Como gerenciar o mailing da sua empresa?

11 min. leitura
Como gerenciar o mailing da sua empresa?

Ter uma boa base de mailing é essencial para qualquer empresa que deseja sucesso em suas vendas e em todo o processo que requer um contato mais íntimo e formal para com os seus clientes. 

A base de mailing pode ser uma grande bagunça quando o responsável não sabe ou não consegue organizar os seus contatos da maneira certa, o que acontece com mais frequência do que podemos imaginar em todo o mercado. 

Hoje, o e-mail é uma das principais ferramentas de contato dentro do mundo corporativo, seja para auxiliar no processo de vendas ou até mesmo para ajudar equipes e funcionários a melhorarem a comunicação interna da empresa. 

Por mais que muitas pessoas acreditem que a era dos e-mails chegou ao fim com o surgimento das redes sociais, não há como negar que a ferramenta em questão ainda é uma das melhores no mundo corporativo, e só quem faz parte dele vai entender isso. 

Ele é versátil, podendo ser usado tanto para divulgar um içamento de cargas quanto para marcar uma reunião com seu chefe, mas ainda há pessoas que veem o e-mail como uma ferramenta muito formal e tradicional. 

Acontece que com o passar do tempo as coisas evoluíram e o e-mail acompanhou tais mudanças, mas aqui, é válido ressaltar que ele não operou nenhum milagre se o dono de uma conta não saber organizar o seu mailing. 

Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre como funciona o mailing, o que ele é, a importância do seu bom gerenciamento e é claro, como você pode colocar isso em prática para ajudar o seu negócio. 

Entenda o que é mailing

Para começo de conversa, precisamos entender o que é mailing, e ao contrário do bicho de sete cabeças que muitos pensam, se trata de uma base de contatos, ou seja, é uma lista com todos os contatos por e-mail que uma pessoa ou funcionário possui. 

Como mencionamos anteriormente, o e-mail é usado para diversas funções, seja para informar um potencial cliente sobre o PCMSO preço ou para oferecer uma oferta irresistível. 

Seja qual for o objetivo da construção de um e-mail, ele precisa de um destinatário, ou seja, ele precisa ser entregue a outra pessoa e é justamente essa pessoa que irá recebê-lo que faz parte da sua base de mailing. 

Quando falamos disso em um âmbito pessoal, talvez a magnitude do assunto não seja tão grande, pois a maioria das pessoas usa o e-mail pessoal apenas para criar contas em lojas e sites, dificilmente usam para se comunicar quando se conta com as redes sociais. 

Agora, quando trazemos isso para a esfera corporativa, o mailing se torna uma das partes mais importantes do dia a dia de um profissional, que precisa cuidar de contatos que vão desde os seus clientes até mesmo os seus colegas e superiores. 

Hoje, toda e qualquer empresa conta com uma base de mailing, seja uma que forneça serviços de recuperação de parabrisa ou que vende produtos de beleza, e manter o gerenciamento dessa base é fundamental para o negócio. 

A importância de um mailing bem gerenciado 

Já que começamos a falar sobre a importância do gerenciamento, vamos dar continuidade a esse ponto essencial para o sucesso da rotina de um profissional e até mesmo da marca, pois quando se conta com um mailing bem gerenciado, tudo fica mais fácil. 

Um mailing bem gerenciado é aquele em que o dono da sua conta de e-mail mantém controle de todos os seus contatos e sabe como se comunicar de forma personalizada e simples com eles, mesmo através de uma ferramenta muito tradicional. 

Uma pessoa que não gerencia bem o seu mailing, acaba perdendo não só os seus contatos importantes, mas a sua autonomia e produtividade do dia a dia, pois verá tudo virar de ponta cabeça à sua frente. 

Por isso, quando falamos dos cuidados com o gerenciamento de um mailing, não é apenas para garantir as vendas das suas juntas de borracha, mas também para ajudar no dia a dia do seu trabalho e em tudo o que você precisar fazer. 

Pessoas que entendem a importância de tal ação e trabalham para cuidar e organizar bem a sua base de contatos por e-mail, tendem a conquistar benefícios que perduram por mais tempo do que ela possa imaginar.

Além disso, é válido ressaltarmos como o e-mail é uma ferramenta eficiente quando falamos de contato e relacionamento, pois ele entrega vantagens e diferenciais de todas as outras ferramentas do mercado, como: 

  • Comunicação rápida;
  • Acessível geograficamente;
  • Útil para o e-mail marketing;
  • Aumenta a produtividade;
  • Permite a personalização;
  • É mais econômico;
  • Mensagens automatizadas;
  • Entre outros. 

Com isso, é possível entender que gerenciar bem o seu mailing é muito mais do que apenas uma obrigação, mas uma forma de te ajudar e fazer com que a sua rotina seja cada vez melhor. 

Dicas para gerenciar o mailing da sua empresa 

Partindo para a prática, chegou o momento de aprender a como gerenciar o mailing da sua empresa, seja ela de tubo formador ou de serviços de limpeza. Por isso, selecionamos algumas dicas simples, mas muito eficazes para esse processo, confira: 

Personalize o tom da marca 

A primeira é saber personalizar o tom da sua marca, ou seja, é saber como ela se comunica no mercado e qual tom de voz usa para se comunicar com seus clientes, pois isso precisa ser reforçado em um e-mail. 

Existem marcas que apostam em um tom mais formal, outras que preferem algo mais divertido, esse é o momento de conhecer a sua marca e traçar a forma como os funcionários irão se dirigir aos clientes de forma personalizada. 

Produza e-mails concisos 

Além disso, produzir e-mails concisos e objetivos é crucial tanto na área corporativa quanto na vida, afinal de contas, ninguém deseja ler um texto que parece nunca acabar e nunca chegar a um ponto final com o que realmente deseja falar.

Por isso, se o objetivo do e-mail é vender a sua catraca biométrica, não se enrole na produção, seja direto e conciso, respeitando o potencial cliente, mas também não criando rodeios para falar o que quer.  

Aposte na identidade visual 

Há quem pense que os e-mails devem ser produzidos apenas com base em bons textos, mas foi-se o tempo em que a ferramenta se limitava apenas a isso, hoje é mais do que possível apostar a identidade visual dentro do e-mail.

Sendo assim, é válido criar uma assinatura com o seu nome e seus dados em formato de imagem e usá-la sempre ao final de seus e-mails, pois além de entregar uma imagem mais profissional, também trabalha com um visual que respeite a marca. 

Mantenha sua lista atualizada

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a importância de manter a sua base de mailing sempre atualizada, pois ao contrário do que muitos pensam, isso está longe de ser feito sozinho e muito menos do dia para a noite. 

Pensando nisso, é você quem deve organizar todos os contatos que formam a sua base de clientes que buscam por um andaime fachadeiro ou a base de contatos que precisa ser contatada imediatamente da maneira mais acessível para você. 

Facilite o processo de cancelamento  

Muitas marcas possuem a prática da produção de materiais que são enviados gratuitamente para pessoas que desejam receber isso em seu e-mail, como uma newsletter, informações de ofertas e novidades da marca. 

Entretanto, pode acontecer de algum contato da sua base de mailing não desejar mais receber tais conteúdos, quando isso acontecer, evite insistir para que ele fique, facilite o cancelamento, pois assim, ambos os lados sairão ganhando bem mais. 

Use a tecnologia a seu favor 

Por último, mas longe de ser menos importante, vivemos em uma geração onde tudo se tornou digital, inclusive o processo de gerenciamento da sua base de mailing, que pode ser feito de forma automática através de um sistema próprio para isso. 

Assim como contamos com ótimas placas de sinalização de incêndio que facilitam o dia a dia de pessoas que moram em prédios, por exemplo, existem sistemas que podem te ajudar a gerenciar essa base de contatos de forma bem mais acessível e prática. 

Com simples dicas como essas, você consegue gerenciar sua base de mailing de forma bem mais acessível e prática, usando as inovações do mundo contemporâneo a seu favor para ajudar nesse processo. 

Considerações finais 

A base de mailing é essencial para o mercado de trabalho e para o dia a dia de muitas empresas, saber como gerenciá-la é muito mais do que apenas um novo processo, mas uma maneira de melhorar a sua rotina. 

Dessa forma, será ainda mais fácil contar com contatos de qualidade e mantê-los sob o seu controle para que tudo em seu dia a dia seja mais simples e o seu contato por e-mail bem melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso