O Sítio Roberto Burle Marx, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um lugar único, onde a cultura e a natureza se entrelaçam. Em dezembro de 2021, foi um dos locais escolhidos para abrigar a programação presencial do FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura e recebeu um concerto com o violonista Luis Leite, com intervenções da arquiteta Claudia Storino. Uma versão inédita da apresentação foi gravada em formato tradicional e em 360º e, no dia 10 de fevereiro, ganhará estreia on-line no canal do FIMA no Youtube.
Músicas que dialogam com a arquitetura e o jardim tropical do Sítio Burle Marx estão no repertório, que contempla obras que vão do século XVIII ao século XX. Johann Sebastian Bach, Villa-Lobos, Schubert, Walter Burle Marx e Aníbal Augusto Sardinha “Garoto” estão no programa.
Exibição de concertos, podcast e websérie fazem parte do FIMA DIGITAL, versão online do Festival Interativo de Música e Arquitetura
Em dezembro do ano passado, em sua primeira etapa, o Festival Interativo de Música e Arquitetura levou espetáculos a cinco construções icônicas do Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, Sítio Burle Marx, Parque Lage, Outeiro da Glória e Antiga Sé. Registros exclusivos foram realizados, paralelamente às apresentações presenciais, e esse conteúdo vem sendo disponibilizado on-line, com o objetivo de oferecer ao público de outras localidades a oportunidade de vivenciar a experiência proposta pelo festival que une música e arquitetura em performances de grandes nomes da música de concerto acompanhadas de intervenções de historiadores da arte e arquitetos. Toda programação é gratuita e poderá ser acessada nas plataformas digitais. O FIMA é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Antecipando as exibições de cada concerto, o FIMA DIGITAL também disponibiliza ao público o podcast “Diálogos FIMA”, um espaço para amantes da música, da arquitetura e da história conhecerem mais sobre os patrimônios materiais e imateriais que formam sua própria identidade cultural. Pablo Castellar, diretor artístico do FIMA, apresenta, quinzenalmente, os episódios sobre os espaços visitados pelo festival, com participações de músicos, palestrantes e convidados especiais. O episódio dedicado ao concerto no Sítio Roberto Burle Marx já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.
As realizações virtuais do FIMA contemplam, também, a websérie “Obras em nota”, antecipando o que será apresentado no conteúdo integral das apresentações, levando aos espectadores um entendimento mais claro sobre as escolhas das obras apresentadas em cada local. O episódio que desvenda o concerto de Luis Leite no Sítio Burle Marx será exibido no dia 3 de fevereiro, nas redes sociais do FIMA.
Saiba mais em: fima.art.br
Siga o FIMA nas redes sociais:
Instagram: @festival.fima
SERVIÇO:
I FIMA | Festival Interativo de Música e Arquitetura
FIMA DIGITAL
Podcast “Diálogos FIMA” – Sítio Roberto Burle Marx:
Já disponível, no canal do FIMA no Spotify
Websérie “Obras em Nota” – Sítio Roberto Burle Marx:
3 de fevereiro – Episódio disponível a partir das 19h, nas redes sociais do FIMA (Instagram, Facebook e Youtube)
Exibição de Concerto – Sítio Roberto Burle Marx:
10 de fevereiro – Disponível a partir das 19h, no canal do FIMA no Youtube