Jovens integrantes da Orquestra Maré do Amanhã conhecerão o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27), às 14h, no lançamento do projeto Todos no Jardim. Ao todo, 20 crianças, de 5 a 8 anos, irão participar da visita guiada premium em carrinhos elétricos, além de atividades educativas e uma oficina de jardinagem, conduzidas por educadores do Serviço de Educação Ambiental e o Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ. As 20 crianças fazem parte do programa de musicalização infantil e foram selecionadas para integrar um núcleo de canto coral na sede da Orquestra.

O Todos no Jardim é um projeto social, que oferece, gratuitamente, uma imersão em cultura, história e educação ambiental por meio de uma visita guiada completa, mesmo trajeto do chamado serviço de visita guiada premium. O circuito enriquece a experiência de visitação, levando os participantes a desfrutar das aleias arborizadas, monumentos históricos e culturais e de toda a riqueza do arboreto com muito conhecimento e descobertas, por intermédio da história do mais antigo Jardim Botânico da América Latina em atividade.
– O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um instituto de pesquisas federal que deve e precisa ser de todos e para todos. Conhecimento precisa ser compartilhado e vivenciado para promover pertencimento e conscientização, uma das principais missões do JBRJ. Por isso, criamos o Todos no Jardim. Somos referência nacional para o estudo e a conservação da flora brasileira, e a visita aproxima o público da história e do trabalho realizado na instituição – afirma a presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro.
Criado em agosto de 2010, o Projeto Orquestra Maré do Amanhã ensina música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo da Maré. A Orquestra já se apresentou nos mais prestigiados palcos do Rio de Janeiro, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, entre outros. Desde sua criação, o projeto já alcançou mais de 3.500 estudantes da Maré. Fotos: Divulgação/Orquestra Maré do Amanhã