Nessa segunda-feira (04), o apresentador, ator e empresário, Luciano Szafir, contou à Gardênia Cavalcanti durante o programa Vem com a Gente, detalhes do período em que ficou doente e como foi o processo pós- Covid. Luciano que ainda se recupera das sequelas deixadas pela doença, chegou sorridente e mesmo após dois anos ainda sentindo dores, o ator está disposto e tocando vários projetos.
O ator testou positivo para Covid-19 três vezes, desde o início de pandemia. Da última vez, Szafir chegou a ficar pouco mais de um mês internado, com muitas complicações associadas à infecção pelo vírus. Entre elas, a bolsa de colostomia que virou um símbolo de resistência e força, não só para ele, mas para outras pessoas também.
Uma manifestação icónica foi a apresentação do ex-modelo na passarela do SPFW (São Paulo Fashion Week), em 2021. Luciano passou a usar a bolsa, após ter uma alça do intestino perfurada durante o tratamento de uma embolia pulmonar provocada por uma reinfecção de Covid-19. Durante o programa na Band Rio, ele disse que muitas pessoas o procuraram para compartilhar experiências de baixa autoestima, porém mudaram de opinião e hoje conseguem frequentar praias e ter uma vida normal depois da exposição do ator.
Entubado várias vezes, a família Szafir foi chamada três vezes para se despedir do ator; em uma delas, a equipe médica disse que ele tinha menos de 10% de chances de sobreviver.
Atualmente Luciano está se dedicando ao projeto do instituto “Formando Leitores”, juntamente com a Professora e Dra. Marta Chaves e o presidente do Grupo LJS Educar, Sandro Lopes. O lançamento oficial acontece durante a Bienal do Livro, entre os dias 01 e 10 de setembro na cidade do Rio de Janeiro e, na ocasião, Szafir será empossado Conselheiro Presidente.
O ator e apresentador destaca que tem a leitura como propósito da própria profissão. Ler, compreender, debater e interpretar são práticas do dia a dia do ator, que usa seus conhecimentos adquiridos para alcançar seus objetivos. Luciano também vem atuando desde 2018 no fomento de projetos de leitura pelo país. Ainda falando sobre metas, ele está estruturando um reality sobre empreendimento com a principal missão de valorizar a profissão de corretores, além de dar a oportunidade de outras pessoas realizarem um sonho.
No mesmo programa Gardênia Cavalcanti recebeu o cantor e compositor Délcio Luiz; em comemoração aos trinta e cinco anos de carreira vai gravar o audiovisual na quadra da Portela, no próximo dia 14, em Madureira – Rio de Janeiro.