Com mais de 20 anos de expertise na gestão de talentos e distribuição de budgets para campanhas publicitárias, Marcelo Calone criou em 2015 a tecnologia DBIPro©, com uma metodologia que de lá pra cá, revolucionou o mercado bilionário da publicidade.
O DBIPro© é uma tecnologia exclusiva do Grupo CALONE® que oferece BI (Inteligência de Dados) para a gestão de marca, comunicação, marketing, tecnologia, imprensa, audiovisual, eventos e relações públicas na distribuição de orçamentos assertivos com as melhores projeções de mercado e menor margem de erros nas contratações de personalidades, com garantia de entregáveis validados juridicamente e integração de indicadores para as multimídias.
Fundado desde 2001, o Grupo CALONE® se tornou pioneiro com o know how na gestão de talentos, o empresário Marcelo Calone, já era referência na pré, pro e pós contratação de personalidades para marcas do mundo todo. Em 2015 ele otimizou as negociações, revolucionando o mercado publicitário através da sua tecnologia.
História de vida do Marcelo Calone
A trajetória de Calone como gestor remonta à infância. Ele relembra que, desde os 8 anos, já tinha um feeling para negociações e teve experiências e iniciativas mesmo sem o apoio dos pais que por mais que fossem acadêmicos, não tinham o conhecimento sobre a área de atuação que ali estava se desenvolvendo. O primeiro negócio foi uma participação em um grande show, em sua segunda negociação já estava inserido na televisão, aos 14 anos apresentou seu primeiro projeto e a partir daí não parou mais de negociar e desenvolver talentos. “Eu nasci com a missão de gestionar pessoas e fazer grandes negócios. Meus pais, mesmo graduados, nunca entenderam de onde surgiu essa veia empreendedora
ligada a gestão de pessoas, arte e negócios ”, conta.
Ainda adolescente, treinava amigos para ações na comunidade replicando sucessos do entretenimento. Ainda era 1997 e Calone transformou suas habilidades em negócios, que iniciou no meio artístico, estendendo para o corporativo. Em três anos, tornou- se o principal investidor de talentos.
Quando chegou a hora de escolher um curso para a universidade, Calone brinca que foi a maior batalha da sua vida, pois tinha apenas uma opção das dezenas que seus pais já tinham lhe inscrito. Ali começava a sua jornada no curso de Comunicação Social, agora empreendendo com um lado mais acadêmico.
“A graduação me mostrou o que era ser legal, moral e regular, validando o que eu fazia
desde os 14 anos, dentro dos meus valores familiares. Conheci a ciência do negócio
quando a palavra ainda nem era utilizada”, afirma.
Foi durante as pós-graduações que comprovou suas teorias e montou um laboratório para analisar o comportamento de pessoas que iriam ser inseridas no mercado corporativo, foi aí que ele começou a desenvolver a sua metodologia no Instituto Marcelo Calone. “Criei diversos protocolos para potencializar talentos e inserir no mercado competitivo, mesmo sem os recursos digitais, tinha o programa de inteligência no processo de produção (que mais tarde se transformou no DBIPro©)”, relembra.
Metodologia
Calone na época, não tinha condições de investir num software, então possuía cadernos, e
mais cadernos com anotações valiosas que mais tarde se tornaria a base de seu algoritmo,
e foi em porta e porta das maiores indústrias do entretenimento para adquirir dados para
concluir a sua pesquisa. “Diziam que era incrível, mas ninguém se interessaria pela ciência,
pois não tinham profissionais para operar. Eu precisava investir, e desta vez, entender o
mercado das marcas, porque eles não sabiam negociar publicidades lucrativas: inovar com
gestão e tecnologia”, conta.
Ao criar a metodologia para o desenvolvimento do DBIPro©, Calone passou a oferecer para
o mercado, uma tecnologia capaz de fornecer dados de audiência, autoridade, influência,
presença e reputação digital, aproximando marcas das personalidades integradas à
multimídia. Com a mudança do cenário, e com a nova era digital foi possível encontrar um
mercado maior, com contratações adequadas, equipes qualificadas e veiculação certas para
as campanhas publicitárias, tudo isso, com um custo de investimento justo baseado na
ciência de dados.