CulturaNegócios

Escola montessoriana: criança como protagonista no aprendizado

O ambiente é cuidadosamente preparado para permitir que o aprendizado aconteça. O educador capacitado e espaços que permitem o movimento, com materiais ao alcance de todos e organizados de forma harmônica são chaves para o sucesso do método.

Grupos de crianças com idades diferentes e liberdade de escolha do material a trabalhar também são características importantes do método.

Tudo isso permite às crianças vivenciar suas primeiras experiências sociais e de convívio em grupo. É assim que segue a linha das escolas montessorianas. 

De acordo com Cristie de Maio Prieto, proprietária da Escola Happy House, em São Bernardo do Campo SP, “O senso de responsabilidade é adquirido ao ajudar a cuidar da sala. As crianças regam as plantas, ajudam na manutenção da limpeza e da ordem e também são estimulados a colaborar uns com os outros. Ao visitar uma escola Montessoriana você encontrará um ambiente cheio de vida e ao mesmo tempo silencioso e harmônico. É dessa maneira que trabalhamos”, afirma. 

A aquisição dos conhecimentos acontece de forma contextualizada, os materiais são oferecidos de forma que a criança seja capaz de se apropriar dos conceitos de forma concreta inicialmente e de forma a fazer abstrações de acordo com o seu ritmo de desenvolimento.

You may also like

More in:Cultura

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.