisticadas. A Confeitaria Inclusiva ganhou maior enfoque em práticas diferenciadas e versáteis, enquanto a Francesa teve seu conteúdo expandido para cobrir preparações clássicas e a brasileira agora conta com aulas dedicadas às diferentes regiões do país, destacando suas particularidades culturais.

Além disso, foram adicionadas novas aulas para complementar a formação dos alunos. As aulas de Mousses e Suflês focam em receitas clássicas e vendáveis. A Confisserie inclui a produção de geleias, doces e compotas. As aulas de tendências de mercado e conhecimento de mercadorias ensina os impactos dos ingredientes na qualidade dos produtos e conecta os alunos às atualizações do setor, enquanto a de planejamento e organização de eventos é essencial para quem deseja atuar em eventos de confeitaria. As aulas de Desenvolvimento de produto, empratamento e fotografia são voltadas para a criatividade e expertise na apresentação dos produtos, e a desconstrução e confeitaria contemporânea se dedica ao desenvolvimento de técnicas modernas de sobremesas.
Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o Instituto Gourmet, no próximo dia 6 de julho, as unidades IG Copa e IG Barra promoverão um workshop gratuito na Associação de Moradores da Rocinha. Os participantes poderão aprender a fazer receitas de Furry Cake, Cookies e bolo no pote. A aula será ministrada por Gilson Ferreira, vencedor do programa “Que Seja Doce” do canal GNT. Para informações entre em contato nos telefones: (21) 99669-2506 ou (21) 98017-2598.

Para conhecer o curso de Confeitaria Profissional do Instituto Gourmet, acesse: https://institutogourmet.com/cursos/confeitaria-profissional/

Sobre Instituto Gourmet
Completando nove anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso