Como criar uma estratégia de marketing digital para empresas de turismo

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Como criar uma estratégia de marketing digital para empresas de turismo

O turismo é um mercado capaz de movimentar em diversas maneiras a economia de um país, passando não só pela renda de eventos em si que atraiam o público, mas também por todo um sistema ao redor que envolve os mais variados mercados que podem se beneficiar.

Isso tudo ocorre também por causa de todas as necessidades que o turista possui, como um lugar para se hospedar e se alimentar, assim como opções para se divertir. Só nesse exemplo surgem oportunidades para hotéis, restaurantes, mercados e bares.

É por coisas do tipo que se mostra tão importante para um país buscar investir nesse segmento, já que suas recompensas podem ser as melhores possíveis, com tal performance podendo até mesmo crescer a longo prazo, chamando atenção para outros.

Até mesmo serviços associados podem ter uma melhor performance junto a quem trabalha seu turismo, como uma empresa de limpeza terceirizada, que pode oferecer serviços para hotéis e albergues, cuja demanda aumenta de acordo com o nível de turistas.

Tudo isso aponta então para a importância em se investir nesse tipo de segmento. E assim como qualquer outra área do mercado, é importante estar atento a todas as mudanças que ocorrem nesse setor, de modo a garantir com que a melhor experiência seja oferecida.

Um desses pontos a serem mostrados se trata do uso de novas tecnologias, com uma atenção em particular para as aplicações da internet dentro desse mercado. Isso tudo por causa do interesse do próprio público em relação a esse tópico e sua utilização.

Ou seja, da mesma forma em que se pode pesquisar na internet por conserto de motores elétricos, também é possível procurar pelos mais diversos temas nas plataformas de busca, inclusive tudo aquilo que se mostra necessário para uma viagem turística.

Em relação então ao uso das redes, é possível destacar a possibilidade de achar horários e promoções de voos e hospedagens, mapas de regiões, conteúdos voltados ao setor turístico, ou seja, tudo aquilo que é necessário para que sua viagem seja a melhor possível.

Frente aos claros benefícios dessa aplicação ao setor de turismo, é importante se preparar para utilizar essa e outras ferramentas por parte de quem trabalha na área turística, como é o caso das agências, que podem assim conquistar novos clientes junto deste mundo virtual.

O impacto do marketing digital no turismo

O marketing se trata de um conjunto de estratégias criadas para alcançar os melhores resultados no mercado, com cada prática estando voltada a uma ação diferente no meio comercial, o que inclui o seu tipo de público e segmento que se almeja alcançar.

Dentro dessas possibilidades, quem acabou ganhando uma maior atenção nos últimos anos foi o chamado marketing digital, a adaptação do marketing para o meio virtual, buscando com que um negócio consiga melhor se destacar dentro dessa realidade em questão.

Tal tipo de prática recebe mais atenção por parte do mercado justamente por causa do interesse apontado pelo público em questão. Isso dentro de uma sociedade na qual as pessoas cada vez mais reconhecem o valor da internet em cima de suas compras.

O relatório Datareportal, por exemplo, aponta que o percentual de pessoas no Brasil que pesquisam sobre compras na internet já chega aos impressionantes 91,4% dos usuários, local onde se pode buscar por forno iglu pré moldado e por dicas de viagem.

É justamente por causa de todas essas possibilidades que o mercado turístico deve ter uma atenção especial ao uso das plataformas digitais como uma estratégia de negócio, permitindo às agências de viagem e outros empreendimentos do meio a se destacarem.

Não é à toa que novas ferramentas digitais foram sendo desenvolvidas para ajudar o público nesse sentido, sendo possível encontrar por resultados associados, como melhores datas de viagem e hospedagem diretamente por meio dessas plataformas de busca.

Ao adotar o marketing digital como uma estratégia de negócio junto ao setor de turismo, se torna possível ter acesso a benefícios que podem melhorar a performance de um negócio nesse ramo, o que inclui vantagens como:

  • Maior alcance de público;
  • Fidelização na relação com sua audiência;
  • Aumento no número de conversão de clientes;
  • Crescimento no índice de vendas.

E da mesma forma que a internet pode ser uma boa ferramenta para uma fábrica de potes de plástico melhorar seus resultados no mercado, o mesmo vale para quem lida diretamente com o público final, como é o caso das agências de viagem, por exemplo.

Agora, para que seja possível ter acesso a tudo isso, é importante estar preparado para adaptar-se às aplicações disponíveis nesse meio, pois são todas essas facilidades que acabam por atrair os mais diversos concorrentes, criando um cenário competitivo.

Logo, se você atua dentro desse setor e está em busca de alcançar melhores resultados, seja na posição de uma agência de viagens ou até uma pousada local, tudo a fazer parte do segmento turístico, é válido dar atenção para algumas aplicações neste segmento.

Práticas de marketing digital ao ramo de turismo

Para que seja possível se destacar na internet, surgindo como a melhor opção sempre que um usuário busca por disjuntores para tomadas, é importante que esse fornecedor conte uma série de estratégias desenvolvidas especialmente para o meio virtual.

O mesmo acontece com o segmento de turismo, existindo certas atividades que devem ser levadas em consideração, sendo elas:

Planejamento de marketing

Como qualquer outra empresa, um planejamento de marketing se mostra essencial para facilitar o alcance de certos resultados, com isso também sendo válido para alguém do ramo do turismo em relação ao uso da internet como uma estratégia de negócio.

Nesse ponto inicial é preciso estabelecer o tipo de resultado que se espera alcançar, como um número maior de reservas em um hotel, por exemplo, o tempo para se obter tais resultados e tudo mais o que ajude o seu negócio na área a ter uma boa performance.

Definição de persona

Para se garantir bons resultados na internet, é essencial saber como falar com o seu público, criando um projeto de comunicação voltado diretamente a uma audiência. É preciso conhecer exatamente as características do público, e nesse ponto se destaca uma persona.

Esse conceito está relacionado à criação de uma figura em cima das principais características do seu público, facilitando o desenvolvimento de uma campanha para eles, seja para quem busca por laudo imobiliário ou por um destino de viagem.

Otimização do site

Ao encontrar um usuário que esteja interessado em fazer uma viagem turística, é importante oferecer a ele a melhor experiência, seja em relação a um blog com fotos da região ou então por uma plataforma de vendas de passagem de ônibus ou avião.

Seja qual for a finalidade desse site, é importante que ele seja o mais intuitivo o possível, ou seja, fácil de se navegar. Vale destacar também sua otimização para o formato mobile, considerando que boa parte dos usuários acessam a internet via dispositivos móveis.

Uso das redes sociais

Para se destacar no mercado, é importante estar ao alcance do público onde ele se encontra. Em relação ao meio digital, essa posição acaba estando relacionada às plataformas como as redes sociais, existindo uma grande variação e opções nesse sentido.

O uso adequado das redes permite a uma agência fazer uma melhor divulgação dos seus serviços, além de ofertas como combos de viagem e hospedagem, destacando-se então tal como uma marca a usar um display promocional dentro de um supermercado.

Marketing de conteúdo

Além do direcionamento às vendas, é possível usar o marketing digital como uma melhor aplicação na área se ele for combinado com outras práticas no mercado, tal como é o caso de uma estratégia de conteúdo, alcançando uma relação diferenciada com o público.

Entre os formatos que podem ser trabalhados nesse sentido destacam-se os posts para blogs ou o envio de e-mails, sendo possível tratar de temas como dicas de viagem, curiosidades sobre pontos turísticos e tudo mais a se destacar dentro dessa área.

Mídia paga

Por mais que uma estratégia orgânica de conteúdo e divulgação seja válida, a concorrência na internet exige que outras ações também sejam tomadas, entre elas recorrer ao uso de anúncios, sendo útil para se anunciar um espelho 360 graus ou uma agência turística.

Nesse caso, é importante escolher as melhores opções nesse sentido, como as plataformas de divulgação, como o Google Ads ou Facebook Ads, além de tudo mais o que ajude a divulgar as atividades de quem atua no setor de turismo.

A criação de promoções exclusivas também é algo a se destacar, assim como tudo aquilo que coloque uma agência, um hotel ou quem mais atua no setor de turismo, como um serviço de passeio de barco, a se destacar dentro do segmento virtual como um todo.

A partir disso se torna possível encontrar os melhores resultados dentro do universo digital, com isso refletindo-se hoje na performance do segmento turístico de toda uma região, seja um país, uma cidade ou até mesmo um bairro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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