In Cena vence o 18º Campeonato Carioca de Improviso

3 min. leitura

Neste fim de semana, o grupo de improviso da In Cena Casa de Artes e Produções saiu como vencedor do 18º Campeonato Carioca de Improviso, realizado desde 2005 pela Cia de Teatro Contemporâneo. Depois de conquistar o 3º lugar no o 1º Impro Grand Prix, que aconteceu em julho, mais uma vez, sob o comando de Fabio Nunes, o time In Cena, formado por ele, Pedro Campêlo, Fabrício De Martino, Jéssica Calixto, Arthur Khalil, ficou em 1º lugar na competição, que aconteceu entre outubro e novembro na sede da Cia. em Botafogo.  

in cena

Em 2023, o evento contou com a participação de mais de 15 grupos que semanalmente disputaram as melhores cenas, criadas na hora, com títulos e informações sorteadas da plateia. Ao fim, os times com a maior pontuação passaram para a final. “Estamos muito felizes com mais essa conquista. Competimos com diversos grupos e jogadores experientes e conseguimos sair campeões. E dessa vez foi ainda mais especial, pois foi a primeira vez que jogamos junto com o Fabio, que agora está em definitivo, como técnico e jogador do time. Ele estava na primeira edição do concurso, em 2005 e, agora, levamos com ele o título para a In Cena”, diz Pedro Campêlo. O segundo lugar ficou com o grupo “Dream Team” e o terceiro com “Dupla de 5”.

Revelando-se uma tendência mundial dentro da cena teatral, o Improviso é uma linguagem cada vez mais organizada em ligas e federações profissionais e amadoras de improvisação. O primeiro ano teve apenas quatro equipes inscritas, sendo a grande vencedora a equipe formada por Fabio, Tata Werneck e Charles Paravent. Em 2009, o campeonato foi ampliado para o Sul-Americano de Improvisação com equipes da Argentina, Peru, Áustria, Colômbia, Chile, entre outros. Ao longo de seus 18 anos, inúmeras estrelas internacionais passaram pelo evento, como, Liga Professionale de Improvisación de Buenos Aires-AR, Los Pelafustanes de Cordoba-AR, Liga Mendocina de Improvisación de Mendoza-AR, Ketó de Lima-Peru, Los Pleimovil de Santiago-Chile, Si Solucion Impro-Colômbia, além de jogadores do Uruguai, México e Equador.

in cena

Para Fabio Nunes, que ministra o curso regular de improviso na In Cena, a prática traz diversos benefícios para a vida cotidiano e profissional. Segundo ele, as técnicas utilizadas para contar histórias inéditas podem ser aplicadas de diferentes formas para desenvolver habilidades e capacidades individuais, ajudando, por exemplo, a se expressar e se vender melhor; trazer rapidez na resolução de problemas, além de fornecer ferramentas para lidar com os riscos e imprevistos; entre outros. “Na maioria das vezes, a gente tende a pensar muito fora da caixa e não olha para o que é mais óbvio. Esquece de olhar para o que está mais perto de você e te facilita conquistar seus objetivos”, explica Fabio.

MARCADO: , ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Avatar photo
Prosa & Verso